Alterações do pH e matéria orgânica provocada pelos Resíduos Sólidos nos solos dos lixões dos municípios de Senador La Rocque-MA e Imperatriz-MA, localizados na Mesorregião do Oeste do Maranhão

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Silva, M.A. (UEMASUL) ; Cruz, N.D. (UEMASUL) ; Patrocinio, E.S. (UEMASUL) ; Macena, G.C. (UEMASUL) ; Oliveira, A.O. (UEMASUL) ; Oliveira, J.D. (UEMASUL)

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo monitorar os parâmetros físico-químicos em solos de lixões dos municípios de Senador La Rocque-MA, Imperatriz-MA, localizados na Mesorregião do Oeste Maranhense. Foi realizado a coleta das amostras em dois pontos amostrais, um no Centro do Lixão (C.L) e outro Fora do Lixão (F.L), sendo estes coletados nas profundidades de 0-20 cm, 20-40 cm e 40-60 cm. Posteriormente foram realizadas as análises de Matéria Orgânica (MO), pH em água (pHH2O) e pH em cloreto de potássio (pHKCl). As maiores alterações nos parâmetros foram observadas na área C.L de ambos os municípios. Os resultados indicam que o comportamento observado pode estar associado a poluição do solo desses lixões.

Palavras chaves

parâmetros; lixão; poluição

Introdução

O crescimento populacional associado às mudanças dos hábitos de consumo da população tem agravado a questão da disposição do lixo nos centros urbanos, cujos principais destinos ainda tem sido os aterros sanitários, os aterros controlados e os chamados lixões (MEDEIROS et. al, 2008). A geração de resíduos é atualmente um dos maiores problemas enfrentados pela civilização moderna, a falta de locais para a sua disposição e técnicas que apresentam valores cada vez mais elevados para seu tratamento são cada vez mais difíceis de serem implementadas (BARREIRA, 2005). Segundo Hadlich e Scheibe (2007), a ocupação e uso do solo por atividades humanas alteram processos biológicos, físicos e químicos dos sistemas naturais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo monitorar o comportamento dos parâmetros físico-químicos nos solos (MO, pHH2O e pHKCl) dos lixões dos municípios de Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado nos municípios de Senador La Rocque-MA e Imperatriz-MA, ambos localizados na Mesorregião do Oeste Maranhense, Microrregião de Imperatriz. As amostras de solo foram coletadas em dois pontos amostrais, sendo uma área no Centro do Lixão (C.L) e outra Fora do Lixão (F.L), nas profundidades de 0-20 cm, 20-40 cm e 40-60 cm, onde foram tirados vários pontos de amostragem para formar uma única amostra homogênea do solo. Após as coletas as amostras foram colocadas em sacos plásticos e transportada sob refrigeração para o laboratório de Química da UEMASUL. No laboratório os solos foram secos ao ar. Decorrido o tempo de secagem as amostras foram trituradas em gral de porcelana, em seguida, fracionadas em peneiras de 0,35 mm. O material fracionado foi acondicionado em frasco de polietileno de cor escura e submetido à refrigeração até o momento das análises. As amostras foram transferidas para cápsulas de porcelana e submetidas a secagem em estufa a 60° ± 1 C, por 24 horas (LACERDA et al., 1990). Para a realização dos parâmetros físico-químicos foram utilizadas vidrarias e equipamentos comuns a um Laboratório de Química Analítica. Posteriormente foram feitas as análises de MO, pHH2O e pHKCl. Na determinação da MO foi utilizado método da EMBRAPA (2011). Para determinar o pHH2O e o pHKCl foi utilizado método proposto por Raij et al.(2001). As análises foram feitas em triplicatas.

Resultado e discussão

Os dados da Tabela 1 são referentes a M.O, C.O, pH em água, pH em KCl e CTC dos solos coletados nas áreas C.L e F.L dos municípios de Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA. Como pode ser observado na Tabela 1 o maior teor de M.O para o município de Imperatriz-MA foi na área C.L na profundidade de 0- 20 cm, mostrando que a mesma está complexando na camada superficial e lixiviando nas profundidades de 20-40 cm e 40-60 cm. Aspecto semelhante foi observado na área F.L. A distribuição da M.O em Senador La Rocque-MA foi semelhante ao observado para Imperatriz-MA. Para o pH, segundo a classificação de Gastalho et al. (2009), valores de pH ente 3,5 e 5,0 os solos são muito ácidos, e entre 6,0 e 6,5 o solo tem caráter ácido. Para a área F.L de Imperatriz-MA, somente a camada de 0-20 cm é muito ácida, as demais são consideradas como ácido. Os valores de pH para o C.L de Senador La Rocque-MA e de Imperatriz-MA apresentaram características da fase metanogênica, ou seja, está havendo a produção de metano por bactérias. O ΔpH (pHKCl - pHH2O) relaciona-se com o balanço de cargas elétricas no solo. Um valor de ∆pH > 0 indica que a capacidade de troca catiônica é mais alta do que a capacidade de troca aniônica. Para os valores de ΔpH encontrados em ambos os municípios somente a profundidade de 40-60 cm indicou uma capacidade de troca catiônica maior que a de troca aniônica. Segundo COTTA (2003), CTC menores que 5 cmolc/dm³ são considerados solos com baixo índice de CTC, portanto, confere-se na Tabela 1 que em Senador La Rocque-MA somente as profundidades de 0-20 cm e 40-60 cm no C.L apresentou um índice de CTC. Em Imperatriz-MA somente a profundidade de 20-40 cm do C.L apresentaram CTC maior que 5. Para a área F.L somente a profundidade de 20-40 cm indicou um baixo índice de CTC.

Tabela 1

Valores médios dos parâmetros físico-químicos do solo das áreas no C.L e F.L dos municípios de Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA.

Conclusões

As alterações provocadas no pH e na MO no C.L dos municípios de Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA permitiu inferir que esses parâmetros são suscetíveis a alteração devido a degradação de resíduos sólido urbanos decorrente a deposição inadequadamente destes. Essa pesquisa alerta sobre a disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos em solos, que dependendo do tempo de exposição pode afetar a qualidade do ambiente local, assim como a saúde das populações residentes nas proximidades dessas áreas.

Agradecimentos

a Deus e a FAPEMA

Referências

BARREIRA, L.P. Avaliação das usinas de compostagem do estado de São Paulo em função da qualidade dos compostos e processos de produção. São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-08032006- 111308/pt-br.php. Acesso em: 22/08/2018.
DE MEDEIROS, G. A. et al. DIAGNÓSTICO DO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE VARGEM GRANDE DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO. 2008.
EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes. 3° ed. rev. ampl. Brasilia: Embrapa Informação tecnológica, 2011. 627 p.
GASTALHO, C.; BARREIRO, I.; RIBEIRO. Determinação do pH e acidez de uma amostra de solo. Coimbra: Universidade de Coimbra, Faculdade de Farmácia, 20 e 27/ nov. 2009.
HADLICH, G. M. e SCHEIBE, L. F. Dinâmica físico-química de águas superficiais em região de intensa criação de suínos: exemplo da bacia hidrográfica do rio Coruja-Bonito, município de Braço do Norte, SC. Geochimica Brasiliensis, v. 21, n. 3, p. 245 - 260, 2007.

LACERDA, L. D.; PAUL, F. C. E.; OVALLE, A. R. C.; PFEIFER, W. C.; MALA, O. Trace metal in fluvial sediments of the Madeira River watershed, amazon, Brazil. Science of the Total Environmental, v. 97/98, p. 525-530, 1990.

LEGROS, S; CHAURAND, P.; ROSE, J.; MASION, RAIJ, B. V.; ANDRADE, J. C.; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J. A. Analise química para avaliação da fertilidade de solos tropicais. Campinas: Instituto Agronômico, 2001. 285 p.

RAIJ, B. V.; ANDRADE, J. C.; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J. A. Analise química para avaliação da fertilidade de solos tropicais. Campinas: Instituto Agronômico, 2001. 285 p.

RIBEIRO, R. S.; ALVES, T. F.; SILVA SOUZA, J. E.; BRANDÃO, G. O. Alterações Físico-Químicas Provocadas pelo Chorume em Latossolos no Cerrado do Brasil Central. Anuário da Produção de Iniciação Científica Discente. v. 13, n. 20, p. 57-64, 2010.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ