Avaliação da contaminação da água dos Lençóis Freáticos próximos ao Cemitério de Beberibe-CE

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Oliveira, O.P. (UECE)

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso realizado na localidade em que está inserido o cemitério Jesus, Maria e José na cidade de Beberibe-CE. Nestas análises foram observadas amostras de águas subterrâneas coletadas em poços das residências que estão situadas nas proximidades, bem como no poço localizado no interior deste cemitério em questão. Foram analisados nas amostras os parâmetros, microbiológicos. Constatou-se a presença considerável de microrganismos patogênicos nas amostras de água coletadas, entre eles, Escherichia coli e Coliformes totais. Pelos parâmetros de potabilidade do Ministério da Saúde a qualidade da água consumida pelas pessoas próximas ao cemitério, está fora dos padrões de aceitabilidade, podendo assim causar danos à saúde de todos que consomem.

Palavras chaves

Cemitério; Águas subterrâneas; Necrochorume

Introdução

Existe uma grande preocupação em escala mundial com a quantidade e com a qualidade das águas que são consideradas potáveis para o consumo humano, a quantidade não é abrangente em algumas décadas encontrar água doce pode não ser fácil e encontrar água potável será tarefa complicada, pois a qualidade das águas está cada vez menor. Além da poluição das nascentes, rios e lagos por diversas ações humanas, existem outros fatores determinantes que contaminam diretamente as águas dos lençóis freáticos, um dos principais é a implantação dos Cemitérios em locais urbanos sem antes ser feito estudos criteriosos no ambiente ao redor. O ser humano está habituado a conviver com a morte. O significado da mesma varia com a cultura e época ocorrida. O tratamento dado ao corpo também é uma variável ao longo da história da humanidade. Os corpos de pessoas mortas, ao longo da antiguidade, já foram enterrados, mumificados, cremados, jogados ao mar, etc. A partir do século XVII foi adotado mais comumente o enterro dos corpos dos mortos. (CARNEIRO, 2008). No Brasil, praticamente a totalidade dos cemitérios municipais apresenta algum problema de índole ambiental ou sanitário e, em muitos casos, o risco de contaminação do aquífero freático adjacente a essas áreas é reconhecidamente comprovado (ABAS, 2001, apud SANTOS, MORAES e NASCIMENTO, 2015, p. 40), e muitas pessoas residentes no entorno das áreas de influência dos cemitérios utilizam a água de poços como forma de suprir ou complementar o abastecimento para o consumo humano. No Brasil desde 2003 foram estabelecidos critérios para implantação de novos cemitérios e para adequação dos já existentes quem dita essas normas é o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (BRASIL, 2003).

Material e métodos

O objeto de estudo é o cemitério Jesus Maria e José localizado em Beberibe no litoral leste do Ceará. Inicialmente foi feito estudos e consultas bibliográficas em livros e artigos científicos para o levantamento de dados e informações referente ao tema em questão: A contaminação da água dos lençóis freáticos próximo ao cemitério por necrochorume. Os estudos confirmaram os riscos de contaminação das águas dos lençóis freáticos próximos ao cemitério, juntamente com outros problemas causados ao meio ambiente e as pessoas que residem ao redor que consomem água dos poços. Com o objetivo de saber se há casos de doenças relacionadas á águas contaminadas na área próxima ao cemitério foram realizadas além de várias consultas, entrevistas com trinta moradores que residem aos redores do cemitério; os questionamentos e perguntas foram sobre os riscos da moradia próxima ao cemitério dos problemas de saúde relacionados ao consomo água dos poços e se há orientações da parte dos órgãos públicos para a população em questão. O poço localizado no interior do cemitério serviu de parâmetro para as análises das possíveis contaminações das águas dos lençóis freáticos. Primeiramente foi recolhido amostras da água da cacimba (poço) para analise microbiológica feita em laboratorial. Após o levantamento dos dados, veio à segunda etapa que constou com coletas de amostras da água dos poços das residências da circunvizinhança do cemitério também para analises de contaminação nos parâmetros microbiológicos. Em todas as análises foram observados à presença de microrganismos patogênicos com ênfase na Escherichia Coli e Coliformes totais.

Resultado e discussão

Os resultados dos estudos e pesquisas iniciais comprovaram que existem moradias em área de risco em relação à contaminação das águas subterrâneas, pois se encontram muito próximas ao cemitério em questão. A área prevista para a implantação do cemitério deverá estar a uma distância segura de corpos de água, superficiais e subterrâneos, de forma a garantir sua qualidade, de acordo com estudos apresentados e a critério do órgão licenciador; CONAMA, Resolução n° 368/06 (BRASIL, 2006). Conforme as informações presentes no gráfico 1, mais de 70% da população do bairro Planalto onde se localiza o cemitério, consomem (usam a água para beber) a água proveniente dos poços localizados em suas residências, e 20% consomem apenas para outras necessidades como lavar carro, roupas, utensílios e etc. apenas 8% da população não consomem de nenhuma maneira essas fontes de água subterrâneas (poços), usam a distribuidora de abastecimento local entre outas alternativas como a compra de água mineral em pontos de distribuição privados. O quadro 1 apresenta os resultados das pesquisas realizadas com perguntas à população do bairro. A Tabela 1 mostra o resultado da análise microbiológica da água coletada no poço do cemitério. A análise foi feita no laboratório da empresa de biotecnologia – BIOTECHAQUA, localizada na Rua Alexandre Baraúna, 978, SI. 103 – Rodolfo Teófilo em Fortaleza/Ceará. A empresa Biotechaqua é especializada em fornecer laudos técnicos de análises de água para fins de consumo seguindo os padrões e normas nacionais e internacionais para o controle de qualidade das águas. A Tabela 2 expõe os resultados obtidos das analises da amostra de água coletada no poço da segunda residência (R2) localizada na Rua Antônio Mário ribeiro – nº 210, cinquenta metros á direita do cemitério.













Conclusões

Foi comprovado pelas pesquisas e questionários que existe o consumo ativo dessas águas subterrâneas sem tratamentos pela população, principalmente os que não podem aderir ao sistema de abastecimento privado da região. A população usa a água como alternativa econômica e por não terem conhecimento dos problemas advindos. A legislação e as normas vigentes para o assunto ainda é pouco conhecida e aos poucos serão cumpridas pelos municípios, normas as quais adequam as instalações das necrópoles. Com as normas bem aplicadas as contaminações serão reduzidas ou evitadas.

Agradecimentos

Coordenação do Curso de Licenciatura EaD em Química da UECE; Polo de Beberibe-CE; Comunidade de Beberibe que participou da pesquisa.

Referências

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução n°. 335 de 03 de abril de 2003. Brasília. Disponível em:
http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res03/res33503. Acesso em: 28 Fev. 2018.

______. Resolução Conama nº 368, de 28 de março de 2006. Publicada no DOU no 61, de 29 de março de 2006, Seção 1, páginas 149-150. Disponível em:
http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=488. Acesso em: 19 Maio 2018.

CARNEIRO, Victor Santos. Impactos Causados por Necrochorume de Cemitérios: Meio Ambiente e Saúde Pública. XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2008. Disponível em:
https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/21956/14325. Acesso em: 03 mar. 2018.

SANTOS, Aline Gomes da Silva dos; MORAES, Luiz Roberto Santos; NASCIMENTO, Sérgio Augusto de Morais. Qualidade da Água Subterrânea e Necrochorume no Entorno do Cemitério do Campo Santo em Salvador-BA. Gestão e Tecnologias Ambientais – GESTA, vol. 3, no 1, p. 39-60, 2015. Disponível em:
https://portalseer.ufba.br/index.php/gesta/article/download/12456/9783. Acesso em: 28 Fev. 2018.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ