METAIS PESADOS NO ENTORNO DA CÉLULA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO ATERRO SANITÁRIO DE ARIQUEMES-RO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Conde, T.T. (UNESP) ; Codognoto, L.C. (UNESP) ; Faria, G.A. (UNESP) ; Maltoni, K.L. (UNESP) ; Stachiw, R. (UNIR)

Resumo

O solo é um recurso natural indispensável para inúmeras atividades humanas, inclusive para deposição Resíduos Sólidos Urbanos. Se executada de maneira inadequada, acarreta em danos ambientais. Assim, este trabalho objetivou determinar as concentrações dos metais: Cádmio (Cd), Cromo (Cr), Mercúrio (Hg) e Chumbo (Pb), entorno da célula de deposição de resíduos domésticos, do aterro sanitário do município de Ariquemes-RO. Realizou-se coletas em 24 pontos, nos períodos de seca e chuva. Aproximadamente 17% das amostras tiveram concentração de Pb superior a 17 mg/Kg, estabelecida como referência de qualidade pela CETESB. Todas os pontos apresentaram concentração de Cd superior a estabelecida pela Resolução CONAMA nº 420/2009. Assim, a deposição de RSU afetou a qualidade do solo.

Palavras chaves

Amazônia; Poluição; Resíduos

Introdução

No Brasil, o acelerado crescimento populacional nos centros urbanos após a revolução industrial, aliado a falta de planejamento, intensificou problemas nos setores de bens e serviços, dentre eles o saneamento básico. Atualmente, o lixo é um sério problema sanitário e ambiental (RESENDE e VIEIRA, 2004). Os recursos naturais mais impactados por processos ineficientes de alocação de lixo são o solo, água e ar (GIATTI et al., 2010). Dentre os poluentes que causam maior preocupação estão os metais tóxicos. Estima-se que atividades humanas liberem 1,6 milhões de toneladas desse material no ambiente em apenas um ano (NRIAGU e PACYNA, 1988). São comumente conhecidos por metais pesados, pois possuem caráter bioacumulativo e potencial reativo. Para minimizar os impactos ambientais foi implantada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), conforme a Lei nº 12.305/2010, que determinou aos municípios brasileiros a extinção dos lixões a céu aberto e os aterros controlados até 2 de novembro de 2014 (BRASIL, 2010). Os Aterros Sanitários são considerados a medida mais viável, pois de acordo com a ABNT NBR 13896/1997, estas obras baseiam-se em métodos de engenharia para alocar na menor área possível o volume de resíduos. Entretanto, é necessário estudos que comprovem a eficácia da proposta. Pois, erros na sistematização dos serviços podem acarretar impactos em diversos níveis da área de influência. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo verificar se o aterro sanitário do município de Ariquemes-RO influência na qualidade ambiental da localidade, para isso analisou-se as concentrações de metais tóxicos no solo, entorno da célula destinada para deposição de resíduos domésticos.

Material e métodos

O aterro sanitário de Ariquemes é o primeiro do estado de Rondônia. É situado em estrada vicinal sentido Machadinho D’Oeste, nas proximidades da Rodovia RO-257, sob as coordenadas 5º 00' 5,38" S e 8º 90' 16,93" O. As células de deposição de resíduos domésticos possuem dimensões de 100 m x 100 m. Na distância de 3 metros da célula, realizou-se 6 coletas em cada lado, que foram denominados de A, B, C e D. Totalizando 24 pontos de coleta em cada período, setembro/2015 e janeiro/2016, estiagem e chuva, respectivamente). As amostras de solo foram do tipo simples, coletadas utilizando o trado holandês, na profundidade de 0-20 cm. Posteriormente foram armazenadas em sacos plásticos esterilizados, etiquetados e encaminhadas para a análise no laboratório de Biogeoquímica da UNIR - Campus Porto Velho. Para a determinação de mercúrio foi utilizada a metodologia por espectrofotometria de absorção atômica por geração de vapor frio (FIMS-400, Perkin-Elmer). A determinação dos metais Cd, Pb e Cr foi realizada pela metodologia de espectrofotômetria de absorção atômica por chama, utilizando o equipamento modelo AA Analyst 400. O arranjo experimental consistiu em blocos casualizados, considerando quatro tratamentos (Lados: A, B, C e D), em dois períodos do ano (seca e chuvas), com seis repetições por época. Para análise estatística utilizou-se os softwares EXCEL, BIOESTATI e SPSS – Statistical Program for Social Sciences. Inicialmente foram calculadas as estatísticas descritivas para os parâmetros e posteriormente comparou-se as médias utilizando a ANOVA. Após, os dados obtidos para tais variáveis foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste DMS (diferença mínima significativa) a 5% de probabilidade.

Resultado e discussão

Não existe valor de referência para a concentração de Cd no solo no estado de Rondônia, entretanto a Resolução CONAMA nº 420/2009 (BRASIL, 2009) dispõe que o valor de prevenção não pode ser superior a 1,3 mg kg-1 e a CETESB (2005) que o valor de qualidade deve ser inferior a 0,5 mg Kg-1, assim os pontos estudados estão em desacordo com a legislação (Tabela 01). O cádmio pode ser comumente encontrado na crosta terrestre com a concentração média de 0,1 mg kg-1. Porém concentrações semelhantes ao obtido no estudo são descritas em locais com atividades antrópicas como: mineração, aterro, entre outros (TOPPI e GABBRIELLI; 1999). A amostragem de Cromo apresentou diferença estatística entre lados (p<0,05), caracterizando que a maneira como é realizada a deposição dos resíduos influi no ponto de contaminação (Tabela 1). A concentração de prevenção para este metal segundo a Resolução CONAMA nº 420/2009 (BRASIL, 2009) é de 75 mg kg-1 e a para qualidade, segundo CETESB (2005), de 40 mg kg-1. Classificando os resultados dentro do estabelecido na legislação. A Resolução CONAMA nº 420/2009 (BRASIL, 2009) estipula que a concentração de prevenção para Hg nos solos é de 0,5 mg kg-1. Já a CETESB (2005) define a concentração para referência de qualidade igual a 0,05 mg kg-1. Dos pontos amostrados nenhum obteve concentração superior ao estabelecido pela Resolução CONAMA nº 420/2009 (BRASIL, 2009). Os resultados de chumbo evidenciaram diferença significativa entre os locais (p<0,05) (Tabela 1). A Resolução CONAMA nº 420/2009 (BRASIL, 2009) define o valor de prevenção para Pb de 72 mg kg-1 e CETESB (2005) o valor de qualidade igual a 17 mg kg-1. Desta forma, os valores amostrados encontram- se dentro do estabelecido pela legislação.




Conclusões

A deposição de RSU no Aterro Sanitário de Ariquemes afetou a qualidade do solo. Os metais cádmio e chumbo tiveram concentrações superiores ao estabelecido como referência de qualidade pela legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Por fim, as características e concentração de contaminantes podem variar de acordo com a degradação dos resíduos alocados nos aterros. Fazendo-se necessário estudos posteriores para verificar a extensão desse fenômeno no decorrer dos anos.

Agradecimentos

Ao IFRO - Câmpus Ariquemes; Ao laboratório de biogeoquímica da UNIR - Câmpus Porto Velho.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA. Resolução nº 420, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas.

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, altera a lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e dá outras providências.

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - CETESB. Decisão de diretoria nº 195-2005- E, de 23 de novembro de 2005.

GIATTI, L. L.; NEVES, N. L. S.; SARAIVA, G. N. M. TOLEDO, R. F. Exposição à água contaminada: percepções e práticas em um bairro de Manaus, Brasil. Exposição à água contaminada: percepções e práticas em um bairro de Manaus, Brasil. Rev Panam Salud Publica, p. 337–343, 2010.

NRIAGU, J. O.; PACYNA, J. M. Quantitative assessment of worldwide contamination of air, water and soils with trace metals. Nature, v. 33, p. 134-139, 1988.

RESENDE, I. L. M.; VIEIRA, J. E. Coleta Seletiva: Subsídio para a Associação dos
Catadores de Materiais Recicláveis - Quirinópolis – GO. In: VII Seminário Nacional de
Resíduos Sólidos - Projetos Sócio-econômicos, São Paulo, 2004.

TOPPI, L. S.; GABBRIELLI, R. Response to cadmium in higher plants. Environmental and Experimental Botany, v. 41, p. 105-130, 1999.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ