JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Cunha, J.N.F. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Fernandes, G.S. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Félix, V.G. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Israilev, E.L. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Lima, T.S. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Reis, A.A. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um quebra-cabeça com funções orgânicas e suas respectivas nomenclaturas e formulas. Tendo em vista que atividades lúdicas auxiliam a assimilação de conteúdo, o jogo didático se faz necessário para colaborar com o aprimoramento de habilidades e conhecimentos, além de se desprender de aulas monótonas e tradicionais. O jogo apresentou doze funções orgânicas e foi aplicado a alunos do 6º Semestre do Técnico Integrado em Química, no IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista. Em seguida coletaram-se dados sobre a efetividade do jogo e a relação dos alunos com a Química Orgânica. A partir dos dados obtidos por meio do questionário, conclui-se a eficiência do jogo para a fixação do conteúdo de forma dinâmica e sua aprovação pelos discentes.

Palavras chaves

Jogo didático; Ensino; Química Orgânica

Introdução

Apesar das diversas maneiras individuais de absorver o conhecimento, o ambiente escolar nem sempre proporciona aos seus discentes um grande espectro de opções para suas diferentes formas de aprendizado. De acordo com Almeida (1998, p. 59), a pedagogia tradicional descartava a utilização do lúdico em atividades educativas em geral e esse pensamento por vezes permanece na sociedade e no meio acadêmico. A preservação dessa ideia entre os docentes acarreta em aulas maçantes e muitas vezes de difícil assimilação pelos alunos. Para Piaget (1976), as atividades lúdicas, em especial os jogos são as bases para o auxilio no desenvolvimento intelectual, além de atender necessidades dos múltiplos tipos de aprendizagem, como por exemplo, o sinestésico e visual. Ademais os jogos lúdicos acabam motivando e despertando interesse nos estudantes para a matéria e aprimorando habilidades de memorização, assimilação e sua capacidade de compreensão. Desta forma a aplicação de jogos pedagógicos se faz necessária no âmbito escolar para um melhor desempenho geral. Por meio deste surgiu a proposta de desenvolvimento de um jogo lúdico que auxilie a matéria de química orgânica, especificamente as funções com suas nomenclaturas e fórmulas estruturais.

Material e métodos

Confeccionou-se um jogo em formato de quebra-cabeça, focado no ensino das funções orgânicas, onde os grupos funcionais e suas respectivas informações, tais como nomenclatura e estruturas, foram destacados por cores de fácil identificação de modo que contribua para a assimilação mais eficiente das informações expostas. O objetivo do jogo consiste em encaixar cada peça em seu respectivo lugar, completando assim as informações disponíveis sobre cada função orgânica e consequentemente preenchendo e concluindo a montagem do quebra-cabeça. Para a produção da ferramenta didática foi utilizado como material a placa pluma nas proporções de 21 cm x 29,7 cm, que posteriormente ao corte das peças e seguida colagem das informações previamente impressas, foi envolto em Papel Contact transparente para um melhor acabamento, aumentado assim a sua durabilidade. O jogo foi aplicado para os discentes do 6º semestre do Ensino Médio Integrado em Química do IFMT campus Cuiabá - Bela Vista, e abordou, contudo, doze funções orgânicas, sendo elas: Hidrocarboneto, Álcool, Fenol, Cetona, Ácido Carboxílico, Éster, Éter, Aminas, Amidas, Nitrocompostos e Haletos Orgânicos, funções estas já lecionadas anteriormente em sala. Os alunos foram separados em quatro grupos, sendo aproximadamente seis pessoas pertencentes em cada um, o menor tempo obtido para a realização da montagem completa do jogo determinou o vencedor. Posteriormente à aplicação do quebra-cabeça disponibilizou-se um questionário de cunho avaliativo a fim de obter um retorno em relação à qualidade do material final e sua eficiência no aprendizado.

Resultado e discussão

Com materialização da proposta foi possível confeccionar um jogo didático voltado às funções orgânicas, trazendo assim uma alternativa lúdica para o auxilio de docentes na fixação da matéria trabalhada em sala, para que de forma atrativa e dinâmica fomente e incentive o aprendizado dos estudantes através de um método diferenciado. Através das informações coletadas por meio da aplicação do questionário para 25 discentes do 6º Semestre do Técnico Integrado em Química foi possível evidenciar que 100% dos estudantes já tiveram aulas voltadas ao conteúdo de orgânica e que 80% a consideram como uma matéria de complexo compreendimento. No quesito nível de aprendizado foi constatado que 84% afirmaram que a aplicação do jogo contribuiu para a assimilação do conteúdo visto em aula. E por fim, em relação à metodologia aplicada 88% dos alunos consideraram uma forma alternativa eficiente de capturar a atenção do adolescente. Contudo, no espaço direcionado a sugestões, notou-se que a principal observação realizada foi em relação à melhoria do material utilizado, tendo em vista que para uma melhor estática e encaixe das peças é preferível que seja usado algo mais denso. No entanto, por questões de acessibilidade ao material, optou-se por trabalhar com uma matéria mais viável e de fácil manuseio.

Quebra-cabeça de funções orgânicas

Jogo com doze funções orgânicas. Sendo respectivamente, nome da função, nomenclatura e estrutura.

Conclusões

Com a realização deste trabalho foi perceptível à eficiência da utilização do jogo proposto como um eixo que através de uma metodologia atrativa conduz o conteúdo didático específico até o discente de uma maneira menos fatigante, obtendo assim uma melhor participação dos alunos. Espera-se, portanto, que este material seja de grande valia no apoio aos discentes para que a transmissão do conteúdo e a sua fixação seja realizada de forma mais dinâmica e consequentemente mais receptiva por parte dos estudantes, ampliando assim a eficiência do aprendizado em relação ao assunto abordado.

Agradecimentos

Referências

ALMEIDA, P. N. Dinâmica Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo: Loyola. 1998.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1976.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ