DENSIDADE DE LÍQUIDOS NO ENSINO BÁSICO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Serrão da Silva, H. (UFPA) ; Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Bastos Atíde, A.M. (UFPA) ; Ranieri da Silva, S. (UFPA) ; de Aviz Oliveira, L. (UFPA) ; Marques Santana, C.L. (UFPA) ; Gonçalves Rodrigues, M. (UFPA) ; Silva, C.M. (UFPA) ; Santos Trindade, N. (UFPA)

Resumo

O presente trabalho relata o convívio dos graduandos em química licenciatura da universidade federal do Pará, com os alunos da escola estadual de ensino médio e fundamental Ruth Rosita na cidade de Belém do Estado do Pará. Onde aplicamos um trabalho sobre densidade, utilizando apenas água, corantes e açúcar.

Palavras chaves

QUÍMICA; CORANTES; AÇÚCAR

Introdução

Densidade é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume de uma determinada substância. Segundo o Sistema Internacional de Unidades, a densidade de sólidos e líquidos é expressa em quilograma por metro cúbico - Kg/m3. No entanto, é mais comum expressarmos em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm3) ou gramas por mililitro (g/ml). A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A partir da década de 60, os programas de educação científica passaram a ser influenciados por uma cultura de pesquisa nessa área (SCHNETZLER e ARAGÃO, 1995) Levar os alunos a investigar, pesquisar e buscar a descoberta através da curiosidade tem sido um método bastante eficaz para a pesquisa no ensino básico nas escolas públicas.

Material e métodos

Adicionar 100 ml de agua destilada em 4 béquer e colorir de cores diferentes para diferencia-los em seguida adicionar uma colher de chá de açúcar no primeiro béquer, adicionar 2 colher no segundo béquer, 3 no terceiro, 4 no quarto, e nenhuma colher no quinto. Em seguida adicionar uma amostra de cada béquer no tubo de ensaio. Ao final do experimento aplicamos um questionário para tentar medir o quanto a aula prática impacto perante os alunos.

Resultado e discussão

Na primeira questão tivemos 75 % de acestos, na segunda questão 53,4% de respostas corretas, na terceira 82,1% de respostas positivas e na quarta questão 53,6% de acertos. Com isso podemos concluir que o assunto ministrados teve uma boa aceitação entre os alunos. Foi observado que os líquidos mais densos ficaram no fundo do tubo de ensaio e os menos densos ficaram na superfície, o mais interessante foi que os líquidos são feitos da mesma substancias.

RESULTADOS DAS SONDAGENS



Conclusões

Foi presenciado que a utilização de uma simples formula de densidade pode causa um grande espetáculo, como empilhar líquidos feitos da mesma substancias alterando apenas sua densidade. E os alunos conseguiram entender melhor com o experimento proposto no laboratório de ensino.

Agradecimentos

agradecemos a universidade federal do Pará

Referências

SCHNETZLER, R.P. e ARAGÃO, R.M.R. Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química. Química Nova na Escola, n. 1, p. 27-31, 1995.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ