Contextualização aliada a prática experimental no ensino de Potencial Hidrogeniônico (pH)

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Palheta Junior, A.R. (UEPA) ; Silva, A.S. (UEPA) ; Silva, L.P. (UEPA) ; Barros, D.J.P. (UEPA)

Resumo

Este estudo objetivou proporcionar para o ensino de pH uma forma diferenciada de abordagem ao tema, envolvendo a contextualização e a experimentação com materiais alternativos. A estratégia didática foi desenvolvida com 21 alunos de uma escola de ensino médio da cidade de Salvaterra-PA. Para coleta de dados, utilizou-se dois questionários abertos (Q.I e Q.II), os dados obtidos foram interpretados, categorizados e tabulados. Com o Q.I, constatou-se que os vídeos exibidos no início da aula promoveram diferentes interpretações dos alunos sobre o que seria pH. Após a intervenção, os estudantes conseguiram aplicar os conhecimentos acerca do tema na resolução de problemas do cotidiano. A estratégia possibilitou a construção de conceitos sobre o tema a partir de situações do dia-a-dia.

Palavras chaves

Experimentação; Materiais Alternativos; Estratégia Didática

Introdução

Os conteúdos da disciplina de Química no ensino médio, na maioria das vezes, são trabalhados sem uma relação com o contexto em que os alunos estão inseridos, o que acaba levando-os a terem dificuldades em assimilar as informações dos assuntos abordados e explicados pelo professor em sala de aula, e como consequência, passam a ver a química como uma matéria difícil de ser compreendida, criando dessa forma uma barreira que dificulta o seu aprendizado (ROCHA; VASCONCELOS, 2016; VEIGA; QUENENHENN; CARGNIN, 2012). A crescente preocupação com o ensino de química tem feito com que professores busquem estratégias de ensino que sejam eficientes em transmitir os conceitos acerca dos assuntos de química e ao mesmo tempo atraentes para os alunos, de forma que venha a despertar o interesse destes pela disciplina (SANTOS; GOMES; SOUZA, 2015; SILVA, 2011). Metodologias como a contextualização, a interdisciplinaridade, o lúdico, a experimentação, entre outras, surgem como estratégias capazes de fornecer ao professor aulas diferenciadas e que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem (GOI; ELLENSOHN, 2017; RUZZA. 2016). Segundo Almeida et al. (2008) e Lôbo (2012), as aulas práticas desenvolvidas em sala, juntamente com a contextualização, são métodos que promovem o entendimento dos conteúdos de química, uma vez que, os experimentos facilitam a compreensão da ciência e de seus conceitos, além de, despertar o interesse por esta. Este estudo teve por objetivo proporcionar para o ensino de Potencial Hidrogeniônico (pH) uma estratégia diferenciada de abordagem ao tema, envolvendo a contextualização e a prática experimental com materiais alternativos, de forma que o aluno consiga relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano.

Material e métodos

A estratégia de ensino foi desenvolvida com 21 alunos de uma turma de 2ª série da Escola Estadual de Ensino Médio “Salomão Matos”, localizada na cidade de Salvaterra, Marajó, PA. A prática de intervenção foi realizada no laboratório interdisciplinar da UEPA/Campus XIX e teve seu andamento em duas etapas: abordagem teórica do tema pH e prática experimental. A Abordagem Teórica: A aula iniciou com a exibição de dois vídeos, “Sabonete íntimo: Você usa?” (MÃE DE TRÊS, 2011) e “Entenda o que é o pH” (MEU BEBÊ, 2017), que explanavam conceitos de pH e a relação deste com a saúde humana. Na sequência, foi distribuído aos estudantes um questionário inicial (Q.I) contendo três perguntas abertas, afim de verificar as informações assimiladas acerca do tema, dos vídeos exibidos. Após, a aula prosseguiu com a abordagem aos conceitos científicos do assunto, relacionando-o com o cotidiano dos alunos por meio de exemplos e imagens ilustrativas. A Prática Experimental: Ao término das explicações, os alunos foram orientados em como determinar a acidez de amostras de refrigerante pelo método de titulação. Para a experimentação, fez-se uso de materiais alternativos: suporte universal feito de madeira; bureta construída com seringas de 10mL; copo descartável transparente de 200mL (Becker); seringa de 10mL (pipetas volumétricas); régua para medir o volume do titulante utilizado; solução de NaOH 0,1M; fenolftaleína 1% e refrigerante de limão. Ao final da atividade foi repassado o questionário final (Q.II) contendo três perguntas abertas, relacionadas a problemas do cotidiano envolvendo pH. Para a expressão dos resultados, optou- se pela metodologia estatística descritiva, onde os dados obtidos foram interpretados, categorizados e tabulados, seguindo as orientações de Prodanov e Freitas (2013).

Resultado e discussão

Com o Q.I verificou-se o conhecimento adquirido pelos alunos sobre pH a partir das informações contidas nos vídeos, no quadro 1 são ilustradas definições atribuídas ao termo. Por meio das respostas obtidas, constatou-se que os estudantes tiveram diferentes interpretações em relação ao que seria pH. Segundo Santos e Kloss (2010), o vídeo é uma ferramenta que promove e desperta a atenção e curiosidade dos alunos, possibilitando-os a terem oportunidades de observar e destacar aquilo que mais lhes chama a atenção, o que ficou claro ou não com o vídeo e, expressam-se da maneira como entenderam. Questionados se os vídeos contribuíram para o entendimento do assunto, todos relataram que sim, sendo que para alguns o termo pH era até então desconhecido. Todavia, a definição colocada pelos estudantes para pH ficou inteiramente ligado ao contexto no qual foi apresentado nos vídeos. Perguntados se era importante estudar pH, a resposta sim foi unanimidade, com justificativa da maioria relacionada a aplicabilidade de tais conhecimento no cotidiano. Na realização da prática foram notórios o interesse e a curiosidade em manusear os materiais alternativos, na Fig. 1 são ilustrados momentos da intervenção. Com o Q.II, verificou-se a contribuição que a estratégia utilizada trouxe para o aprendizado dos estudantes. Na 1ª pergunta os alunos deveriam explicar qual a função do antiácido ante a azia, 67% mencionaram a neutralização do ácido nas paredes do esôfago. Indagados de como deveria ser baseada a dieta de uma pessoa com gastrite, 76% citaram o consumo de alimentos alcalinos, os demais mencionaram refeições com pH neutro ou ácido. Para a pergunta sobre qual método utilizariam para identificar o pH de um produto sem a utilização de equipamentos, 52% faria uso do papel de tornassol.

Quadro

Definição atribuídas pelos alunos para pH, após a exibição dos vídeos

Figura

(A) aula introdutória; (B), (C) e (D) desenvolvimento da prática experimental.

Conclusões

A prática empregada envolvendo a contextualização e a experimentação, despertou interesse e curiosidade nos alunos em saber sobre o tema pH, sobretudo em relação a identificação de substância ácida, neutra e/ou básica presentes no cotidiano. Com a estratégia didática adjunto aos materiais alternativos, foi possível promover a construção do conhecimento dos estudantes a respeito do assunto abordado, proporcionando para o ensino uma estratégia diferenciada de abordagem ao tema pH, onde a relação do assunto com o cotidiano do aluno passa a ser a principal forma de construir conceitos científicos.

Agradecimentos

Referências

ALMEIDA, E. C. S.; ARAÚJO, M. F. C.S.; PEREIRA, J. L.; SILVA, M. L.; BRAGA, C. F.; BRASILINO, M. G. A. Contextualização do ensino de química: motivando alunos do ensino médio. In: Encontro de Extensão, 10., 2008, João Pessoa, PB Anais eletrônicos... João Pessoa, 2008. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area4/4CCENDQPEX01.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2018.

GOI, M. E. J.; ELLENSOHN, R. M. Experimentação e Jogos Lúdicos na formação continuada de professores de Ciências da Natureza. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., 2017, Florianópolis, SC. Anais eletrônicos... Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0744-1.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2018.

LÔBO, S. F. O trabalho experimental no ensino de Química. Quim. Nova, v. 35, n. 2, p.430-434, 2012.

MÃE de três. Sabonete íntimo: Você usa?. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HpNCATokXAg&feature=youtu.be>. Acesso em: 25 fev. 2018.

MEU bebê. Entenda o que é o pH. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sVLfXe-yyXQ&feature=youtu.be>. Acesso em: 25 fev. 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo-RS: Editora Feevale, 2013.

ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 18., 2016, Florianópolis, SC. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2018.

RUZZA, L. F. M. Análise de métodos alternativos para o ensino de química: uma síntese a partir das propostas de metodologias ativas de ensino. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru-SP, 2016.

SANTOS, M. N.; GOMES, D.C.; SOUZA, K.S. A relação metodologia de ensino versus aprendizagem em química na visão dos alunos do ensino médio público de Manaus. In: Congresso Brasileiro de Química, 55., 2015, Goiânia, GO Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ABQ, 2015. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2015/trabalhos/6/7561-21003.html>. Acesso em: 16 fev. 2018.

SANTOS, P. R.; KLOSS, S. A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba–SC. Unoesc & Ciência-ACHS, v. 1, n. 2, p. 103-110, 2010.

SILVA, A. M. Proposta para tornar o Ensino de Química mais atraente. Revista de Química Industrial, v. 1, p. 7-12, 2011.

VEIGA, M. S. M.; QUENENHENN, A.; CARGNIN, C. O Ensino de Química: Algumas Reflexões. In: I Jornada de didática - o ensino como foco. I fórum de professores de didática do estado do Paraná. Paraná, 2012.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ