BATALHA NAVAL ORGÂNICA, UMA ALTERNATIVA LÚDICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NÃO OXIGENADAS.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Martins da Silva, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Sá de Araújo, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santos do Nascimento, B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Bispo Gomes, E. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Bechir Diniz, V.W. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

O jogo didático é uma importante ferramenta de contribuição ao ensino- aprendizagem. A utilização de tal veículo facilitador favorece a formação do conhecimento pelos discentes. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo elaborar um jogo didático de química com base no conteúdo de Funções Orgânicas Não Oxigenadas, no intuito de disponibilizar a comunidade escolar mais opções lúdicas de ensino. Em suma, a elaboração de tal ferramenta resultou em uma alternativa viável de ensino, de fácil execução e entendimento.

Palavras chaves

Lúdico; Jogos Didáticos; Funções Orgânicas

Introdução

Ao longo do tempo, as modificações dos recursos utilizados para mediar o ensino- aprendizagem proporcionaram a construção dos conhecimentos indo além da sala de aula. Nesse sentido, tais ferramentas tornaram-se essenciais para a compreensão e construção do aluno frente ao conteúdo trabalhado intra classe, visto que essa prática promove ao discente uma experiência inovadora diante de tantas práticas clássicas. Dentre esse cenário, verifica-se a utilização de Jogos didáticos funcionando como meio de construção do conhecimento direcionado, sobretudo para o ensino de Química. É válido ressaltar que a dificuldade no ensino-aprendizagem de Química no ensino médio, configura-se como uma problemática a ser enfrentada. Em sintese, pelo fato de aliar os aspectos lúdicos aos cognitivos, os jogos didáticos aplicados ao ensino promovem atitudes inovadoras e importantes no processo de aprendizagem do aluno, alem de ser um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de professores e das próprias instituições de ensino.

Material e métodos

O jogo é uma adaptação de uma batalha naval e foi desenvolvido com materiais de fácil aceso, como balões de festa, fita adesiva, TNT, tesoura, papel cartão. Foram elaboradas as Noções gerais, as regras e as instruções para Jogo conforme abaixo: Noções Gerais: 1.Jogadores: O jogo pode ser jogado com dois grupos ou mais; 2.Lideres: Serão os representantes de cada grupo; 3.Tabuleiro: O jogo faz uso de um tabuleiro com letras na vertical e numerações na horizontal; 4.Vencedor: É o vencedor a equipe que conseguir afundar todas as embarcações da equipe adversária. Regras: 1.A turma será dividida em dois ou mais grupos; 2.Cada grupo deverá escolher um líder para representa-la; 3.O líder deverá ser vedado durante o processo de escolha no jogo; 4.Serão selecionados números iguais de alunos de cada grupo para compor os navios no tabuleiro sem que os lideres tenham conhecimento de quais serão. Instruções Os navios deverão ser postos, aleatoriamente, no tabuleiro. Dai o líder deverá iniciar o jogo com a escolha de uma letra da vertical e um número da horizontal do tabuleiro. Caso a escolha inicial do líder recaia em uma embarcação adversária, ele e a equipe deverão responder uma pergunta da caixa de perguntas; se respondida corretamente, o líder terá direito a afundar parte da embarcação adversária; em caso de erro na resposta da pergunta o líder não poderá afundar a embarcação da outra equipe. Apenas os líderes poderão atribuir comandos de jogada, porém, todos os componentes poderão responder a pergunta da caixa de perguntas. Existem cartas curinga e bombas no jogo, das quais trarão benefícios ou malefícios para as equipes, e que estarão dispostas no tabuleiro. Ganhará a equipe que conseguir afundar todas as embarcações da equipe oposta.

Resultado e discussão

O jogo Batalha Naval Orgânica é de fácil execução e entendimento, com ele os alunos poderão assimilar com mais facilidade o conteúdo trabalhado de uma maneira pouco tradicional, mas de cunho muito mais atrativo. Ademais, a aplicação de tal atividade lúdica é acessível para alunos não somente do ensino médio, pois conta com materiais de fácil acesso encontrados, por exemplo, em supermercados ou mesmo em comércios pequenos, conduzindo a viabilidade de tal mediante o contexto intra e inter escolar. E, ainda, garante a compreensão do conteúdo pelo aluno em ruptura ao aprendizado mecânico.Existem outras possibilidades que podem ser aplicadas a tal atividade pedagógica lúdica, a utilização de outros conteúdos, por exemplo, é uma das vantagens de tal, caracterizando essa, então, uma ferramenta interdisciplinar. Tais conteúdos encontram-se abertos a escolha do docente, estando sujeito a pequenas adaptações se necessário.

Conclusões

A proposta lúdica pode auxiliar na compreensão do conteúdo trabalhado e pode ser também utilizada como ferramenta para outros campos do ensino com mesmo efeito.É uma proposta válida para aplicação tanto no ensino médio quanto em series que o antecedem, e que pode abranger o numero de alunos de qualquer turma por ser um jogo adaptável, pois não apresenta uma numeração máxima de jogadores para executa-lo. O jogo proposto é um excelente veículo de auxilio no ensino aprendizagem e pode ser utilizado como recurso didático dentro de sala para tornar o ensino de química menos tradicional e monótono.

Agradecimentos

Universidade do Estado do Pará; Professor Victor Wagner Bechir Diniz; Família e Amigos.

Referências

GARCIA, L. F. C. e NASCIMENTO, P. M. P. do. O jogo didático no ensino de ciências: Uma análise do jogo “descobrindo o corpo humano”. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC. 2017
KASHIWAKURA, Eduardo. Jogando e aprendendo: um paralelo entre videogames e habilidades cognitivas. São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TERCI, D. B. L. & ROSSI, A. V. Indicadores Naturais de pH: usar papel ou solução? Química Nova, Vol. 25, Nº 4, p. 684-688. 2002.

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