A QUIMICA NAS ALDEIAS INDIGENAS EM COMODORO, ESTADO DE MATO GROSSO: RELATO PRELIMINAR

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Felisberta dos Santos Souza, A. (IFMT) ; Soares de Andrade, I. (IFMT) ; Pego Panizi, T.R. (IFMT)

Resumo

A presente pesquisa foi realizada na cidade de Comodoro, Estado de Mato Grosso, Brasil, e tem como o objetivo analisar a presença da Química no cotidiano de duas comunidades indígenas, da etnia Nhambiquara e Vale do Guaporé. O procedimento metodológico baseou-se em analise exploratória relatada por alunos representantes dessas comunidades e profissionais da educação de uma escola municipal onde os mesmos estão inseridos. Os resultados da conversa informal e preliminar foram anotados e posteriormente realizou-se análises pertinentes cujos dados mostraram que, influenciados pela cultura dos brancos, perderam muitos traços culturais onde a química observada entre outros na alimentação, higiene, saneamento básico, saúde e vestuário sofreram influencia urbana.

Palavras chaves

Química; Transformação; Cultura Indígenas

Introdução

Mato Grosso(MT) apresenta três regiões biogeográficas distintas: amazônica, cerrado e pantanal e exibe uma parcela significativa em potencialidade de recursos naturais que são aproveitadas por diversas comunidades, entre elas a indígena. Os povos indígenas formam um grupo muito representativo da diversidade sociocultural de MT. De acordo com Ricardo e Ricardo (2006), no estado, observam-se 45 etnias localizadas em 78 terras indígenas em diferentes fases de regularização. Em Comodoro/MT, as terras indígenas Nhambiquara e Vale do Guaporé, focos desse trabalho e juntamente com a Enawené-Nawê, englobam 61% da área do município (HIGA, 2017). Almeida, et al. (2010) comentam que cada povo, cada etnia indígena tem uma cultura própria, com organização social e econômica e práticas corporais particulares. Sabe-se que química se faz presente em todos os lugares e se correlaciona estreita-mente com o conhecimento empírico, dessa forma usando a criatividade e a inteli¬gência os povos indígenas, mesmo sem conhecimento de teóricos embasados em conhecimento cientifico, sabiamente desenvolvem processos de transformações diariamente. Essa possibilidade de aproximação da química com o saber tradicional pode ser constatada principalmente através da pintura, higiene e alimentação. Destacam-se na pintura o uso de urucuzeiro e jenipapeiro e na alimentação a mandioca. O urucuzeiro (Bixa orellana L.) é uma planta arbórea originária da América Tropical pertencente à família botânica Bixaceae. Considerada como rústica, perene, de origem pré-colombiana, podendo alcançar até 6 m de altura (EMBRAPA, 2009). O urcum é muito importante por envolver aspectos da cultura. Contudo, são poucos os registros realizados sobre os aspectos culturais dos indígenas, principalmente aqueles que poderiam também ser explorados de maneira científica (TSUWATÉ, LEÃO,2017). Giuliano et al., 2003 comentam que os pigmentos do urucum são muito empregados como condimentos e corantes alimentício graças a intensidade das cores e estabilidade frente às condições de processamento enquanto Marcolino et.al.2011 informa que, os pigmentos de urucum são tbém utilzados nas industrias alimentícias para colorir, entre outros, salsicha, carnes e doces e Costa, 2007 , cita o uso do pigmento nas indústrias têxteis e cosméticos. O jenipapeiro (Genipa americana L.) pertence à família Rubiaceae é encontrada em diversas regiões do país e pode atingir de 6 a 25m. Por se tratar de uma planta rústica resistente à seca adapta a vários tipos de climas e solos (SILVA, et al, 2016). A ornamentação corporal, seja ela pintada, tatuado, perfurado e adornado é ao mesmo tempo expressão estética e declaração simbiótica acerca da vida social, ou seja, corpo nu é apenas matéria prima que a cultura utiliza para imprimir suas marcas principalmente a partir das pinturas (FUNARTE, 1985). A mandioqueira é uma planta perene, pertencente à família das Euforbiáceas. Sedo a raiz, parte mais importante da planta, rica em amido, sendo uma fonte de carboidratos e muito utilizada para alimentação humana e animal (TIRONI, 2015; SANTOS, 2016). Encontram-se diversas variedadede mandioqueiras e estas se diferem nas cores das folhas, caules e raízes e forma. De acordo com o teor encontrado de ácido cianidrico(HCN) nas raízes frescas e sem cascas(/Kg) as mandiocas são classificadas em: mansa – menor que 50 mg HCN/kg; moderadamente venenosa - de 50 a 100 mg de HCN/kg, e venenosa ou brava- acima de 100 mg de HCN/kg de raiz fresca sem casca (CAGNON et al., 2002; NASSAR e ORTIZ, 2010; SORNYOTHA et al., 2010). Poucas sociedades indígenas ainda mantém uma alimentação tradicional em que os alimentos eram oriundos principalmente da caça, pesca e prática de agricultura. Não dispondo mais de terra suficiente para assegurar a sua alimentação e com a aproximação da civilização urbana sofreu um processo de aculturação acarretando inclusive mudança na alimentação (MOURA, 2010). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi analisar a presença da Química no cotidiano de duas comunidades indígenas, da etnia Nhambiquara e Vale do Guaporé em Mato Grosso.

Material e métodos

Área de Estudo O trabalho foi realizado no município de Comodoro (figura 01). Esta cidade é um município brasileiro no estado de Mato Grosso, microrregião de Parecis sendo criado em 1986. Apresenta área total de 21.589,29 km2 e situa-se a 629 metros de altitude com as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 13° 39' 51'' Sul, Longitude: 59° 47' 32'' Oeste, sendo considerado um dos cinco municípios mais extensos do Estado (IBGE, 2015). Sua área está totalmente disposta na Bacia Amazônica, localizado na parte mais setentrional da faixa de fronteira matogrossense com a Bolívia (HIGA, 2017). Metodologia O procedimento metodológico baseou-se em analise exploratória relatadas por alunos representantes dessas comunidades e profissionais da educação de uma escola municipal onde os mesmos estão inseridos cuja finalidade de se obter informações preliminares para o planejamento de um futuro trabalho sobre a química nessas aldeias. Os dados coletados foram estudados, compilados e apresentados em forma de resultados e discussão. Para melhor entendimento, durante a apresentação dos resultados, as conversas serão designadas por: Sujeito, 1,2-representante Nanbiquara, Sujeito 3- representante do Vale do Guaporé.

Resultado e discussão

Pintura Durante a rodada de conversas os sujeitos (1,2 e 3) destacaram as plantas urucum, jenipapo e negramina utilizadas pelos povos indígenas dessa comunidade. Conforme diálogos com sujeitos (1 e 2) percebem-se que para eles, a pintura especifica para cada faixa etária e sexo, tem diversos significados, entre elas: pintam o corpo para fazer espantar os maus espíritos e insetos, guerra, caça, festas, ritual da menina moça, e outros. O sujeito (3) comentou que as pinturas são inspiradas pela natureza e seus elementos como animais, solo, água e a flora. O corpo nu é apenas matéria prima que a cultura utiliza para imprimir através de pintura, tatuagem de suas marcas (COSTA, 1985). Jesus, Lopes e Costa (2015) comentam que o grafismo e pintura no corpo geralmente são realizados pelos mais velhos, pois detém conhecimento pratico. Todos os sujeitos (1,2 e 3) informaram que no preparo das tintas são utilizados entre outros, produtos retirados da flora e destacaram o fruto do urucum e jenipapo. Justifica-se que o uso dos frutos do urucuzeiro e o do jenipapeiro, retirados em partes ou totalmente, pelo fato de abrigarem substâncias coloridas denominadas de pigmentos. (JESUS, 2015). Nas flores do urucum (Figura 02) o pigmento é extraído da camada externa das sementes da planta (Figura 03) sendo fonte do carotenoide bixina e norbixina (figura 04-a e b) responsáveis pelas tonalidades que variam do amarelo ao vermelho. A bixina representa mais de 80% dos carotenoides totais (GARCIA et.al.2012; FRANCO et al., 2002; STRINGHETA; SILVA, 2008, TSUWATÉ et al., 2017). Castro. et.al, 2009, comentam que a bixina apresenta coloração vermelha e é solúvel em óleo, enquanto a norbixina é um éster da bixina, solúvel em água de coloração amarela. A lipossolibidade da bixina é justificada por se encontar naturalmente na configuração cis e possuir grupos carboxílicos, sendo um deles um éster metílico. Ocorrendo a hidrólise alcalina do agrupamento metílico, obtém-se o sal hidrossolúvel da norbixina (SILVA, 2007). O procedimento informado pelos indivíduos (1, 2 e 3) para extração do pigmento contido no urucum segue as seguintes etapas: Após coleta dos frutos maduros os mesmos são macerados, espremido, adicionando água e coados. O liquido resultante é transferido para uma panela e levado ao fogo para engrossar o caldo e depois de engrossado, espera esfriar e transfere para um fraco que será utilizado nas pinturas. Quimicamente falando trata-se de um procedimento experimental onde inicialmente a amostra é tratada e a seguir preparada uma solução onde o soluto é o pigmento e a agua utilizada como solvente. Quando a solução é levada ao fogo a água evapora o que acarreta diminuição do solvente e consequentemente aumento da concentração, justifica-se dessa forma a fala dos sujeitos quando se referiram ao caldo engrossar. Os indivíduos 1, e 3 relataram que o método realizado para extrair o corante do jenipapo seguem as etapas: o fruto verde(figura 05 )é inicialmente colhido, cortado, retiram as sementes, onde a polpa é espremida e coado. Informaram que liquido obtido vai escurecendo(azulado) com o passar do tempo. Justifica-se quimicamente que no primeiro momento ocorre um processo de separação de mistura denominado filtração e no segundo a jenipina (figura 06) presente no fruto verde do jenipapo produz, pelo processo de oxidativo, ou seja, reação em presença do oxigênio, um corante com tom azul-escuro promovendo o escurecimento da polpa do fruto pela presença da jenipina(figura 07) oxidada. (JESUS, et.al.,2015). Alimentação Os sujeitos (1,2e3) nos revelaram que os indígenas se alimentam da caça, realizada pela geração mais velha, peixe e plantam diversas variedades de mandioca, banana, cara, batata doce, taioba, inhame, milho, cana, abacaxi, feijão, fava, e outros. Escolhem o local apropriado, que geralmente é mata fechada, para fazer a roça. Nessas lavouras não utilizam nenhum tipo de adubo e nem veneno, é tudo natural. Nas falas dos sujeitos 1e2 percebemos que a FUNAI(Fundação Nacional do Indio)os ensinaram a plantar arroz e abacaxi para serem comercializados no município vizinho, Vilhena/MT entretanto atualmente apenas comercializam pequi e artesanatos como: flechas, colares, brincos, prendedores de cabelo entre outros. Os sujeitos (1,2e3) ainda citaram que consomem sal, açúcar de cana e que alguns alimentos tradicionais são adquiridos nos mercado próximos. Ainda nos foi dito que raramente utilizam produtos industrializados e produzem farinha de mandioca de forma tradicional. Naturalmente, nas raízes e nas folhas de mandioqueiras são encontrados, entre outros, glicosídeos cianogénicos,sendo o principal a inamarina(figura 08). Esse composto, considerado defensor do vegetal, liberam uma enzima(linamarase) que decompõe a linamarina e levam à produção de ácido cianídrico( HCN). Araújo, 2008, faz um alerta sobre o risco à saúde ao consumir mandioca crua, uma vez que grupo cianeto presente na linamarina é altamente tóxico e em contato com o ferro da hemoglobina, pode causar desde moléstias simples, danos neurológicos e até óbito. Outro fato que nos chamou atenção quando os indivíduos 1 e 2 nos relataram a respeito do banho da menina moça que ocorre durante a 1ª mesnstruação das jovens adolescentes. Esse banho se dá através através da infusão de folhas de negramina. A negramina(Siparuna guianensis) possui uma vasta indicação etnobotânica e etnofarmacológica. Estudos do óleo essencial desta espécie têm identificado uma variedade de compostos voláteis, incluindo monoterpenos, sesquiterpenos, álcoois sesquiterpenos, cetonas alifáticas e ácidos graxos que variam em função do local em que foram identificados (ZOGHBI et al., 1998; VALENTINI et al., 2010; CASTELANI et al., 2006). Os banhos com a infusão das folhas durante a menstruação justifica-se por seu uso medicinal em tratamento de espasmos musculares, cefaleia, mal estar e inflamações, comuns durante essa fase do ciclo reprodutivo feminino (Valentini et al., 2010). Uma das substâncias responsáveis pelo alívio da cefaleia é a 2-undecanona (figura 09 ) identificada nas folhas de S. guianensis nos trabalhos de Viana et al. (2002), Fischer et al.(2005), Valentini et al.(2010) e Lourenço et al.(2018). Outra possível substância anti-inflamatória identificada nas folhas dessa espécie é o veridiflorol (Valentini et al. 2010) cuja fórmula estrutural é apresentada na Figura 10 no anexo. Higiene. Os sujeitos(1,2 e3) comentaram que em relação à higiene, banham no rio ou na torneira, usam creme e escova dental, sabonete e xampu, adquirem no comercio, calçados, vestidos, entre outros e as mulheres mais velhas fazem roupas tradicionais: saia e sutiã de buriti, bato de buriti e linha de tucum. As roupas são lavadas com sabão em barra, água sanitária e sabão em pó. Nessa fala consta-se que, influenciados pela cultura dos brancos, a cominidade indigena estudada perdeu muitos traços culturais. A mudança de hábito alimentar, bem como a forma de prepara-los, a má higiene oral, a falta fluoretação adequada na água contribuem para o aparecimento de doenças entre outras orais, como a cárie ( ARANTES et al. ,2005; ALVEZ FILHO, et al. 2014

figura 01 -05

A figura em anexo apresenta as imagens citadas no corpo do texto 01 - 05.

figura 06 -10

A figura em anexo apresenta as imagens citadas no corpo do texto 06 - 10.

Conclusões

Influenciados pela cultura dos brancos, o povo indígena, perdeu muitos traços culturais onde a química observada entre outros na alimentação, higiene, saneamento básico, saúde e vestuário sofreram interferência urbana Este trabalho foi importante para o nosso grupo de pesquisa, futuros professores de Química, uma vez que nos proporcionou a compreensão dos fenômenos da natureza relacionando aspectos culturais de povos indígenas com conhecimento científico. As abordagens educacionais baseados em relatos vivenciados pelos estudantes permiti um ensino de Química mais atraente. Muito se tem a pesquisar e explorar dessa forma, sugerimos a continuidade de trabalhos sobre a química nessas aldeias visto que o conhecimento artesanal químico pode ser fundamental nas trocas de experiências assegurando que a história, cultura e conhecimento cientifíco sejam compartilhados entre outros no espaço escolar.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, aos professores:Drª. Carla Maria Abido, MSc.Eliane Dias de Almeida, MSc. Luiz Both pelo apoio,doação de seu tempo e incentivo. Ao meu esposo Ade

Referências

ALMEIDA, A.J.M. et al. As práticas corporais e a educação do corpo indígena: a contribuição do esporte nos jogos dos povos indígenas. Rev. Bras. Ciênc. Esporte . vol.32, no.2-4, p.59-74, 2010.
ARANTES, Rui. Epidemiologia e saúde dos povos indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; Rio de Janeiro: ABRASCO, 2005 .
ALVES,P. F. et.al. Fatores associados a cárie dental e doença periodontal em indígenas na América Latina: revisão sistemática. Rev Panam Salud Publica,v.35 p.67-77,2014.
CAGNON, J. R.et al. Cultura de tuberosas amiláceas latinoamericanas .v. 2. Fundação Cargill ,São Paulo.2002.
CASTELLANI, D.C. et al. Produção do óleo essencial em catuaba (Trichilia catigua A. Juss) e negramina (Siparuna guianensis Aubl.) em função da época de colheita. Rev.Brasileira de Plantas Medicinais, v.8, p.62-5, 2006.
CASTRO, C. B. et.al.; Urucum, 2ª edição. Brasília, DF .Emprapa, 2009.
CHISTÉ ,R.C. et al. Quantificação de cianeto total nas etapas de processamento das farinhas de mandioca dos grupos seca e d’água. Acta Amazonica, v. 40,p: 221- 226, 2010.
COSTA, C.K. Estudo fitoquímico de Bixa orellana, Bixacea e aplicação de oleo em formulação cosmética, Curitiba, 2007. 98f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas), UFPR.
FISCHER, D.C.H. et al. Essential oils from fruits and leaves of Siparuna guianensis (Aubl.) Tulasne from Southeastern Brazil. Journal of Essential Oil Research, v.17, n.1, p.101-4, 2005.
FRANCO, C. F. O. et al. Urucum: agronegócio de corantes naturais. João Pessoa (PB): EMEPA, 2002.
FUNARTE. Instituto Nacional de Artes plástica. A arte e seus materiais: arte e corpo- pintura sobre a pele e adornos de povos indígenas brasileiro. Rio de Janeiro: FUNARTE, 108p, 1985.
GARCIA, C. E. R.et.al. Carotenóides bixina e norbixina extraídos do urucum (Bixa orellana L.) como antioxidantes em produtos cárneos. Ciência Rural. n. 8. v. 42. p. 1510-1517. 2012.
GIULIANO, G. et al. To dye or not to dye: biochemistry of annatto unveiled. Trends in Biotechnology, v.21, n.12, p.513-516, 2003.
HIGA,S.et.al. Formação da estrutura agrária dos municípios de fronteira a oeste brasileira com a Bolivia: O Mercosul e as regiões de fronteira .1ª ed. Rio de janeiro ,IPEA- Qualdade gráfica Editora, 2017,pg13-51.
JESUS, Y. L.; L. E. T.; C. E. V. Descobrindo as Ciências na Cultura Indígena: Pinturas Corporais. Rev. Curiá: Múltiplos Saberes, v. 1, p. 1-6, 2015.
_____. IBGE. Mato Grosso, Comodoro. Cidades@, 2015. Disponível em: cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=510330>.
LOURENÇO, A.M.; HADDI, K.;RIBEIRO, B.M.; et al. Essential oil of Siparuna guianensisas an alternative tool for improved lepidopteran control and resistance management practices. Scientific Reports, v.8, n.7215, p.1-13, 2018.
MARCOLINO, Vanessa A. Inclusão de bixina, curcumina e betanina em ciclodextrina para aplicação na indústria de alimentos. 2008. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia de Alimentos. Campinas, SP. 2008. Disponivél em:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/254748/1/Marcolino_VanessaAparecida_D.pdf .
MOURA, P. G.d., B.et.al.População indígena: uma reflexão sobre a influência da civilização urbana no estado nutricional e na saúde bucal. Rev. Nutrição, , v.23, n..3, p.459-465, 2010.
NASSAR, N.; Ortiz, R. Breeding cassava to feed the poor. Scientific American Magazine, v.5., p.78-82, 2010
RICARDO, B.; RICARDO, F. (Orgs.). Povos indígenas no Brasil, 2001-2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006.
SANTOS ,A.R.; F.I, F. Rev. Conexão Eletrônica. Três Lagoas, MS, v. 13 , n 1 , 2016.
SILVA, D. B.et.al. Jenipapo.. In: Frutas nativas da região Centro-Oeste do Brasil.. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2016, v. , p. 228-236.
SILVA, P. I. Métodos de extração e caracterização de bixina e norbixina em sementes de urucum (Bixa orellana L.). 145 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.
SORNTOTHA, S. et al. An eficiente treatment for detoxification processo f cassava starch by plant cell wall-degrading enzymes. Journal of Bioscience and Bioengineering,. Pg. 1-9,2010.
STRINGHETA P. C.; SILVA P. I. Pigmentos de urucum: extração, reações químicas, usos e aplicações, Viçosa: Suprema, 2008.
TIRONI ,L. F.; UHLMANN, L.; STRECK ,N., A. Desempenho de cultivares de mandioca. Bragantia, Campinas, v.74, n. 1, p.58-66, 2015.
TSUWATÉ, V.T.; LEÃO, M. F. Descrição do preparo do corante e das diversas utilizações do urucum pelo povo xavante . Rev. Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 9, n. 4, p. 77-93, 2017.
VALENTINI, C. M. A.et al. Variação anual do rendimento e composição química dos componentes voláteis da Siparuna guianensis Aublet. Quimica Nova, v. 33, p.1506-150, 2010.
VIANA, F.A. et al. Essential oil of Siparuna guianensis Aublet from the Amazon Region of Brazil. Journal of Essential Oil Research, v.14, p.60-2, 2002.
ZOGHBI, M.G.B., ANDRADE, E.H.A,; SANTOS, A. S.; et al. Essential Oils of Siparuna guianensis Aubl. Journal of Essential Oil Research, v.10, p.543-6, 1998.


Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ