O USO DE RECURSOS MULTIMÍDIAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, G.A. (UFAM - IEAA) ; Santos, J.C. (UFAM - IEAA) ; Wagner, C. (UFAM - IEAA) ; Ferreira, D.N. (UFAM - IEAA) ; Souza, D.B. (UFAM - IEAA) ; Bezerra, F.A. (UFAM - IEAA) ; Ramos, K.F. (UFAM - IEAA) ; Beleza, R.M. (UFAM - IEAA) ; Meotti, P.R.M. (UFAM - IEAA)

Resumo

As inovações tecnológicas chegaram até a educação sendo consideradas um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento do ensino, tendo como objetivo apresentar recursos multimídias como método pedagógico e auxilio didático ao professor, com o enfoque no Google Sala de Aula e Khan Academy. O projeto foi realizado com 02 turmas do 1º ano do ensino médio de Humaitá-AM, onde foi aplicado um questionário buscando averiguar as percepções e o desempenho dos alunos. Os resultados apontam que o desempenho dos alunos com o uso dos recursos multimídia no ensino prevalece sobre aos que não usam, despertando o interesse e a motivação dos alunos. Assim, o uso dos recursos multimídia atenderam como métodos alternativos e auxilio didático ao professor, melhorando a qualidade do ensino de Química.

Palavras chaves

educação; Química; tecnologias

Introdução

As inovações tecnológicas são de suma importância no processo ensino-aprendizagem nas escolas, promovendo cada vez mais interatividade, mobilidade e velocidade, no que diz respeito ao ensino interativo e não linear. Sendo assim, é difícil pensar em um processo de ensino-aprendizagem que não integre os recursos tecnológicos e a prática educativa. A implantação de tecnologias como recursos multimídias em sala de aula vem sedo um dos maiores meios de estudos que complementam o desenvolvimento dos alunos, visando ter novos conhecimentos que possam dinamizar as aulas e analisar conteúdos complementares, podendo incentivar as escolas e professores a considerar o aparelho celular, tabletes e computadores, como um meio de desenvolvimento no ensino de química. Através destes recursos o ensino se torna mais interativo e facilitador por meios de novos materiais que possam auxiliar seu conhecimento e na aproximação com a ciência (VALVERDE e VIZA, 2006). A crescente interação entre professor e aluno vem ganhando destaque a partir da expansão da internet, surgindo os chamados ambientes virtuais voltados para a aprendizagem em que caracterizam com o propósito de mediar a aprendizagem perante o uso de recursos digitais, propiciando aos alunos conhecimento diferenciado e dinâmico (BARÃO, 2006; GIORDAN, 2008). Há inúmeras barreiras a serem quebradas para a implantação das tecnologias no ensino, como a falta de software de boa qualidade, de boa ação pedagógica e a falta de preparo de professores mediante as tecnologias necessárias (MORAIS, 2006). Assim, o presente projeto teve como objetivo apresentar tecnologia como método pedagógico e auxilio didático do professor, com o enfoque em implantar a multimídia como recursos didáticos no ensino de química.

Material e métodos

O presente projeto foi realizado com 02 (duas) turmas do 1º ano do ensino médio com aproximadamente 30 (trinta) alunos na primeira turma e 35 (trinta e cinco) na segunda turma da Escola Estadual Governador Plinio Ramos Coelho do município de Humaitá-AM. A ideia central foi na disponibilização dos recursos multimídias Plataforma Khan Academy e Google Sala de Aula com a temática abordada no momento da execução foi a “Separação de misturas”, para a aplicação no âmbito escolar, de acordo com a aprovação da escola e instituição. Todos os conteúdos foram selecionados e avaliados previamente pelo os autores e pela aprovação do professor. Assim, teve a importância do estudo do plano de aula e do plano de ensino para o planejamento do uso das multimídias, com o intuito de proporcionar conteúdos auxiliares aos alunos e complementar ao assunto do momento, também para que o professor tivesse a monitoria de todo o processo de ensino disponibilizado. Cada aluno teve sua senha de acesso e foi instruído a manusear. Foi selecionada 01 (uma) turma em que foi empregado os recursos multimídias e 01 (uma) turma em que não foi empregado estes recursos, para então contabilizar o desempenho dos alunos durante o tempo da abordagem da temática, por meio de observações e questionários, que contavam com 10 (dez) questões subdivida em 03 (três) questões objetivas teóricas: Q1–Quais os tipos de misturas?; Q2–Uns dos métodos de separação de misturas são?; Q3–A preparação de um chá utilizando os já tradicionais saquinhos envolve que tipo de separação até o preparo? e 07 (sete) questões discursivas sobre cotidiano e multimídias, sendo aplicada para ambas as turmas, com as devidas autorizações da escola e consentimento dos alunos e professor.

Resultado e discussão

Seguindo as metodologias em sala de aula com e sem a presença dos recursos multimídias, através das observações e aplicação do questionário, consta que nas perguntas discursivas as multimídias utilizadas neste trabalho ainda eram poucas conhecidas, mas com potencial, que geralmente o professor utiliza tecnologias durante a aplicação de conteúdo. Os alunos estão conectados a diversas formas de tecnologias frequentemente em seu dia a dia, e isso pode ser tratado como uma maneira de aproximar a educação, como também é a principal forma de pesquisas dos alunos, e por meio da internet, os professores estimulam a realizar pesquisas. Por meio dos comentários dos alunos pode-se verificar que os recursos multimídias e as tecnologias podem ser empregadas no aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem e a sua falta é prejudicial a educação. Por meio das análises dos dados as principais contribuições das aulas com recursos multimídias foram: promoveram a motivação e interação, diversificaram as aulas, favoreceram a compreensão dos conceitos, experimentação e contextualização, e bem como, auxiliaram na apropriação de conhecimentos. Foi possível afirmar estatisticamente que nas perguntas objetivas da temática separação de misturas, os alunos que tiveram o melhor desempenho foram na turma em que teve a implantação das multimídias, correspondendo a 89,13% de acerto, enquanto que na segunda turma 64,76% obtiveram acerto, conforme é observado no gráfico 01 das perguntas com mais acertos e erros. DALLACOSTA et al., (1998) e MORAN (2003) em seus estudos constataram a motivação despertada perante os usos dos recursos multimídias e também promovem a visualização de alguns conceitos de química, visto que essa é uma disciplina com muitos conteúdos microscópicos, abstratos e de difícil entendimento

Gráfico 1 – Questões objetivas sobre Separação de misturas.

Fonte: Organizado pelo pesquisador, 2018. É apresentado dados de acerto e erro de 03 (três) perguntas teóricas para as turmas com e sem multimídias.

Conclusões

As aulas que tinham o apoio tecnológicos do Khan Academy e Google Sala de Aula obterão resultados melhores comparada as aulas que não tiveram o apoio desses recursos multimídias. Desse modo, apresentou-se como metodologias alternativas para serem adotadas no ensino de Química, em que esses recursos multimídias foram relevantes para ensino-aprendizagem. Assim, concluímos que o uso dos recursos multimídia neste ensino atenderam as necessidades encontradas dentro da sala de aula, dando auxilio didático ao professor, melhorando a qualidade do ensino, e despertando a motivação dos alunos.

Agradecimentos

Referências

BARÃO, A. M. C. Ensino de Química em Ambientes Virtuais. Universidade Federal do Paraná, 2006. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1702-8.pdf >. Acesso em: 10 junho 2018.

DALLACOSTA, A.; FERNANDES, A. M.R.; BASTOS, R.C. “Desenvolvimento de um software educacional para o ensino de química relativo à tabela periódica”. IV Congresso RIBIE, Brasília 1998. Disponível em: >http://www.url.edu.gt/sitios/tice/docs/trabalhos/160.pdf< Acesso em: 15 junho 2018.

GIORDAN, M. Computadores e Linguagens nas Aulas de Ciências: Uma Perspectiva Sociocultural para Compreender a Construção de Significado. ed. 1, 2008.

MORAIS, C. S. L. ““+ Química Digital” Recursos Digitais no Ensino da Química: Uma Experiência no 7° Ano de Escolaridade”. Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, 2006. Dissertação de Mestrado.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias auditivas e temáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. As Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 6 ed. São Paulo: Papirus, 2003.

VALVERDE, G. J.; VIZA, A. L. Uma revisión histórica de los recursos didácticos audiovisuales e informa em la enseñanza de La química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol.5, nº1, 2006.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ