CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DA UFPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE NA ESCOLA AVERTANO ROCHA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Fernandes, K.C.M. (UFPA) ; Dantas, K.G.F. (UFPA)

Resumo

Este trabalho relata algumas das atividades e ações realizadas no âmbito da Escola Estadual Avertano Rocha, instituição da rede pública de ensino. Destacam-se, duas sequências de atividades realizadas pelos bolsistas, a primeira foi intitulada como “Um passo para Ciência” que conduziu o primeiro contato dos alunos com o método científico. A posteriori foi aplicado a “Atividades dinâmicas como ferramentas complementares ao ensino de Tabela Periódica”, sendo proposta com o intuito de sanar as dificuldades dos alunos no entendimento e compreensão do assunto abordado. Os resultados mostraram que houve contribuições tanto para à formação do educando quanto para o futuro professor, o que demonstra a importância do programa da CAPES para educação no Brasil.

Palavras chaves

PIBID; Formação ; Ensino-aprendizagem

Introdução

No contexto sobre a formação inicial dos professores de Química, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência – PIBID é voltado para a formação inicial dos licenciandos, inserindo-os no âmbito escolar da rede pública de ensino, com o intuito de elevar tanto a qualidade da formação dos futuros professores, a partir da experiência do magistério, quanto à aprendizagem significativa do aluno da educação básica, logo, o programa da CAPES busca, sobretudo, aproximar dois lados antagônicos: a escola e a universidade. Segundo Stanzani (2012) e Piratelo (2013) o PIBID é um importante espaço para o incentivo à formação de professores, corrigindo as lacunas deixadas na graduação. Com este incentivo os bolsistas do subprojeto Química/campus Belém da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram inseridos ao programa atuando na Escola E. E. F. e Médio Avertano Rocha, situada no distrito de Icoaraci em Belém-PA, onde os mesmos em contato com o cotidiano escolar foram protagonistas de atividades e ações desenvolvidas com o intuito de fomentar a aprendizagem significativa, proporcionando a compreensão e ampliação de conceitos lecionados. Portanto, este trabalho trata de um relato de experiência, onde é destacado duas sequências de atividades vividas, a primeira intitulada como “Um passo para ciência” que ocorreu em 2016, que foi idealizada de maneira que possibilitasse ao aluno uma nova compreensão da química por meio de experimentos vinculando o método científico em sua formação. A posteriori, em 2017, aplicamos o conjunto das três atividades denominadas de “Atividades dinâmicas como ferramentas complementares ao ensino de Tabela Periódica”, onde seu objetivo foi encontrar uma alternativa didática que contribuísse significativamente com o ensino-aprendizagem deste conteúdo.

Material e métodos

Um passo para ciência foi realizado com 160 alunos do ensino médio, sendo duas turmas de 1º ano e duas turmas de 2º ano, dos turnos matutino e vespertino, com, aproximadamente, 40 alunos em cada turma. Primeiramente, a metodologia utilizada foi dividir a turma em grupos, os quais foram designados a realizarem um levantamento bibliográfico como tarefa para casa, pesquisando a respeito do método científico e um experimento químico que pudesse ser realizado com materiais alternativos. Sendo que o experimento escolhido devesse ser demonstrado e explicado pelos próprios alunos para professora de Química Mirancleide Carneiro (supervisora PIBID) e aos bolsistas, para ao final do projeto ser apresentado em uma Mostra Científica. Em 2017, nas turmas de 1º ano do ensino médio, a professora iniciou o assunto sobre a Tabela Periódica. Mediante isso, os alunos bolsistas, aplicaram as Atividades dinâmicas como ferramentas complementares ao ensino sobre a Tabela Periódica, em duas aulas, com hora/aula de 45 minutos cada. As atividades foram impressas em uma pequena apostila de três folhas. Para sua realização, foi solicitado que os alunos formassem duplas, sendo que cada uma delas tivessem uma Tabela Periódica em mãos para solucionar as atividades propostas. Os alunos foram avaliados por meio da participação na resolução das atividades intituladas de: “Conhecendo a Tabela Periódica”, “Propriedades dos elementos químicos” composta por duas atividades lúdicas (caça-palavras e charada química) e, por última, a “A cruzadinha” permitindo que os alunos descubram quais elementos químicos estão presentes em várias situações do cotidiano.

Resultado e discussão

A escola Avertano Rocha foi significativamente importante para os bolsistas do PIBID, pois foi através dela que se teve a oportunidade do primeiro contato com o cotidiano escolar diferente do estágio obrigatório supervisionado. Foi desafiador encarar a realidade escolar e promover a aprendizagem, em meio aos obstáculos de uma escola pública. Quando os bolsistas PIBID Química foram atuar nesta escola se depararam com dois turnos antagônicos: a) As turmas do turno matutino, sendo compostas por alunos, em sua maioria, não repetentes, com aproximadamente, 98% de frequências nas aulas e com grande entusiasmo e participação; b) As turmas do turno vespertino, sendo totalmente o inverso da primeira. Dessa forma, o turno da tarde, necessitou de uma maior intermediação no ensino. A realização do projeto “Um passo para ciência” culminou em uma Mostra Científica e, neste desfecho final, percebemos o quanto foi significativo à atuação deste projeto para a formação do aluno. Cabe destacar a qualidade das apresentações dos grupos (Figura 1) onde cada integrante se posicionou como um verdadeiro químico. Foi notado também que os alunos foram cautelosos durante as apresentações dos experimentos, para que a comunidade escolar os entendessem. Outra contribuição para a formação docente foi através da aplicação das três atividades complementares sobre a Tabela Periódica (Figura 2). Os jogos deram oportunidade para diversão, interatividade e uma revisão dos conceitos lecionados sobre a Tabela Periódica. Sobretudo, as atividades lúdicas proporcionaram uma melhor assimilação destes conceitos para grande parte dos alunos, uma vez que eles perceberam o contexto que a Química tem com o cotidiano e passaram, portanto, a ver significado do que está sendo aprendido.

Figura 01



Figura 02



Conclusões

O subprojeto do PIBID Química UFPA contribuiu para a formação dos bolsistas que atuaram na escola Avertano Rocha, oportunizando experiências no contato prévio entre aluno e futuro professor, sendo que essa inserção no cotidiano escolar foi significativa para o magistério, nos possibilitando criar, ensinar, formar enquanto somos formados. Portanto, o PIBID contribuiu e também vem contribuindo, para a formação do discente em muitas escolas públicas do Brasil e na escola Avertano Rocha não foi diferente, na medida em que, o ensino-aprendizagem foi estabelecido pelas atividades propostas a eles.

Agradecimentos

À CAPES e à Escola Avertano Rocha.

Referências

PIRATELO, M. V. M. Um estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL – licenciatura em Física. 2013. 140f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2013.
STANZANI, E. de L. O Papel do PIBID na Formação Inicial de Professores de Química na Universidade Estadual de Londrina. 2012. 86p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2012.

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