ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA QUÍMICA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CAXIAS/MA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Soares, M. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO -IFMA CAMPUS CAXIAS) ; Lopes, J. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO -IFMA CAMPUS CAXIAS)

Resumo

No espaço acadêmico o estudo da História da Ciência é difundido de forma modesta, especificadamente no ensino de Química, onde conceitos científicos são apenas descritos sem a essência da historicidade e o seu papel na construção dos conceitos científicos que certamente facilitariam a compreensão do conteúdo ministrado. Este trabalho é um estudo de caso sobre a atual situação da abordagem da História da Química em escolas na cidade de Caxias/MA. Utilizou-se como instrumento de investigação questionários e entrevistas sobre o tema em questão e por meio destes constatou-se que não é dada a devida relevância na formação acadêmica dos profissionais, os docentes abordam de forma superficial e descontextualizada de modo a deixar de lado importantes reflexões sobre este tema.

Palavras chaves

História; Química; Ensino

Introdução

A contextualização histórica contribui para o entendimento dos conceitos científicos, com propósito de compreender a origem dos problemas, as hipóteses, as práticas experimentais e a quebra de paradigmas, abandonando as velhas ideias em favor das novas, esclarecendo que a ciência não é um acúmulo de ideias e sim uma desconstrução destas, permitindo ao alunado um contato mais agradável com a ciência que estuda.Nesse contexto, a disciplina de Química assim como a de História é um exemplo de acontecimentos que devem ser apresentados aos discentes para fazê-los interagir melhor com os conceitos científicos. O trabalho tem como objetivo, analisar qualitativamente como é abordada a História da Química em escolas do ensino médio da cidade de Caxias/MA,investigar se existem intervenções voltadas para a abordagem do tema nas aulas e compreender o atual quadro do ensino deste tema nas aulas de química. Justamente pelo fato dos alunos não refletirem sobre a natureza, origem e contexto histórico da Química no desenvolvimento da sociedade, de modo a perder a capacidade de refletir a Química de forma holística e humanística. Dessa maneira, utilizar o passado como uma ferramenta para a compreensão do presente pode ser uma alternativa pedagógica eficaz na busca de tornar as aulas de Química mais estimulantes e desafiadoras para os alunos. Por isso esse estudo de caso vem esclarecer como está sendo trabalhado o ensino da história da química pelos docentes, e entender quais são as dificuldades envolvidas, e saber se existe algo no plano pedagógico dessas instituições que reiteram a importância da história da química no currículo dos alunos.

Material e métodos

A pesquisa aconteceu no mês de junho do ano de 2018 em quatro (4) escolas de Educação Básica do município de Caxias/MA, sendo uma das escolas pertencente à rede pública federal de ensino e as outras três são da rede pública estadual de ensino. As instituições escolares se localizam em diferentes regiões da cidade, onde todas contemplam o Ensino Médio regular.Com o objetivo de investigar qualitativamente como é abordada a História da Química pelos professores, foram aplicadas questionário e entrevista. Essas entrevistas ocorreram após a resolução do questionário escrito pelo o docente, nas entrevistas cada questão foi discutida e esclarecida registrando assim posteriormente as falas dos docentes. Desta forma, possibilita-se uma maior fidedignidade à coerência dos dados da pesquisa em relação à análise dos resultados, comunicando os significados presentes nas categorias elencadas durante a análise, assim discutindo e expondo os resultados da investigação.Quanto aos livros didáticos foi realizada uma análise qualitativa visando saber se os livros utilizados pelos mesmos abordam a História da Química.

Resultado e discussão

Segundo Fernandes e Porto (2012), a História da Química tem como objetivo oportunizar o aluno a compreender o surgimento e o avanço científico, bem como, ser capaz de refletir sobre a natureza da Ciência, de maneira a compreender as diferentes filosofias defendidas pela Humanidade. Desta forma, possibilita-se uma compreensão mais crítica e holística dessa Ciência. Quando questionados sobre a esse tipo de contextualização favorecer o aprendizado dos alunos, os docentes entrevistados em sua maioria responderam que utilizar a História da Química nas aulas, propicia aos alunos uma compreensão significativa sobre a origem da Química como Ciência. Grande parcela dos pesquisados, responderam que entendem ser importante para o aluno o conhecimento histórico da Química, embora os professores tenham consentimento da importância da história da química para contextualização da ciência, os mesmos relatam que os livros didáticos fazem pouca relação do contexto histórico da ciência dentro dos conteúdos. Todos os professores são a favor desta contextualização, As respostas dos professores condizem com outras pesquisas (SCHEID, 2013; MARTORANO; MARCONDES, 2012) visto que, os pesquisados entendem que a História da Química tem importância no processo de ensino- aprendizagem. Constata-se a partir desse levantamento que de alguma forma o ensino da história da química é sim negligenciado levando ao alunado menos interesse na química e consequentemente na ciência.

Conclusões

Percebeu-se na pesquisa que os docentes abordam de forma superficial a História da Química, na maioria das vezes de forma descontextualizada e de modo a deixar de lado importantes reflexões sobre este tema. Observou-se na análise dos livros didáticos, que os materiais e conteúdos sobre a História da Química costumam ser apresentados de forma superficial, minimizando as discussões sobre a natureza da Química. Desta forma, enfatiza-se, a necessidade de motivar a formação de docentes com experiência nesta área, visto que está presente nos parâmetros nacionais do Ensino de Química no país.

Agradecimentos

Ao instituto federal do Maranhão- IFMA- Campus Caxias.

Referências

FERNANDES, M. A. M; PORTO, P. A.; "Investigando a presença da história da ciência em livros didáticos de Química Geral para o ensino superior", Química Nova, 35 (2012), 420 - 429.
LAMBACH, Marcelo; MARQUES, Carlos Alberto. A construção histórica e o ensino do conceito de substância: Implicações dos diferentes estilos de pensamento para a Química. In: PEDUZZI, Luiz O. Q; MARTINS, André Ferrer; FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino, Natal: EDUFRN, 2012.

MARTORANO, S. A. A; MARCONDES, M.E.R. Investigando as ideias e dificuldades dos professores de química do ensino médio na abordagem da história da química; Volume 6, 2012 – pp. 16-31.


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