O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE JURUTI-PA SOBRE ALGUNS CONTEÚDOS DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.O. (UFOPA) ; Alves Junior, F.A.P. (UFOPA) ; Silva, R.C. (UFOPA)

Resumo

Neste trabalho verificamos os conhecimentos prévios dos alunos do ensino médio da cidade de Juruti-PA acerca de alguns conteúdos de química. A pesquisa foi realizada com 39 alunos matriculados no curso preparatório ENEM-CJur. Os resultados sinalizam que 56% e 28% dos alunos não estudaram o conteúdo de estequiometria e eletroquímica, respectivamente. Percebemos, também, que apenas 48,7% dos entrevistados avaliam seu conhecimento na disciplina de química como razoável.

Palavras chaves

Ensino médio; ENEM; Ensino de química

Introdução

Os conhecimentos prévios advêm das relações que o sujeito estabelece ao longo da vida, de acordo com o seu meio social e cultural (FEIJÓ e DELIZOICOV, 2016). Grande parte das escolas continua somente repassando conteúdos de forma fragmentada sem qualquer associação com o cotidiano do aluno e também esquece que o aluno já tem um conhecimento prévio (STRUGINSKI, 2018).Para tornar a aprendizagem mais efetiva, os professores deveriam planejar suas lições levando em consideração tanto a forma como os alunos aprendem como os conceitos prévios que trazem (JÓFILI, 2002). Estudar Química tem sido, nas últimas décadas, motivo de preocupação devido aos resultados negativos dos instrumentos de avaliação oficiais – Vestibular, ENEM, ENADE e outros (QUADROS et al., 2011).O ENEM surgiu em 1998 com a função de avaliar o ensino médio, mas que hoje acumula a tarefa de selecionar alunos para universidades federais do País. O aluno que acabou de sair do Ensino Médio acaba ingressando em curso preparatório a fim de trabalhar seu rendimento que ainda é insuficiente para a aprovação no Ensino Superior. Diante do exposto, analisar o conhecimento prévio alunos, e ainda, verificar quais conteúdos necessitam de uma maior atenção na preparação e metodologia da aula é essencial para uma aprendizagem significativa. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar o conhecimento dos alunos do ensino médio sobre alguns conteúdos da disciplina de química com a finalidade de trabalhar os assuntos com baixo índice de conhecimento.

Material e métodos

O estudo foi realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio que foram selecionados para o curso preparatório para o ENEM vinculado ao projeto de extensão da UFOPA campus Juruti- PA, tendo como sujeitos 39 alunos. A coleta de dados foi realizada no primeiro dia de aula do curso preparatório. O levantamento de dados foi realizado através de questionário fechado. Os alunos foram convidados a participarem da pesquisa de forma voluntária, não sendo necessária a sua identificação no questionário, sendo assim, respeitando sua privacidade. O questionário foi elaborado usando as seguintes questões: 01) Como você avalia seu conhecimento para os assuntos de química? a-Teoria atômica, b-Ligações químicas, c- Equilíbrio químico, d-Estequiometria, e-Eletroquímica, f-Soluções, g-Funções Orgânicas. Para cada assunto, as alternativas de respostas foram: Muito ruim; Ruim; Razoável; Bom; Muito Bom; Não estudei. 02) Considerando as aulas de química: a) Você já teve aulas práticas (em laboratório) de química? b) Você já teve aula prática de química em sala de aula?. As alternativas de respostas foram: Nunca; Em algumas aulas; Na maioria das aulas; Em todas as aulas. 03) O uso de laboratório auxiliaria no seu aprendizado de química? Discordo totalmente; Discordo; Concordo ou Concordo totalmente. 04) Como você classifica seu conhecimento em Química? Bom; Razoável, Fraco ou Nenhum.

Resultado e discussão

Na primeira questão envolvendo alguns assuntos de química, constatamos que 56% e 28% dos alunos responderam que não estudaram o conteúdo de estequiometria e eletroquímica, respectivamente. O resultado dessa análise está apresentado no gráfico 01.Para responder à segunda questão de estudo, ou seja, em relação as aulas práticas de química, 74% dos alunos tiveram em algum momento do seu ensino, práticas em sala de aula. Enquanto 10% dos entrevistados tiveram aulas práticas dentro de um laboratório de química. Esse resultado vem de frente com a situação atual das escolas públicas no município de Juruti-PA, que ainda, não apresentam laboratórios específicos para o ensino de química experimental, porém, as aulas práticas em sala de aula quando possível permite ao aluno o contato com simulações, propiciando uma reflexão diante de procedimentos e resultados (NASCIMENTO et al., 2013). Na questão 03, percebemos que os alunos compreendem a importância do ensino de química atrelado aos experimentos, pois somados os 35,9% que concordam e os 61,5% que concordam totalmente, um total de 97,4% acreditam que o uso de laboratório auxiliaria no seu aprendizado. A aula prática é uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não científicas. Além disso, contribuem para despertar o interesse pela ciência (MACÊDO et al., 2010). Quando questionados acerca do seu conhecimento em relação a disciplina química, 48,7% dos alunos classificaram seu conhecimento como razoável, enquanto 20,5% dos alunos avaliam seu conhecimento em química como fraco.

Gráfico 01

Nível de conhecimento dos alunos.

Conclusões

A percepção sobre o que o aluno sabe ou não sabe, é um ponto de partida para o professor direcionar sua metodologia de ensino e aprendizagem. Observa-se pela análise do nível de conhecimento dos entrevistados que alguns conteúdos de química necessitam de uma nova abordagem. Por fim, salientamos que o posicionamento dos alunos nas questões apresentadas ainda merece outras investigações a fim de comprovar seu conhecimento. Muitas vezes o aluno estudou o conteúdo, mas não aprendeu de forma significativa.

Agradecimentos

PROPIT-UFOPA

Referências

JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas, n. 2, 2002. Disponível em: http:// www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7560/7560.PDF
FEIJÓ, N.; DELIZOICOV, N. C.; Professores da educação básica: conhecimento prévio e problematização. Revista Retratos da Escola, v. 10, n. 19, 2016.
STRUGINSKI, A. Química na formação do cidadão – compreendendo tópicos de química para se tornar um cidadão mais crítico. 2018. Disponível em: http://diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1881-8.pdf
QUADROS, A. L.; SILVA, D. C.; ANDRADE, F. P.; ALEME, H. G.; OLIVEIRA, S. R.; SILVA, G. F. Ensinar e aprender Química: a percepção dos professores do Ensino Médio. Educar em Revista, n. 40, 2011.
NASCIMENTO, D. B.; LIMA, E. C. C.; MOREIRA, G. A. F.; ROMERO, J. H. S.; SILVA, V. G. D. Desafios para a docência em química: Teoria e Prática. São Paulo: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013.
MACÊDO, G. M. E.; OLIVEIRA, M. P.; SILVA, A. L.; LIMA, R. M. A utilização do laboratório no ensino de química: facilitador do ensino – aprendizagem na escola estadual professor Edgar Tito em Teresina, Piauí. CONNEPI, 2010. Disponível em: http://www.congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/view/1430/492

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