A PRÁTICA PEDAGÓGICA E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO PARÁ

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, J.L.B. (UEPA) ; Terra, I. (UEPA) ; Santiago, J. (UFPA) ; Donza, V. (UEPA) ; Santos, A. (UEPA) ; Ramos, Y. (UEPA) ; Brito, M. (UEPA) ; Caroline, N. (UEPA) ; Paulo, L. (UEPA) ; Felipe, M. (UEPA)

Resumo

Neste trabalho são apresentados os resultados de uma pesquisa que descreve as práticas pedagógicas utilizadas por docentes da disciplina de Química em duas escolas públicas de ensino médio,com ênfase nos problemas enfrentados quanto a estrutura do ambiente escolar e os recursos metodológicos da disciplina. Foram consultados dois professores do município de Moju que fazem parte do Sistema modular de Ensino (SOME), e dois do município de Belém, no Estado do Pará.A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário com cinco perguntas abertas.O trabalho observou uma tênue semelhança na prática pedagógica de cada professor na sua zona de atuação, no entanto, as dificuldades foram distintas caracterizadas por termos pedagógicos, didáticos e a falta de ambiente escolar qualificado.

Palavras chaves

Práticas Pedagógicas; Docentes; Dificuldades no Ensino

Introdução

A formação inicial e continuada do professor é muito importante, porém uma ava-liação em relação às mínimas condições de trabalho do profissional docente é imprescindível para o desenvolvimento da prática pedagógica. Sendo assim, o professor deve adequar as condições disponíveis no ambiente escolar de acordo com as necessidades dos alunos, e o professor precisam estar em constante busca por alternativas metodológicas inovadoras já que “aprender significa sofrer transformações, passar de um estado para outro; do estado de conhecimento parcial para um estado de conhecimento profundo” (RIGON, 2010). Sob esta ótica, o objetivo deste trabalho foi analisar a realidade do ambiente escolar de quatro professores de duas escolas públicas do Estado do Pará, tendo como enfoque a relação entre a infra-estrutura disponível na escola e as principais metodologias utilizadas, bem como as dificuldades enfrentadas em sua zona de atuação. Após análise das entrevistas com os professores foi notório que a precária infra-estrutura básica das escolas, falta de materiais e livros didáticos, computadores e internet para desenvolver as tecnologias da informação - TIC's, bem como laboratório precário e sem reagentes, dificultam a boa atuação do professor, e mesmo sendo usado algumas metodologias alternativas, como aulas práticas simples relacionada a vida cotidiana, tais ferramentas são pouco eficientes para que o conhecimento seja repassado e compreendido de forma satisfatória e garantir o ensino e aprendizagem na disciplina de Química.

Material e métodos

Para a realização desta pesquisa foi realizado um estudo documental, exploratório e qualitativo, onde de acordo com Moraes (2003): a pesquisa qualitativa pretende aprofundar a compreensão dos fenômenos que investiga a partir de uma análise rigorosa e criteriosa desse tipo de informação, isto é, não pretende testar hipóteses para comprová-las ou refutá-las ao final da pesquisa; a intenção é a compreensão. Para tanto foi realizado uma coleta de dados in loco, utilizando-se de entrevistas dialogadas e um questionário a fim de nortear as perguntas para quatro professores de Ciências Naturais com habilitação em Química, dos quais dois atuam na área rural, ministrando aulas no Sistema Modular de Ensino – SOME, na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Enestina Pereira Maia, localizada na Rua da Saudade, no município de Moju – PA; e dois que atuam no sistema regular de ensino, porém da área urbana, na Escola Estadual Paes de Carvalho, localizada em Belém – PA, tal pesquisa foi realizada em maio de 2018. O questionário continha cinco perguntas abertas dentre quais foi levado em consideração as a infra- estrutura disponível para a realização das práticas pedagógicas e as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes para o ensino e aprendizagem em Química dos alunos das escolas citadas nas cidades de Moju e Belém; os professores serão representados por letras do alfabeto, a fim de preservar suas identidades. A partir dessas informações foram analisadas as opiniões e contrapontos na visão dos docentes sobre as suas áreas de atuação.

Resultado e discussão

Os professores da Escola Enestina Pereira afirmam que a dificuldade encontrada para envolver os alunos nos assuntos de Química está na falta das TIC's e nos livros didáticos para auxilia-los nas aulas; como destaca os professores A e B: Além da teoria, trabalhamos com experimentos simples com os alunos, como o preparo de um bolo, mostrando a química que utilizamos no dia a dia muitas vezes passa despercebida,mas, a maior dificuldade entre é não temos infra- estrutura e as TIC's como ferramenta para ajudar nos trabalhos como reforço nas aulas e muitos não tem nem livro didático (Professores A e B, município de Moju, 2018). Nesta compreensão (Satyro e Soares, 2008) nos ensina que não é possível falar de infra-estrutura escolar sem falar sobre os insumos, pois: Insumos escolares são entendidos como infra-estrutura: número médio de alunos por turma,docentes com formação superior, construção e melhoria das dependências da escola, existência de biblioteca ou sala de leitura e outros aspectos positivos. Apesar do ensino urbano obter vantagens quanto a estrutura no âmbito educacional, professores da Escola Paes de Carvalho disseram que uma das dificuldades é o manuseio errado das TIC's na sala de aula, como afirmam os professores C e D: Buscamos conciliar os fenômenos químicos com o cotidiano dos alunos utilizando experimentos simples, mas as TIC's (celulares, tablets etc) são um problema, pois não conseguimos associar estes com a educação para envolver os alunos na aula(Professores C e D município de Belém, 2018). Para (Imbérnom, 2010): Para que o uso das TIC signifique uma transformação educativa que se transforme em melhora, muitas coisas terão que mudar. Muitas estão nas mãos dos próprios professores, que terão que redesenhar seu papel e sua responsabilidade na escola.

Conclusões

As práticas pedagógicas se assemelham quando se tratam de buscar meios para que o conhecimento seja repassado de forma objetiva,porém, as dificuldades mostram disparidades, pois, por obterem poucos recursos didáticos os professores e alunos da área rural são os mais prejudicados, pois esses possuem um ambiente precário, haja vista que, os recursos tecnológicos (TIC’s) são fundamentais para a aprendizagem, sem essa ferramenta os estudantes precisam buscar conhecimento através dos livros didáticos que por vezes nem este eles possuem. A educação pública pede melhorias estruturais e econômicas.

Agradecimentos

Ao CNPq pelo apoio financeiro e concessão de bolsas. Ao meu noivo que me ajuda na caminhada docente e todos os demais colegas.

Referências

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
RIGON, M. Prazer em aprender: o novo jeito da escola. Curitiba: Kairós, 2010.
SATYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: IPEA, 2007.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ