ESCALADA QUÍMICA: JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO BÁSICO DO ENSINO DA QUÍMICA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Moura, A.R.F. (UECE) ; Maia, S.S.V. (UECE) ; Cavalcante, T.R. (UECE) ; Albuquerque, V.R.P. (UECE) ; Alves, A.S.L. (UECE) ; Diogenes, P.R.L. (UECE) ; Oliveira, M.S.C. (UECE) ; Junior, J.E.Q. (UECE) ; Paula, B.J. (UECE) ; Filho, A.S.M. (UECE)

Resumo

A química como disciplina vem enfrentando dificuldades na aprendizagem e o uso de jogos lúdicos vem se tornando bastante usual nas escolas. O presente trabalho tem como objetivo de fazer com que os alunos aprendam e revisem conceitos básicos da química. Além disso, auxilie os docentes a avaliar o nível dos alunos a respeito da disciplina de Química. ESCALADA QUÍMICA é um jogo de perguntas e respostas, o qual o aluno vai progredindo até que o primeiro que chegar ao final da escalada vence o jogo. Dessa forma, o jogo foi aplicado em quatro turmas do ensino médio da escola publica EEFM Dra. Aldaci Barbosa, localizada no bairro Conjunto palmeiras em Fortaleza - CE e obtiveram-se resultados significativos para estudo.

Palavras chaves

ESCALADA-QUÍMICA; JOGO-LULIDO; ENSINO-DA-QUÍMICA

Introdução

De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei Nº 9.394/96) o preparo do educando para a formação de um cidadão é a principal finalidade da educação básica, mas o estudo da química, abordado no ensino médio das escolas públicas, vem enfrentando novas dificuldades na aprendizagem dos conteúdos básicos da química ofertado nas escolas públicas do Brasil. Bordenave e Pereira (BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A. M. 2002) expõem que para repassar um devido conhecimento precisamos ao mesmo tempo planejar tais maneiras, orientar e controlar a aprendizagem do aluno em seu âmbito escolar. As estratégias de ensino necessitam estimular as capacidades do sujeito. Alunos quando em contato com a matéria associam a química como uma das áreas do conhecimento mais complexa a ser estudada no seu âmbito escolar, por esse motivo a criação e aplicação de novos métodos e jogos lúdicos para o auxílio da aprendizagem do ensino da química vem se tornando rotineira nas escolas publicas de ensino médio, pois o jovem adolescente tende a aprender melhor com coisas, formas e estratégias estimulantes ou associações com aspectos da sua rotina e contextos cotidianos e o ensino tende a se tornar mais fácil e dinâmico para se trabalhar dentro de sala de aula com o aluno. Jogos lúdicos por sua definição são jogos que tem como principal objetivo estimular a aprendizagem do aluno de forma que o mesmo dentro e fora de sala de aula foque no objetivo central que é compreender um determinado conteúdo proposto pelo professor. O presente trabalho tem como objetivo de avaliar a aplicação do jogo ESCALADA QUIMICA com finalidade de fazer com que os alunos aprendam e revisem conteúdos da disciplina de química, como classificação da tabela periódica, ácidos - bases inorgânicas e orgânicas, nomenclatura de compostos orgânicos e inorgânicos, distribuição eletrônica, ligações químicas, funções químicas e entre outros conteúdos do conhecimento de química. Além disso, tem como objetivo de avaliar a aprendizagem do aluno na sala de aula para saber como estão os conhecimentos básicos em química do aluno. O jogo foi aplicado em na escola de ensino público estadual EEFM Dra. Aldaci Barbosa localizada no bairro Conjunto Palmeiras em Fortaleza - CE em três turmas de terceiros anos no período da manhã, onde foram aplicados nas turmas 3° A, 3°B, 3°C e 3°D nos horários secundários disponibilizados pelo docente que acompanhou a aplicação do jogo dentro de sala de aula.

Material e métodos

O jogo de tabuleiro em vertical possui oito diferentes níveis de conhecimento da química a serem trabalhado durante o jogo. O jogo é composto por quatro personagens caracterizados por cientistas que fazem parte da história da ciência em geral, tais como; Stephen Hawking, Isaac Newton, Marie Curie, Charles Darwin e Albert Einstein que representaram os estudantes ou grupos deles nas partidas do jogo ESCALADA QUÍMICA, cada personagem contem um imã no seu verso para que vá se fixando aos erlenmeyers que estão representando as “pedras” de uma escalada, onde cada erlenmeyer contém um número que corresponde a uma pergunta de um determinado nível do jogo que aborda vários conteúdos da química. O jogo funciona, de modo que quatro alunos ou grupos de alunos que devem escolher o seu personagem para representa-los durante as partidas. Além disso, deverão escolher uma cor do erlenmeyer presente no tabuleiro. Diante disso, o personagem só deverá prosseguir na cor escolhida pelo aluno no inicio do jogo. O professor regente da turma deverá decidir qual jogador dará início a partida do jogo ESCALADA QUIMICA, o escolhido pelo docente começará respondendo a primeira pergunta que corresponde à cor do erlenmeyer escolhido pelo aluno no inicio do jogo; o aluno terá um tempo máximo de 2 minutos para responder, Caso o aluno ou o grupo responder corretamente a pergunta feita pelo professor que esta aplicando o jogo, o jogador deverá colocar o seu personagem no erlenmeyer correspondente a pergunta respondida corretamente, se o aluno ou o grupo não responder corretamente a pergunta feita pelo professor ou recusar-se de responder a pergunta, então, o aluno não avançará no jogo até que ele responda corretamente a pergunta, O aluno também terá a opção de escolher outra pergunta adicional, caso não consiga responder a pergunta anterior. Os demais jogadores repetirão o mesmo processo de pergunta e resposta até que somente um alcance o topo da escalada. O jogador que responder todas as questões corretamente e chegar ao final da escalada, vence o jogo. O objetivo esperado da aplicação do jogo lúdico é melhorar a aprendizagem do aluno nos conhecimentos gerais em química e uma maior interação entre aluno-professor.

Resultado e discussão

Após a aplicação do jogo obtiveram-se alguns dados usados para estudo desse trabalho, a primeira turma com o jogo aplicado foi o 3°C que é no segundo horário antes do intervalo, na aplicação percebeu-se que a turma ainda estava sonolenta e que não conseguia demostrar um bom desenvolvimento ao responder às perguntas do jogo tendo dificuldade de formular conceitos para responder as perguntas postas pelo avaliador tendo um rendimento que equivale ao nível 4 do jogo correspondendo ao assunto de reações químicas, os alunos demostraram nesse nível do jogo pouco conhecimento sobre o conteúdo, faltava conceitos básicos para formular ideias para responder a pergunta feita. Dos quatro grupos formados dentro de sala, o grupo que escolheu a cor verde chegou até a pergunta 16 que tem o seguinte questionamento “Dê a definição para uma reação de substituição” que depois de passado o tempo para organização de ideias o grupo conseguiu responder, os demais conseguiram uma marca de 07, 12 e 14 respectivamente correlacionados as cores rosa, azul e laranja, em comparativo a segunda turma que teve a aplicação do jogo foi o 3°A que tem horário logo após o intervalo encontravam-se cheios de energia e demostraram grande interesse em participar do jogo, mas pouco desempenho nas respostas, também em comparativos de grupos formados dentro de sala, o grupo que chegou mais longe no jogo foi o que escolheu a cor azul que chegou ao nível 4 do jogo com a pergunta n° 15 que tem o seguinte questionamento “Dê a definição para a reação de adição” os demais obtiveram a marca de 6, 10 e 08 respectivamente as cores verde, rosa e laranja, a terceira turma com aplicação foi o 3°B que em analise demostrou grande interesse em participar do jogo e demostrou um bom desempenho nas respostas das perguntas do jogo em comparação as outras turmas com um avanços de 2 níveis a cima das outras turmas, porém com analise de respostas dos grupos formados dentro de sala existe uma diferença notável entre eles, o grupo que obteve uma maior pontuação foi o que escolheu a cor rosa que chegou a pergunta de n° 23 correspondendo ao nível que trata como tema as funções orgânicas que tem o seguinte questionamento “ O que é uma função oxigenada?”, o grupo que desde o inicio demostrou um bom desenvolvimento de formulações teóricas respondeu a pergunta com prontidão e exatidão demostrando assim por analise de dados um bom desempenho no conteúdo proposto no nível do jogo que é comparativo aos demais grupos formados na mesma sala que pararam nas perguntas 6, 15 e 14 respectivamente as cores verde, azul e laranja, também demostraram entrosamento dos alunos para com o professor durante a aplicação do jogo, e por fim de comparação, a ultima turma que teve a aplicação do jogo foi o 3°D que teve a aplicação em um segundo dia no segundo horário antes do intervalo, a turma também não apresentou bons resultados no desempenho em responder corretamente as perguntas, foi a turma a apresentar um índice mais baixo em comparação as outras turmas, o grupo que escolheu a cor verde foi oque conseguiu chegar ao nível 3 que tem como conteúdo abordado ligações químicas com a pergunta de n° 9 com o seguinte questionamento “O que é ligação covalente” que em comparativo com os outros grupos formados que obtiveram os resultados de 7, 2 e 1 respectivamente aos grupos que escolheram as cores rosa, azul e laranja foi o único grupo da turma que teve um desempenho regular. É possível observar os dados obtidos pela aplicação do jogo ESCALADA QUÍMICA uma diferença das turmas quando se fala de conceitos básicos em química, pouco desenvolvimento e organização de ideias para formular uma resposta plausível em algumas turmas e um bom desenvolvimento em outras com um bom entrosamento entre aluno – professor.

Conclusões

Pela analise de dados obtidos após a aplicação do jogo sobre caráter avaliativo que 75% do total de turmas que tiveram a aplicação do jogo ESCALADA QUÍMICA avaliado apresentam baixo nível em conhecimentos básicos nos conteúdo de química de 1°. 2° e 3° ano do ensino médio e apenas 25% apresentou um bom resultado porem não alcançou o esperado. Já a caráter de aprendizagem pode-se observar que todas as turmas conseguiam entender e compreender o conceito químico que a pergunta trazia e após discursão em sala sobre a pergunta era possível notar expressões de entendimento do conteúdo alcançando assim o objetivo proposto pelo jogo. O jogo ESCALADA QUÍMICA conseguiu obter um bom resultado avaliativo das turmas e mostrou ser uma ótima ferramenta de ensino dentro de sala de aula que conseguiu propiciar um maior dinamismo de aula e uma boa conexão entre professor e aluno, além de tornar a aula uma maneira mais atrativa. Conclui-se que o estudo realizado atende aos objetivos propostos e mostra-se apto para implantação do jogo em escolas publicas.

Agradecimentos

Agradeço a escola EEFM Dra. Aldaci Barbosa localizada no bairro Conj. Palmeiras em Fortaleza – CE . Agradeço ao LABIOTEC, a UECE e a PROMAC.

Referências

BALTHEZAN, V. N. VAMOS JOGAR! A EXPERIÊNCIA DO JOGO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. [S.l.: s.n.], 2017. 13 p. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2631/balthezan_vandrisia_neves.pdf?sequence=1>. Acesso em: 14 abr. 2018.

BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

FOGAÇA, J. ENSINO DE QUÍMICA PARA FORMAR CIDADÃOS: Um objetivo da educação e do ensino de Química, em especial, é formar cidadãos, isto é, desenvolver no aluno a capacidade de participar criticamente nas questões da sociedade. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/ensino-quimica-para-formar-cidadaos.htm>. Acesso em: 15 ago. 2018.

SILVA, M. A. F. B. O CONCEITO DE TECNOLOGIAS A PARTIR DAS PESQUISAS DO PIEARCTS. RIO DE JANEIRO: [s.n.], 2012. 1 p.

SILVA, M. A. F. B. O CONCEITO DE TECNOLOGIAS A PARTIR DAS PESQUISAS DO PIEARCTS. RIO DE JANEIRO: [s.n.], 2012. 3 p.

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