USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira, J.E.S. (IEMA)

Resumo

Atrair a atenção e o interesse do aluno é algo que pode ser bastante difícil nos tempos atuais, sendo assim a utilização de tecnologias é um recurso singular para ajudar nesse processo. Diante disto, o presente trabalho relata a utilização da ferramenta kahoot como ferramenta para o ensino de química, apresentando-se como uma das possibilidades para um processo de ensino- aprendizagem de Química contextualizado e possibilitando uma participação ativa dos alunos no processo. A atividade foi aplicada com estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Axixá. Além de obter resultados expressivos notou-se o interesse e uma grande motivação dos discentes na participação da atividade.

Palavras chaves

Kahoot; Ensino; Quiz

Introdução

A Educação vem sendo muito influenciada pela globalização, sendo assim a introdução das novas tecnologias, vem sendo um ponto de muita discussão no ambiente escolar. Neste sentido, o professor toma o papel de conciliador de conhecimento dessas tecnologias inovadoras, buscando inseri-las objetivando uma transformação do processo de ensino-aprendizagem (FIGUEREDO, 2003). Quando o conhecimento restringia-se exclusivamente aos professores o foco da educação era passar o máximo de informação possível aos alunos (MILTRE et al., 2008). Agora os alunos que pertencem a essa nova geração, denominada de digital, dispõem-se do acesso de tais tecnologias através do uso de smartphones, tablets, computadores e notebooks conectados à internet (BOTTENTUIT JÚNIOR, 2012). Sendo assim se faz preciso o uso de metodologias ativas pretendo-se tornar o aprendizado mais dinâmico e as aulas mais interessantes para os discentes. Sendo assim exitem diversas metodologias ativas que podem ser aplicadas nas aulas com ou sem o uso da tecnologia. O Kahoot é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos de diferentes modalidades, incluído a possibilidade de criação de “quizzes” disponível no site https://kahoot.com, no qual podem ser adicionadas perguntas de assuntos específicos ou variados, essas são convertidas em um jogo com pontuação, interação e ainda disponibilizam um ranque (DELLOS, 2015; COSTA et al, 2017). Essa ferramenta permite ao professor a criação de vários quizzes usando o conteúdo de uma disciplina, bem como permite a avaliação do desempenho do aluno. O presente trabalho propõe a aplicação de um quiz, usando a plataforma do Kahoot como ferramenta no ensino de Química.

Material e métodos

O trabalho foi realizado em 04 turmas do primeiro ano, totalizando um número de 167 alunos com matricula ativa do Instituo de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Unidade plena de Axixá. A primeira etapa consistiu em preparar o quiz online utilizando o site https://kahoot.com/ para atribuir uma nota qualitativa da disciplina de Química. Inicialmente realizou-se o cadastro conforme as instruções do site. Em seguida selecionou-se a modalidade “quiz” do Kahoot e seguiu-se as instruções de preenchimento do site para a criação quiz. Esse foi intitulado QUIZQUIM conforme pode ser visto no link https://create.kahoot.it/#quiz/. Esse quiz foi criado com 20 questões de múltipla escolha (com 04 alternativas incorretas e 01 correta) sobre os conteúdos de propriedades periódicas e ligações químicas e envolvendo tópicos como: raio atômico, potencial de ionização, afinidade eletrônica, eletronegatividade, eletropositividade, ligação iônica, ligação covalente e ligação metálica. Nas 20 questões criadas foram inseridas figuras, que em alguns casos não estavam relacionadas diretamente ao tema com referências a desenho animado e figuras técnicas, com referência ao conteúdo estudado. Na criação do game também foram definidos os tempos para a resposta de cada questão conforme a dificuldade de cada questão. O tempo mínimo selecionado foi de 30 segundos e o máximo de 90 segundos. Ao termino da aplicação do quiz foi disponibilizado um questionário no google docs para avaliação da atividade desenvolvida com os alunos.

Resultado e discussão

Antes da aplicação do quiz, dividiu-se cada turma em grupos de 04 alunos, após realizou-se a explicação das regras básicas do quiz e formas de interação com a plataforma. Após os alunos escolherem nomes para suas equipes e iniciamos a competição. O percentual de acerto de questões pelas equipes foi cerca de 75% em média (90% fáceis, 76% medias e 58% das difíceis). Os alunos avaliaram a ferramenta Kahoot como mais interessante do que uma prova escrita ou atividade tradicional (86%) e atribuíram isso à competitividade intrínseca do jogo (Figura 1). Isso ressalta a importância de inserir aspectos de jogos, como a gamificação como de avaliação. Dellos (2015) concorda com essa ideia e ressalta que essa competitividade do jogo torna a experiência do aprendizado mais valiosa para os alunos. A aprendizagem é um processo diferente entre os alunos. Por isso, o uso da diversidade de estratégias durante as aulas é imprescindível para que o máximo de alunos consiga compreender os conteúdos trabalhados em sala de aula. A Figura 1 mostra que a maioria dos alunos (67%) afirmou que lembraria mais de uma questão aplicada no Kahoot do que como prova ou atividade tradicional, alem de torna a aula mais atrativa (72%) e contribuir para o aprendizado. Cerca de 81% confirmou que o quiz melhorou a compreensão do assunto. Cerca de 92% dos alunos aprovam a utilização da ferramenta em outras disciplinas para, pois ela contribuiu de forma singular para relação ensino-aprendizagem dos alunos. Portanto o uso de jogos é fundamental para um desenvolvimento intelectual sem a pressão que é posta no ensino convencional, para isso é preciso ter consciência que é preciso conhecer os conteúdos antes para que seja possível entender o objetivo.

Figura 1. Gráficos dos itens do questionário



Conclusões

A ferramenta Kahoot foi aplicada de forma a contribuir no ensino de Química e mostrou- se muito efetiva na percepção dos estudantes. Segundo a maioria deles (67%) a ferramenta permite uma avaliação com diferentes níveis de complexidade e permite uma maior memorização e entendimento dos conteúdos do que a prova ou atividade tradicional. A maioria dos estudantes (72%) concluiu que essa ferramenta permite avaliar todo o conteúdo teórico da disciplina de forma mais atraente e competitiva, criando um grande estímulo.

Agradecimentos

Ao Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão e aos meus pais.

Referências

FIGUEIREDO, J. C. A. Informática na Educação: “Novos Paradigmas”. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2003.
MITRE, S. M., SIQUEIRA-BATISTA, R., GIRARDI-DE-MENDONÇA, J. M., MORAIS-PINTO, N. M., MEIRELLES, C. A. B., PINTO-PORTO, C., MOREIRA, T., & HOFFMANN, L. M. A. Ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(2), 2133-2144, 2008.
COSTA, C. H. C., DANTAS FILHO, F. F., & MOITA, F. M. G. S. C. Marvinsketch e kahoot como ferramentas no ensino de isomeria. HOLOS, 1, 31-43. 2009.
DELLOS, R. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12(4), 49-52, 2015.
BOTTENTUIT JÚNIOR, J. B. Do computador ao tablet: vantagens pedagógicas na utilização de dispositivos móveis na educação. Revista educaonline, 6(1), 125-149, 2012.
LADISLAU, M. T. F.; PARDO, C. X. L.; CARDELES, C. L.; BEZERRA, J. A. Kahoot como uma ferramenta digital para o ensino: aplicação na química orgânica. Scientia Amazonia, v. 7, n.1, 128- 133, 2018.
LIMA, ER; MOITA, F.M. A tecnologia no ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. 1 ed. Campina Grande. Eduepb, 2011.

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