A ELABORAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ASSUNTO DE REAÇÕES QUÍMICAS.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Martins da Silva, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Sá de Araújo, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Panarra Ferreira Gomes das Neves, P.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de um jogo de cartas que é direcionado ao assunto de reações químicas, o qual foi criado baseado na série Breaking Bad. A metodologia baseia-se na série como veículo integrador da contextualização do conteúdo de reações químicas, abordado no primeiro ano do ensino médio. Neste trabalho é apresentado resultado apenas relacionado a criação do jogo, posteriormente o mesmo será aplicado nas escolas de que participaram da pesquisa. Entende-se que o jogo se apresenta como uma proposta diferenciada de ensino e consequentemente espera-se alcançar melhor assimilação e aprendizado pelos alunos dos conceitos químicos relacionados a este assunto.

Palavras chaves

Estratégias Metodológicas; Breaking Bad; Reações Químicas

Introdução

A aplicação de métodos lúdicos, como jogos, experimentos e etc.; no ensino de ciências tem sido bastante visada no limiar do século atual. Segundo Ferreira, Hartwig e Oliveira (2010), tais metodologias diferenciadas, especificamente, no ensino de Química têm sido defendidas por diversos autores, pois constituem recursos pedagógicos importantes que podem auxiliar na construção de conceitos. Muitos trabalhos propostos como os de Woehl Junior; Bispo (2010) e Terci; Rossi (2002) podem ser utilizados como referências para a utilização de estratégias de ensino em locais de ensino que não possuem estrutura ou materiais adequados para aplicação de atividades práticas, por exemplo. O trabalho foi motivado a partir da constatação em pesquisas anteriores (SILVA; THOMAZ, 2017), onde constatou-se que os professores de química da unidade 9 da Secretaria de Educação (SEDUC-PA) apresentavam dificuldade em ministrar aula que envolviam cálculos matemáticos. Desta forma, torna-se relevante a criação de metodologias que visem facilitar a compreensão dos alunos, o presente trabalho apresenta a criação de um jogo de cartas baseado na série norte americana Breaking Bad voltado para o assunto de reações químicas.

Material e métodos

A proposta pedagógica foi elaborada com base na metodologia convencional de um jogo de baralho. Foram realizadas as confecções das cartas e das perguntas baseadas em episódios específicos da série norte Americana Breaking Bad, além das regras a serem seguidas para o melhor desenvolvimento do jogo A sequência planejada para a aplicação do jogo didático segue três momentos: 1º Momento (Exposição oral): Etapa pela qual se introduzirá, desenvolverá e se concluirá o conteúdo sobre Reações Químicas; 2º Momento (Aplicação do jogo como recurso didático): Essa etapa será de aplicação tátil sobre o conteúdo apresentado através da utilização do jogo didático baseado na série Breaking Bad. 3° Momento (Indagações/discussões sobre o conteúdo): Etapa em que serão feitas indagações orais e escritas sobre os tópicos abordados no jogo com relação ao conteúdo a fim de avaliar a compreensão dos mesmos pelos discentes. Tal avaliação escrita poderá ser realizada a partir de textos argumentativos a serem produzidos pelos discentes após a aplicação da atividade didática. As regras do jogo consistem em: O jogo pode ser desenvolvido com dois a oito participantes, que joguem de forma individual ou em equipe (Máximo 4); A turma deve ser dividida de dois a quatro grupos com o mesmo número de integrantes; O jogo conta com cartas que contém perguntas diretas e indiretas acerca do assunto de Reações Químicas, que, obrigatoriamente, devem ser respondidas.

Resultado e discussão

A utilização de um jogo de cartas baseado na série Breaking Bad pode ser uma alternativa para dinamizar o ensino de química, pois esta metodologia pode despertar maior interesse dos alunos pelo assunto de Reações Químicas, haja vista que as séries fazem parte do cotidiano da maioria dos estudantes. De acordo com Alves (1980), não basta apenas ensinar o conteúdo ao aluno, é preciso apresentar a aplicação, para que ele possa perceber a utilidade e desperte nele mais entusiasmo pelo conhecimento. Todavia, ao utilizar a proposta, não deve ocorrer apenas uma reprodução audiovisual, ou mesmo substituir a aula do docente, mas sim como uma forma de complementação da atividade do professor (SOUZA; LEITE, 2017). Vale ressaltar que os jogos de carta foram confeccionados com materiais acessíveis, ou seja, com baixo custo, além de ser um que pode ser utilizado diversas vezes. A próxima etapa é retornar até as escolas que participaram da pesquisa inicial e aplicar a metodologia criada.


Imagem 1: a) Carta de baralho modelo; b) Carta Coringa modelo.


Imagem 2: Carta de pergunta modelo.

Conclusões

A proposta é considerada de fácil aplicação dentro da sala de aula, sendo uma sugestão de atividade para os docentes de química, com intuito de diversificar as estratégias de ensino, tornando-o mais dinâmico e atrativo aos estudantes. Neste trabalho é apresentado resultados referentes a produção do jogo e futuramente pretende-se aplicar o jogo desenvolvido.

Agradecimentos

Universidade do Estado do Pará, Professor Paulo Alexandre Panarra, Família e Amigos.

Referências

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. V. 1. Ed. Cortez, 1980.
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. & OLIVEIRA, R. C. De. Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada Química Nova na Escola. Vol. 32, N° 2, p. 101-106. 2010.
JUNIOR, G. W. BISPO, L. M. Corantes Naturais Extraídos de Plantas para Utilização como Indicadores de pH. Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade. Jaraguá do Sul – SC. 2010.
SILVA, E. S.; THOMAZ, K. T. C. Cartilha experimental: uma proposta metodológica para o ensino de Química. Trabalho de Conclusão de Curso (Universidade do Estado do Pará), 2017.
SOUZA, J. I. R. de.; LEITE, B. S. A Química nas Séries de TV. Um recurso para promover a aprendizagem Tangencial de Portnow e Floyd no Ensino de Química. Experiências em Ensino de Ciências.n.5, v.12, 2017.
TERCI, D. B. L. & ROSSI, A. V. Indicadores Naturais de pH: usar papel ou solução? Química Nova, Vol. 25, Nº 4, p. 684-688. 2002.

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