Elaboração de relatórios ilustrados na disciplina de Físico Química experimental

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Souza Fonseca, A. (IFMA) ; Moizinho Oliveira, M. (IFMA) ; Karoline Maiorana Santos, A. (IFMA)

Resumo

O ensino de química está em constante transformação, pois a química está sempre relacionando conceitos e formulas que são taxadas como “chatas” ou “não interessantes”, assim forçando os professores a buscar novas metodologias. Em busca de formas de atração da atenção dos alunos nas construções dos relatórios, aa utilização de HQ’s podem ser utilizadas para facilitar a compreensão de assuntos geralmente difíceis. A utilização deste tipo de recurso se mostra inovador, uma vez que, com sua linguagem simples com características cômicas, tem a capacidade de trata os conteúdos complexos de maneira atrativa. Portanto a elaboração de HQ’s em relatórios experimentais se mostra sua importância, pois as mesmas apresentam uma forma de comunicação visual e verbal, que promove a compreensão do conteúdo.

Palavras chaves

relatório; quadrinhos; proposta didática

Introdução

O processo de aprendizagem no ensino de química está se tornando cada vez mais dinâmico, uma vez que química, está relacionado a conceitos e formulas que são taxadas como “chatas” ou “não interessantes”, preocupando os professores que são forçados a buscar novas metodologias ao ensino. Contudo, por mais que as novas tendências metodológicas enfoquem que a química deve ser uma ciência que una a teoria/pratica, outro aspecto muito presente e que, precisa ser problematizado é o papel motivador das atividades experimentais. Assim sendo, a mesma curiosidade e interesse apresentados nos experimentos (prática) é perdida na construção dos relatórios (teoria), presos somente a mera apresentação dos resultados. Pensando em novas formas de atração de interesse dos alunos nas construções dos relatórios, as HQ’s podem ser utilizadas como meio para facilitar a compreensão de assuntos geralmente difíceis de se entender. Além disso, a linguagem de fácil compressão apresentada em suas tiras pode contribuir para a divulgação destes relatórios em vários níveis de ensino (CABELLO, 2010). Nessa perspectiva, a proposta deste trabalho sugere a elaboração de relatórios experimentais adaptados em HQ’s, a fim de relatar o procedimento, bem como resultados obtidos. Segundo Palhares (2008) as HQ’s podem ser utilizadas para introduzir um tema, aprofundar um conceito, para gerar discussão a respeito de um assunto, para ilustrar uma ideia. Portanto a utilização de HQ’s apresenta uma nova perspectiva didática nas aulas experimentais mantendo a curiosidade e interesse dos estudantes nas duas fases do ensino químico (teoria/prática).

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido durante a disciplina de Físico-Química Experimental I do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, localizada na cidade de São Luís, Maranhão. As HQ´s foram elaboradas com base no conteúdo dos relatórios experimentais: Calor de Formação, Energia Envolvida nas Mudanças de Estado Físico da Matéria, Variação da Entalpia de Reações Envolvendo Íons Cobre, Entalpia Padrão de Decomposição do Peroxido de Hidrogênio, Calor de Reação, Variação de Temperatura de Diluição de Álcoois e Calor e Temperatura. Para a construção das narrativas eram analisados os procedimentos realizados, criando narrativas explicativas em cada etapa com teor cômico, típico da linguagem das HQ´s, e em seguida foram criados os cenários e personagens para cada história. Por fim, se montaram as histórias em quadrinhos.

Resultado e discussão

A grande dificuldade foram as adaptações das práticas experimentais em HQ’s construindo personagens e cenários que pudessem apresentar e informar a complexidade dos diálogos de maneira simples, e que proporcionasse uma melhor compreensão dos resultados experimentais. A Figura 1 mostra a capa de dois relatórios com trecho do elaborado. As capas chamativas ilustravam o procedimento e buscava atrair os leitores. Este tipo de recurso em sala de aula se mostra dinâmico e facilitador uma vez que, com uma linguagem simples com características cômicas, trata os conteúdos complexos de maneira atrativa e divertida. Entretanto, adaptar as práticas de laboratório bem como seus resultados de maneira simples e atrativa, em experimentos de físico-química que além de serem realizados em várias etapas, envolvem cálculos que não podem ser descartados na construção dos relatórios. Isto criaria um acúmulo de informações nas HQ’s, deixando-as sobrecarregadas e com perda de atratividade, tornando-se cansativos para o leitor. A solução então é abordar os cálculos no final das HQ´s, apenas provando de maneira analítica os coeficientes apresentados nos relatórios, como mostra a Figura 2.

Figura 1

Relatórios das práticas com pequenos trechos.

Figura 2

Relatórios das práticas: Entalpia Padrão de Decomposição do Peroxido de Hidrogênio, Energia Envolvida nas Mudanças de Estado Físico da Matéria.

Conclusões

A utilização e elaboração de HQ’s em relatórios experimentais se mostra de vital importância, uma vez que as mesmas apresentam uma forma de comunicação visual e verbal, que promove a compreensão a respeito de um conteudo, de maneira simples, divertida e atrativa, assim melhorando o processo de aprendizagem por parte dos alunos.

Agradecimentos

Ao IFMA.

Referências

CABELLO, Karina Saavedra Acero et al. Uma história em quadrinhos para o ensino e divulgação da hanseníase. 2010.
PALHARES, Marjory Cristiane. História em quadrinhos: uma ferramenta pedagógica para o ensino de história. Dia a Dia Educação-Governo do Paraná, p. 1-20, 2008.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ