PROBLEMAS DE SAÚDE RELACIONADOS AO USO INCORRETO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO NA ÁGUA PARA O CONSUMO DA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE DESCANSO NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Caitano, E.F. (UFAM-IEAA) ; Wagner, C. (UFAM-IEAA) ; Santos, J.C. (UFAM-IEAA) ; Beleza, R.M. (UFAM-IEAA) ; Silva, G.A. (UFAM-IEAA) ; Leão, M.C.B. (UFAM-IEAA) ; Ferreira, D.N. (UFAM-IEAA)

Resumo

A pesquisa foi realizada em uma comunidade ribeirinha denominada Descanso, localizada à margem direita do Rio Madeira, no município de Humaitá-AM. O objetivo básico deste estudo é analisar e discutir sobre o método de tratamento de água realizado por eles. Desse modo, o trabalho buscou descobrir se o hipoclorito de sódio era utilizado para o tratamento da água, e se era eficaz. No entanto, de acordo com as famílias entrevistadas, os reagentes eram utilizados em uma quantidade inferior à recomendada pela Orientações à população para uso da Água, além disso, utilizam o cloro de piscina para o processo de decantação da água, podendo trazer riscos à saúde. Por fim, é importante levar informações para as comunidades ribeirinhas para a melhoria na qualidade de vida e sua conscientização.

Palavras chaves

Tratamento de água; Hipoclorito de sódio; Comunidade ribeirinha

Introdução

O presente trabalho trás o tema tratamento de água que foi discutido na comunidade ribeirinha de Descanso, situada a direita das margens do Rio Madeira, no município de Humaitá-AM. Devido à sua localização geográfica deu-se a inquietação para investigar qual o método utilizado para o tratamento de água, pois, alguns métodos podem trazer risco à saúde humana se não forem utilizados de maneira correta. Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo, foi investigar como e se uma das alternativas era o uso do hipoclorito de sódio (NaOCl), além de pesquisar suas contribuições e consequências para a saúde destas pessoas, procurou-se auxiliar outros métodos eficazes para a purificação da água. De acordo com Meyer (1994) o uso de cloro na desinfecção da água foi iniciado com a aplicação do hipoclorito de sódio (NaOCl), obtido pela decomposição eletrolítica do sal. Quando se fala em consumo de água pressupõem-se que ela seja bem tratada e o seu consumo é vital para seres vivos. Assim, deu-se a importância de se investigar a qualidade da água que é consumida e quais métodos são utilizados em seu tratamento. Por esses fatores é que se fez relevante esta pesquisa. Segundo os estudos de Meyer (1994) a concentração de microrganismos é um fator importante na qualidade da água, ressalta que a morte de organismos pela ação de um desinfetante, fixando-se os outros fatores, é proporcional à concentração do desinfetante e ao tempo de reação, por esses fatores se faz necessário utilizar reagente que possam acabar com esses microrganismos patogênicos. No entanto, a ação dos desinfetantes na destruição ou inativação dos microrganismos não é instantânea.

Material e métodos

As estratégias para a realização deste projeto foram desenvolvidas de forma para auxiliar os moradores a um tratamento de água mais adequado para o consumo. Diante disso, para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se recursos metodológicos para acompanhar quais são os métodos eficazes, desse modo, utilizou-se as "Orientações à população para uso da Água" com a finalidade de entender quais são os melhores meios para o tratamento da água. A comunidade ribeirinha de Descanso possui 17 (dezessete) famílias, no entanto a pesquisa foi realizada apenas com 10 (dez) famílias, na qual responderam questionários relacionados com o tratamento de água utilizado. A investigação foi dada nas seguintes etapas: a primeira foi feita uma pesquisa bibliográfica em artigos sobre os danos e os benefícios do hipoclorito de sódio; na segunda etapa: foram realizados questionários específicos para os moradores; A terceira etapa: foi a coleta de dados que foram feitos na comunidade no período de dois dias. No primeiro dia ocorreu a entrevista com os responsáveis pelo tratamento da água de 5 (cinco) famílias, e no segundo dia com as outras 5 (cinco) famílias. Os questionários estavam relacionados com o método de utilização do hipoclorito de sódio no tratamento da água para o consumo; levando em conta quanto tempo de utilização do produto; se o a gente de saúde orientava sobre o procedimento adequado para o seu uso; e a quantidade utilizada de hipoclorito nos litros de água para cada residência.

Resultado e discussão

De acordo com os questionários analisados, os métodos utilizados para o tratamento de água pelos entrevistados foi o hipoclorito de sódio, no entanto, em quantidade insuficiente à qual é estabelecida pelas Orientações à população para uso da Água, e utilizavam o cloro de piscina. Esses procedimentos se tornam preocupantes, o primeiro por não ser utilizado da maneira correta, e o segundo por ainda não se saber quais os danos que o cloro de piscina pode acarretar para a saúde desses moradores. Desse modo, é preciso um olhar mais profundo para essas questões que envolve certos elementos químicos, afim de serem necessários conhece-los. Além disso, outro fator preocupante foi a utilização do hipoclorito de sódio juntamente com o cloro de piscina. No entanto, a quantidade utilizada não tem a eficácia total para matar os microrganismos patogênicos, morrendo assim, apenas as bactérias mais fracas. Os motivos pelo qual não utilizavam o hipoclorito se dá pelo mal-estar e a qualidade de água que se obtém nesse processo, ou seja, pelo sabor e cheiro não agradável segundo os ribeirinhos de Descanso, no entanto, deveriam seguir as normas de acordo com a tabela 1. A melhor opção seria a utilização de produtos naturais no tratamento de águas que demonstra ser uma forma menos prejudicial ao ambiente e aos consumidores, além de envolver baixos custos de produção (LIMA; ABREU, 2018) No entanto, ao realizar a pesquisa, encontramos que a comunidade utilizava o cloro de piscina da decantação da água, podendo trazer riscos para à saúde. Pois, de acordo com (RICHTER; NETTO, 1991) relata que o cloro apresenta algumas desvantagens, por ser um gás venenoso e corrosivo, requerendo cuidadosos manejo e pode causar problemas de gosto e odor.

Tabela 1. Orientações para a utilização de Hipoclorito de sódio

Descrição para o método de utilização do NaOCl. Fonte: Orientações à população para uso da Água, 2015.

Tabela 2. Relação dos entrevistados da comunidade para o uso de NaOCl.

Métodos utilizados pelos entrevistados conforme cada residência. Fonte: informações dos pesquisadores.

Conclusões

Os dados coletados confirmam que os moradores de Descanso não utilizam o (NaOCl) de maneira correta, sendo insuficiente para ter um efeito eficaz, sendo que uso do hipoclorito de sódio não tem eficácia, não há nenhum saneamento básico em relação ao tratamento da água. Assim, os microrganismos patogênicos presente na água do Rio Madeira podem causar doenças na comunidade por não utilizarem o tratamento adequado. Desse modo, é importante informar esses moradores ao uso correto de produtos químicos para a purificação da água.

Agradecimentos

Agradeço ao apoio de meus pais, amigos e professores. Por todo o esforço e dedicação para que este trabalho desse certo.

Referências

LIMA, Júnior R. N.; ABREU, F. O. M. S. Produtos Naturais Utilizados como Coagulantes e Floculantes para Tratamento de Águas: Uma Revisão sobre Benefícios e Potencialidades. Revista Virtual de Química. Fortaleza - CE, 2018.
MEYER, Sheila T. O Uso de Cloro na Desinfecção de Águas, a Formação de Trihalometanos e os Riscos Potenciais à Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, jan/mar, 1994.
_____SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE. Orientações à população para uso da Água. Prefeitura do Município de São Paulo, 2015.
RICHTER, Carlos A.; NETTO, José M. de Azevedo. Tratamento de água: tecnologia atualizada. São Paulo: Edgard Blucher, 1991.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ