Ensino de Química: Dificuldades na aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola pública de Belém/PA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento, A. (UEPA) ; Terra, I. (UEPA) ; Santos, J. (UEPA)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar problemas inerentes ao ensino de Química em uma escola pública de ensino médio de Belém/PA. A análise se deu por meio de uma pesquisa exploratória, através de visitas à escola e também por observação em aulas de estágio realizadas no primeiro semestre de 2018. Constatou-se que o ensino de Química passa por grandes dificuldades em especial a cerca da infra-instrutora física e na formação pedagógica continuada dos professores, onde se evidenciou que na escola estudada há carências estruturais de laboratórios os quais não são apropriados para a realização das aulas práticas.Pois se percebe a necessidade e garantia de uma formação continuada para os professores para que se sintam mais estimulados e possam ministrar aulas com metodologias inovadoras.

Palavras chaves

Ensino de química; Aprendizagem; Escolas públicas

Introdução

O Ensino de Química nas escolas públicas de Ensino Médio, visto como de difícil compreensão, tem passado ao longo dos anos por profundas transformações. Porém, a partir de experiências no convívio com alunos podem- se perceber dificuldades em compreender os conteúdos, bem como a falta de contextualização voltada para o âmbito profissional. Essa proposta leva o estudante a entender a Ciência como parte do desenvolvimento humano para compreender e agir sobre o mundo em que vive (SILVA; NÚÑES, 2007). Na maioria das escolas tem-se dado maior ênfase à transmissão de conteúdos e à memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, deixando de lado a construção do conhecimento cientifico dos alunos e a desvinculação entre o conhecimento químico e o cotidiano. Os PCNs de Ciências Naturais sugerem eixos temáticos com os conteúdos conceituais, procedimentais para ajudar o professor a se organizar e planejar suas atividades para atingir as necessidades dos estudantes (SILVA; NÚÑES, 2007). A aprendizagem significativa da Química possibilita aos alunos a compreensão das transformações, o laboratório contribui para o aluno adquirir uma vivencia e manuseio de instrumentos, que irão lhe deixar passar conhecer diversos tipos de atividades, contribuindo para a curiosidade. “Essa forma de trabalho permite ainda, a discussão e busca de soluções para problemas, contribuindo também para a aprendizagem do mecanismo do “approach acadêmico” utilizado pelos cientistas.” (KIRSCHENER, 1992). Buscando-se conhecer a prática docente assim como suas perspectivas para a melhoria na aprendizagem. Para tanto tal trabalho teve como objetivo analisar a forma como o ensino de Química está sendo ministrado tanto em sala de aula como em laboratórios, em algumas escolas de ensino público de Belém do Pará.

Material e métodos

A fim de conhecer a infra-estrutura física, a prática docente assim como suas perspectivas para a melhoria na aprendizagem foi realizada uma pesquisa de caráter exploratória, com professores e alunos da disciplina de Química do Instituto Educacional Estadual Do Pará - IEEP, no primeiro semestre de 2018, onde foram realizadas inicialmente observações em sala de aula nas três series do ensino médio, após foi ministrada uma aula expositiva com conteúdos de Química e foi aplicado um instrumento de coleta de dados, antes e após tal evento, com perguntas abertas de caráter qualitativo tanto para alunos quanto aos professores dessas três series. Tais perguntas abordavam sobre os pontos positivos e negativos das aulas de Química, também sobre a avaliação do desenvolvimento do ensino de Química como um todo na escola, a formação continuada dos professores, a disponibilidade de recursos pedagógicos e seu uso para a realização do trabalho desenvolvido no ambiente de sua escola. Foi realizada também uma análise do espaço escolar, em especial do laboratório de Química. O questionário foi aplicado para oitenta entrevistados entre eles alunos de 1º, 2ºe 3º ano e professores de Química mediadores destas turmas.

Resultado e discussão

A partir das observações onde foi realizado um acompanhamento das atividades em sala de aula, e também tendo como referencia os questionários, foram analisadas as respostas relacionadas ao suporte, infra estrutura disponível de laboratório e os recursos disponíveis na escola para a realização das aulas pelos mediadores das serie do 1º, 2º, 3º ano. A fim de preservar a identidade dos envolvidos, eles não serão identificados pelo nome, uma vez que o objetivo é de realizar uma abordagem em relação ao ensino de Química. Quanto a infra-estrutura pedagógica disponível na escola e de recursos diversos a serem utilizados na realização das de aulas de Química todos os entrevistados apontaram que precisa ser melhorada, em especial o laboratório de Química que é pouco utilizado e está em precárias condições. Também faltam livros didáticos atualizados, entre outros recursos que dêem suporte para que o aluno desenvolva o aprendizado em Química. Em especial percebeu-se falta de metodologias inovadoras a serem utilizadas pelos professores, e uma vez esta estando em condições ultrapassadas ou não sendo utilizada, dificulta o processo ensino – aprendizagem e pode ser uma das causas do desinteresse dos alunos pelas aulas de Química. A partir da análise percebemos que a motivação para estudar e aprender química, pode ser alcançada com a elaboração de um material didático que seja potencialmente significativo, permitindo a integração entre o conhecimento prévio do aluno, a chamado subsunção, e a nova informação apresentada pelo professor, que juntos produzirão um conhecimento potencialmente significativo.enfrentando suas dificuldades no processo de ensinar e de aprender com mais compromisso com sua formação e atuação, posturas adequadas ao objetivo educacional que nosso pais tanto precisa.

Conclusões

É possível identificar que as dificuldades no ensino aprendizagem de Química atendem a uma origem e desenvolvimento complexos, conclui-se que há a necessidade de melhorias tanto da infra-estrutura pedagógica quanto na física da escola pesquisada, uma vez que a disciplina de Química tem sido vista pelos alunos como algo abstrato, difícil de ser estudada e compreendida. Há também questões relativas aos professores, os quais precisam de melhores condições de trabalho, e isso tudo exige um trabalho de toda a gestão escolar e dos dirigentes estaduais responsáveis pelo ensino no estado.

Agradecimentos

Referências

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CASTRO, E. N. F. et al., Química na sociedade: projeto de ensino de química em um contexto social; editora da Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
CARDOSO, P.S.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, vol.23, n.3, p. 401-404, 2000
MALDANER, O. A. A Pesquisa como perspectiva de formação continuada de professores de química. Química Nova, v. 22, n. 2, p. 289-292, 1999.
MALDANER, O. A. A pós-graduação e a formação do educador químico. In: ROSA, M. I. P.; ROSSI, A. V. In: Educação Química no Brasil: Memórias, políticas e tendências. Campinas, SP: Editora Átomo, 2008, p. 269-288
NUNES, A. S.; ADORNI, D. S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetininga-BA: o olhar dos alunos. In: Encontro Diálogo Transdisciplinar – ENDITRANS, 2010, Vitória da Conquista, BA. – Educação e Conhecimento Científico, 2010.

SILVA, Márcia Gorette Lima da; NÚÑEZ, IsauroBeltrán. O ensino de química no ensino fundamental à luz dos PCN.

KIRSCHNER, Paul. Epistemology, PracticalWorkandAcademicSkills in Science Education. Science &Education,vol 1, 1992. 272-299p.

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