ANALISE CRÍTICA DOS ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA ADERIDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO (PNLDEM) 2017 E 2018.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Martins da Silva, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Sá de Araújo, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; dos Santos do Nascimento, B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Bispo Gomes, E. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Bechir Diniz, V.W. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

Por ser um recurso importante para o progresso do ensino-aprendizagem de forma significativa, os livros didáticos são substancialmente usados pelos docentes nas instituições de ensino da rede pública. Dessa forma, a avaliação desses materiais são indispensáveis no processo de formação educacional. Nesse viés, o presente trabalho tem por objetivo analisar criticamente os aspectos teórico-metodológicos em quatro Livros Didáticos de Química (LDQ) aderidos pelo Programa Nacional de Livro Didático do Ensino Médio (PNLDEM) 2017 e 2018, especificamente, dentre a temática de Equilíbrio Químico. A metodologia utiliza critérios usados por outros autores em literatura consultada na temática. Os resultados obtidos demonstraram que o LDQ que melhor se enquadra nos parâmetros analisados é o LDQ 1.

Palavras chaves

Livro didático de Química; Análise crítica; Equilíbrio Químico

Introdução

O ensino ao longo dos anos passou por diversas transformações e aprimoramentos no intuito de se adequar as demandas da sociedade e do destinatário final, o aluno. Certos mecanismos sofreram reformulações para se adequar aos novos ditames sociais, contudo tais meios preservaram sua relevância na metodologia de ensino-aprendizagem. Tal cenário pode ser verificado pelos Livros Didáticos (LD's) que são um dos meios de construção do conhecimento, sobretudo os direcionados ao ensino de Química. É indubitável que os LD’s gozam de um papel importante como ferramenta de auxílio mediante ao processo formal de aprendizagem. De maneira atual, esses livros aparecem em diferentes roupagens de acordo com a autoria de tais e, por esse motivo, a seleção dos LD’s deve ser realizada de maneira rigorosa para que esses se adequem aos requisitos básicos do contexto escolar, com envolvimento direto em sua produção e, também na concepção.Embora os LD’s usados atualmente sejam avaliados de forma crítica, ainda existem lacunas metodológicas e da forma de apresentação de alguns conteúdos que podem levar a uma compreensão errônea pelo aluno durante o estudo sem a mediação do professor. Nota-se que na era da informação existe a propagação de materiais insuficientes de qualidade que tratam de relevantes temáticas de maneira equivocada prejudicando o desenvolvimento do conhecimento científico, crítico e interdisciplinar do discente. Este trabalho analisou as formas que os aspectos básicos como funções das imagens, aspectos gráfico-editoriais e textuais; linguagem, dentre outros, se apresentaram nos LD’s usados na rede pública de ensino, tendo como justificativa selecionar dentre os LD’s analisados,aquele que se apresentou melhor estruturalmente sob o enfoque dos critérios apresentados.

Material e métodos

Para a análise dos Livros Didáticos de Química (LDQ), foram selecionados quatro livros que são utilizados nas escolas da rede pública de ensino da região Metropolitana de Belém. A metodologia aplicada para definição das categorias e critérios de análise dos livros didáticos embasou-se em adaptações dos trabalhos de Santos e Mól (2007) e Cruz (2013). Ademais, a análise e discussão acerca do LDQ foram realizadas nos livros aderidos pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2017 e 2018, os quais foram retratados nesse trabalho da seguinte maneira: • Livro Didático de Química 1 (LDQ 1): FONSECA, M. R. M. da. Química: Ensino Médio. 2. edição. Editora Ática. São Paulo. 2016. • Livro Didático de Química 2 (LDQ 2): NOVAIS, V. L. D. e TISSONI, M. A. Vivá – Química. 1º edição. Editora Positivo. Curitiba, PR. 2016. • Livro Didático de Química 3 (LDQ 3): ANTUNES, M. T. Ser Protagonista: Química Ensino Médio 2º ano. 2º edição. Edições SM. São Paulo. 2013. • Livro Didático de Química 4 (LDQ 4): SANTOS, W. e MÓL, G. Química Cidadã: Ensino Médio 2º ano. 3º edição. Edições AJS. São Paulo. 2016.

Resultado e discussão

Após a análise dos livros didáticos os resultados foram organizados na Tabela 1, onde são mostrados os critérios de análise e os resultados atribuídos. Quando analisados isoladamente observa-se que o LDQ 1 demonstrou-se dentro dos parâmetros máximos de avaliação, pois identificou-se que a obra organiza-se de forma coerente, funcional e compatível com suas opções teórico-metodológicas, e isso pode ser observado do início ao fim do capítulo analisado. O LDQ 2 demonstrou-se de forma majoritária um livro de caráter Satisfatório, pois, apesar de apresentar carências na interdisciplinaridade e na contextualização histórica, este ainda é um LD viável para a intermediação do conhecimento químico. Com relação ao LDQ 3, esse demonstrou-se de cunho satisfatório, pois abrange a coerência, a funcionalidade e é compatível a sua base teórica e metodológica. No entanto, é válido ressaltar que esse mesmo livro didático apresentou precariedade na abordagem histórica do conteúdo, fato esse que deve ser corrigido para que o discente possa entender os processos históricos sobre a química referentes ao capítulo estudado. Na análise do LDQ 4, tendo por base os mesmos critérios abordados para os demais livros, esse resultou em uma análise de cunho, predominantemente, Totalmente satisfatória para os parâmetros referentes a Aspectos visuais, linguagem, interdisciplinaridade, contextualização, e conteúdo químico. Satisfatória para os parâmetros sobre aspectos gráficos e editoriais e para experimentação e insatisfatório para abordagem histórica do conhecimento. O LDQ 4 apesar de ser um material bom, assim como o LDQ 2 e o LDQ 3, apresenta falhas que podem ser cruciais no processo errôneo de Aprendizagem. Tabela 1 – Resultados das análises dos Livros Didático.

Resultado Final



Conclusões

A partir da análise feita pode-se concluir que o LDQ1 (FONSECA, 2016), estaria mais próximo das concepções estruturais, contextuais e etc,; sobre materiais de ensino no contexto escolar.Os demais LDQ's também demostraram-se em partes como materiais viáveis para o ensino atual, haja vista os problemas encontrados em tais mediante as análises do presente trabalho. É imprescindível a importância do docente mediador do conhecimento, tendo esse papel crucial sobre a crítica frente aos Livros Didáticos que irá utilizar.

Agradecimentos

Universidade do Estado do Pará, professor Victor Wagner Bechir Diniz; Família e Amigos.

Referências

ANTUNES, M. T. Ser Protagonista: Química Ensino Médio 2º ano. 2º edição. Edições SM. São Paulo. 2013.
BUNZEN, C. Reapresentação de objetos de ensino em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo exploratório. In: SIGNORINI, I. (Org.). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2007. 228 p.
CRUZ, F.S; SILVA, T. P; FERREIRA, K. R. M; SOUZA, M. M; BARBOSA, D. B. Analisando possíveis abordagens sobre história da Ciência em livros didáticos de Química do PNLEM 2012. Campus da UFRN. Natal. 2013.
FONSECA, M. R. M. da. Química: Ensino médio. 2. edição. Editora Ática. São Paulo. 2016.
NOVAIS, V. L. D. e TISSONI, M. A. Vivá – Química. 1º edição. Editora Positivo. Curitiba, PR. 2016.
PAGLIARINI, C. R. Uma análise da história e filosofia das ciências presentes no livro didático de física para o ensino médio. Universidade de São Carlos, 2007.
SANTOS, S. M. de O. e MÓL, G. deS. VI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). UFSC, Florianópolis
2007.
SANTOS, W. e MÓL, G. Química Cidadã: Ensino médio 2º ano. 3º edição. Edições AJS. São Paulo. 2016.
SILVA, D. M. da; ARAÚJO, J. S. de. Uma abordagem crítica a história da ciência na química inorgânica nos livros didáticos de química. 57º Congresso Brasileiro de Química. Gramado, RS. 2017.

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