Relato de Experiência vivenciada no Estágio Supervisionado no ensino fundamental em uma escola pública no município de Coari – AM

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Pereira, M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; da Silva, C.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Bentes, V.L.I. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Yamaguchi, K.K.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

O presente trabalho aborda um relato de experiência vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas. Onde tem como objetivo apresentar experiências vivenciadas ao longo do estágio, reconhecendo a realidade da prática docente, dessa forma solidificando o conhecimento alcançado em sala de aula. O estágio foi realizado na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no município de Coari-Am, na disciplina de ciências, por meio de observações e regências. Durante as regências as aulas foram fundamentadas na metodologia dos andamentos pedagógicos, com utilização de experimentação e livro didático. Desta forma, as oportunidades vivenciadas pelo estágio foram vistas como contribuição construtiva.

Palavras chaves

Estagio Supervisionado; Prática de ensino; Experiência Pedagógica

Introdução

O estágio supervisionado em licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), conforme seu artigo 65. Os estágios curriculares supervisionados dos cursos de licenciatura representam importantes momentos para estabelecer essa relação entre teoria e prática, por possibilitarem o desenvolvimento de competências relacionado à realidade escolar e ao processo de ensino-aprendizagem (ROCHA; PARANHOS; MORAES, 2010). O ensino de Ciências, muitas vezes é realizado de forma pouco atrativa pelos professores, com falta de contextualização, interdisciplinaridade e pratica, acarretando grande defasagem no processo de ensino-aprendizagem. Com isso deve-se buscar atrativos para desperta o interesse do aluno pelo ensino de ciência, seja ele lúdico ou experimental, metodologias que possam facilitar a aprendizagem. No ensino tradicional, o que prevalece é a transmissão de conhecimentos, conhecimentos estes que devem ser compreendidos, reflexível e incorporados pelo estudante (LEÃO, 1999). Sendo assim, ressalta-se a importância da utilização de uma intervenção pedagógica que melhore este processo educacional, desenvolvendo capacidade de nos proporcionar uma concepção profissional (ZABALA, 1998). O objetivo deste relato é expor as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado, através das atividades de observação e regência, oportunizando ao discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, conhecer a realidade da prática docente, vivenciando o dia-a-dia do contexto escolar durante o período de observação e regência e dessa forma consolidar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula através da articulação entre a teoria e prática, preparando o acadêmico para exercer a docência com confiança e segurança.

Material e métodos

O Estágio Supervisionado apresentou as observações e regências, por meio da normativa da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia – Campus Médio Solimões. O estágio foi desenvolvido na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, durante o 1º Semestre de 2018, com modalidade de ensino Fundamental, na disciplina de ciências, no município de Coari-Am. No período de observação foi realizada a caracterização escolar, observação das aulas didáticas desenvolvidas pelo professor e método de ensino-aprendizagem, a estrutura e organização do ambiente escolar, procurou-se também identificar os pontos críticos da aprendizagem, o que dificulta e desperta o interesse ou falta dele no aluno. No período de regência procurou-se usar métodos que facilitassem o ensino e a aprendizagem, buscando sempre meios lúdicos e experimentais para as aulas, meios esses que complementam o livro didático, contextualizando com leituras e associação ao cotidiano. Para iniciar a aula foi feito perguntas relacionadas ao tema, para saber dos conhecimentos dos estudantes, que segundo Welker (2007) é fundamental realizar no início e ao longo de todas as aulas para se perceber o que os estudantes já sabem do assunto. Posteriormente com uso do recurso de experimentação, realizado na sala de aula, foi apresentado o conteúdo de forma mais sistematizada, onde os alunos puderam observar os tipos mistura e suas fases, contextualizando com o seu cotidiano. A utilização dessa metodologia proporciona uma aula mais dinâmica, atraindo a atenção dos alunos e consequentemente tendo uma maior participação deles. Esse relato é descritivo com abordagem qualitativa acerca das atividades e experiência adquiridas durante a pratica da disciplina de ciências.

Resultado e discussão

A partir do estágio de observação, foi possível averiguar as metodologias abordadas pelos professores em salas de aula e fazer uma distinção entre a realidade escolar e o que se aprende na disciplina de prática de ensino. Na escola não há uma estrutura adequada aos alunos, principalmente nas salas de aula que apesar de ser equipadas com carteiras e todas são climatizadas, tem alguns condicionadores de ar que não funcionam algumas vezes, e isso pode causar uma desmotivação e afetar na aprendizagem dos alunos, devido ao calor excessivo da região. Verificou-se que, grande parte dos professores da referida Escola conduziam o ensino de forma tradicional utilizando as ferramentas tradicionais como quadro branco, pincel e livro adotado na Escola. Não foi observado a realização de atividades de forma contextualizada, relacionando a atualidades e tecnologias. Com isso, torna a atividade cansativa e desmotivadora. A partir do estágio de regência, observou-se ao decorrer das aulas introdutórias o comportamento geral dos alunos em relação aos conteúdos abordados, possibilitando ao acadêmico o despertar para elaboração de estratégias de ensino como: experimentos, ferramentas atuais para gerar motivação, até mesmo, para o desenvolvimento de aulas mais tradicionais. Portanto, a regência serviu para solidificar e enriquecer a experiência profissional, ressaltando o desafio diário de um professor atuar no ensino com garra e determinação a fim de contribuir para a formação de alunos das séries básicas nas Escolas Publica.

Conclusões

Concluindo, pode-se dizer perante o cotidiano das instituições de ensino, das dificuldades, faz com que os universitários em desenvolvimento debatam a formação, no sentido de enfrentar as dificuldades existentes no aprendizado docente. Admite-se que a importância de refletir a prática na formação, que durante seus estágios pensem e repensem sobre seus métodos, buscando sempre recursos que vão além do livro didático. Em fim todas as oportunidades vivenciadas no estágio foram de contribuição construtiva por meio de observação e da regência, cujo intuito foi ensinar e, ao mesmo tempo aprender.

Agradecimentos

Ao Instituto de Saúde e Biotecnologia/UFAM – Campus Médio Solimões – Coari, AM. A Escola Estadual Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Coari, AM.

Referências

CONCEIÇÃO, T. M. Relato de Experiência: A importância da prática de ensino para uma sólida formação docente. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí, V.3, n.2, 2015.
LEÃO, D. M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa. n. 107, p. 187-206. 1999. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf >. Acesso em: 20 de maio de 2018.
MACIEL, A. S.; ROSA, R. T. D. Estagio de docência em biologia: Relatos de experiências e constituição docentes. Revista Even. Pedagog, V.7, n.2 (19.ed.), p. 680-704, jun./jul. 2006.
ROCHA, T. L.; PARANHOS, R. D.; MORAES, F. A. Estágio supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas: relato de experiência do estágio e do projeto de intervenção sobre relações de gênero e música. Polyphonía. v. 21, n.1, p. 255-268, 2010. Disponível em: <lesec.icb.ufg.br/uploads/263/original_Artigo%20Poliphonia.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2018.
RODOVALHO, A. B.; SILINGARDI, H. M. T. Relato de experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado em uma escola estadual do município de uberlândia-mg. EDUCERE XII congresso nacional de educação. Outubro de 2015.
VOLINSKI, A. S.; BORDIN, S. M. S.; STUANI, G. M. Relato de experiência de estágio de docência supervisionado em ciências no ensino fundamental. Revista da SBEnBio- n.7, 12 p. Outubro de 2014.
WELKER, C. A. D. O estudo de bactérias e protistas no ensino médio: uma abordagem menos convencional. Experiências em Ensino de Ciências. v.2, n.2, p. 69-75, 2007. Disponível em: <http://www.nre.seed.pr.gov.br/guarapuava/arquivos/File/Equipe%20de%20ensino/silvia/BIO_TEX5OEStudodeBacterias.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2018.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224 p.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ