O ENSINO DA QUÍMICA ATRAVÉS DOS ALIMENTOS VISANDO A SUSTENTABILIDADE

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Cunha, J.N.F. (IFMT CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA) ; Félix, V.G. (IFMT CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA) ; Fernandes, G.S. (IFMT CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA) ; Israilev, E.L. (IFMT CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA) ; Lima, T.S. (IFMT CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA) ; Oliveira, A.V.F. (IFMT CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA) ; Reis, A.A. (IFMT CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA) ; Sena, K.L.C. (IFMT CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA) ; Trindade, G.P. (IFMT CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA)

Resumo

A metodologia comumente aplicada no ensino da química se baseia na memorização de conceitos, acarretando na dificuldade de alunos em aprende-la, apesar de sua difícil compreensão, é necessário o seu entendimento, pois ela está atrelada à diversas situações do cotidiano. Assim, esse projeto apresenta uma alternativa no método de ensino da Química, em especial a Orgânica, mostrando- a em receitas culinárias que utilizam a casca de vegetais como principal ingrediente. O resultado obtido valida a utilização dos alimentos como forma de ensino e sensibilização para com o desperdício destes.

Palavras chaves

Ensino; Química; Alimentos

Introdução

Muitas pessoas pensam na Química como algo difícil de se entender e esquecem que o mundo ao seu redor está completamente envolto dela, sendo de grande importância o seu ensino e aprendizagem, pois vê-se a necessidade de entender as situações básicas do cotidiano. Contudo, muitos estudantes tem relatado a dificuldade em aprender a matéria, tendo em vista que o método de ensino é passado através da memorização de fórmulas, funções, estruturas, não passando o entendimento e sim memórias, acabando por não conciliar o cotidiano com o estudo em sala de aula, dificultando assim a aprendizagem (MIRANDA; COSTA, 2007). Visto o problema apresentado, vê-se a necessidade da valorização da ampliação dos modos de ensino-aprendizagem nas escolas, tendo a vinculação da Química com o dia a dia do discente, dado a facilidade com que se pode aprender utilizando meios comuns às pessoas (CHASSOT, 1990). Assim, esse projeto apresenta como objetivo uma alternativa ao ensino da Química, em especial a Orgânica, por meio dos alimentos que estão inseridos na rotina dos discentes, apresentando suas fórmulas, substâncias e estruturas químicas constituintes. Atrelado a isso, há o incentivo ás boas práticas alimentares e ao reaproveitamento de alimentos, ao salientar opções de aproveitamento da casca destes, auxiliando no que hodiernamente se apresenta como um dos maiores problemas do mundo, o desperdício (GOULART, 2008).

Material e métodos

Para iniciação do trabalho, foram escolhidos quatro vegetais para serem apresentados à sala do 6º semestre da Instituição Federal de Mato Grosso, em Cuiabá Bela Vista, assim foi preparado um tipo de alimento para cada um, sendo o biscoito da abóbora Cabotiá, a geleia da tangerina, o bife da banana e o doce da melancia, utilizando somente a casca, visando o reaproveitamento delas. Com os alimentos prontos, foram levados à turma, apresentando seus constituintes químicos, tais como fórmulas estruturais das vitaminas e substâncias, funções orgânicas presentes e reações químicas que acontecem ao serem ingeridos. Ao final, foi aplicado um questionário visando o assunto tratado.

Resultado e discussão

Ao apresentar os produtos à sala do 6º semestre, com 20 alunos, foi aplicado um questionário objetivo para a validação do projeto. Inicialmente verificou-se através do questionário que 100% dos alunos já tiveram contato com Química. Em seguida indagou-se se a apresentação com os alimentos auxiliou na melhoria da aprendizagem da Química, sendo que 90% afirmaram ter uma melhor assimilação do conteúdo e 10% alegaram indiferença. Por último quantificou-se o número de discentes que consideram repetir as receitas apresentadas em suas casas, 75% admitiram que fariam, 20% talvez as fizessem e 5% não repetiriam. Tendo em vista os resultados consideráveis, foi possível verificar a eficácia da aplicação do ensino através do método exposto. Além disso, houve a aceitação das receitas, acarretando em sua aplicação no cotidiano dos alunos. Esse resultado faz com que mesmo indiretamente, haja uma conscientização para o reaproveitamento de partes de alimentos que são desperdiçados diariamente.

Conclusões

Com a realização deste trabalho foi possível observar a sua eficiência, pois através do questionário aplicado compreendeu-se que os alunos gostaram e entenderam o tema proposto. Por meio do projeto, aprendeu-se também maneiras de minimizar o desperdício de alimentos, o que atualmente se apresenta como um grande problema, devido aos descartes prejudiciais destes ao meio ambiente, do mesmo modo que se mostra economicamente viável, sendo aliado a isso o estudo da química em práticas cotidianas e não apenas em laboratórios de análise.

Agradecimentos

Agradecemos à todas as pessoas envolvidas nesse projeto, que se empenharam e dedicaram-se para um bom resultado.

Referências

CHASSOT, A. I. A educação no ensino de Química. Livraria Inijuí Editora, Rio Grande do Sul, 1990.

GOULART, M. M. R. Desperdício de alimentos: Um problema de saúde pública. Revista Integração, São Paulo, USJT, n. 54, jun./ ago./ set., 2008.

MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ