CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO DE QUÍMICA: uma revisão.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Saldanha, G.C.B. (IFCE) ; Guerra, M.H.F.S. (IFCE) ; Firmino, E.S. (IFCE) ; Vasconcelos, A.K.P. (IFCE) ; Nojosa, A.C.B. (IFCE) ; Sampaio, C.G. (IFCE)

Resumo

O estudo da História da Química possibilita o conhecimento e reflexão à cerca dos avanços alcançados na sociedade. Seu estudo pode propiciar na mudança de conhecimentos simplistas existentes nos alunos e professores sobre a natureza. Esse estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a História da Química e suas implicações no Ensino de Química. O estudo de História da Química possibilita o estimulo a capacidade crítico-reflexivo dos alunos e professores, além de contribuir para uma maior compreensão dos conteúdos científicos.

Palavras chaves

História da Química ; Ensino de Química; História da Ciência

Introdução

A importância da História da Química é bastante notável na Ciência, pois a partir dela pode-se refletir à cerca dos avanços alcançados ao longo dos séculos e assim, compreender as diversas contribuições da Química para a humanidade. Segundo Beltran (2013), pesquisadores no ensino de Química vêm manifestando mais intensamente a valorização da história da ciência na formação tanto de professores quanto de alunos. De acordo com Cebulski e Matsumoto (2009), a abordagem da História da Química é necessária para a compreensão de teorias, onde é possível abordar os contextos históricos nos quais os conceitos químicos foram elaborados e substituídos em função de outras descobertas. Em conformidade com Barp (2013), “a abordagem histórica dos conteúdos científicos não é um mero diletantismo.” Segundo o autor, “o conhecimento científico torna-se passível de reconstrução, e a aprendizagem aproxima-se do que realmente deve ser: uma incansável perscrutação.” Desta forma, o ensino de Química pode propiciar a mudança de conhecimentos simplistas existente quanto aos fenômenos naturais que se relacionam aos conhecimentos prévios desenvolvidos pelos alunos adquiridos ao longo dos anos em visão do senso comum. Logo, este trabalho pretende conhecer a visão de pesquisadores sobre o estudo da História da Química e suas implicações no ensino de Química.

Material e métodos

A presente pesquisa trata de uma revisão bibliográfica a respeito do ensino de História da Química, foram feitas leituras de diversos artigos disponibilizados nas plataformas de busca. Esse tipo de pesquisa, segundo Gil (2002, p.44) “é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.” Complementa que qualquer trabalho científico inicia-se com esse tipo de pesquisa, pois permite ao pesquisador conhecer o que já foi estudado a fim de contribuir e/ou aprimorar sobre o assunto em questão A busca foi realizada no Google Acadêmico fazendo uso dos descritores: “História da Química” e “Ensino de Química”, como também termos semelhantes como “História e Filosofia da Química”, foram também pesquisados os mesmos descritores em inglês, “History of Chemistry” e “Chemistry Teaching”. No levantamento das opiniões dos autores encontrados, foram mantidos os que relacionavam a História da Química e suas implicações com o Ensino de Química.

Resultado e discussão

Beltran (2013), buscou fazer uma interface entre a História da Química e Ensino e campus interdisciplinares, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com análises conceituais profundas para que possa estabelecer redes teóricas coerentes que sustentem as abordagens interdisciplinares. Para o autor, o objeto de estudo em educação química é o processo de ensino-aprendizagem do conhecimento químico, englobando as formas de a elaboração, transformação e transmissão desse conhecimento, onde as mesmas também são consideradas na pesquisa em história da química, pensamento sustentado por SCHNETZLER (2008). Barp (2013) realizou uma sequência didática utilizando as contribuições da História da Química para o ensino de Química no tema de Radioatividade, o autor buscou trabalhar as concepções alternativas dos alunos sobre a ciência. Segundo o autor, a história da ciência tem fornecido inúmeras contribuições para o ensino da Química. Onde “a inserção de elementos de História e Filosofia da Ciência reveste-se de um papel essencial para que o aluno possa desenvolver uma visão abrangente da Química em uma perspectiva transdisciplinar”. Na pesquisa de Cebulski e Matisumoto (2009) com alunos do ensino médio, analisou-se como a História da Química auxiliou na construção dos conceitos e do conhecimento químico. Para os autores, para que a abordagem de conceitos químicos utilizando a História da Química seja eficiente, deve-se “observar que esta vai além do simples estudo de datas e nomes; é necessário que os docentes possuam conhecimentos epistemológicos a respeito do que sejam os modelos, qual sua função na ciência, os seus objetivos, suas limitações, e em que contexto histórico foram elaborados.”

Conclusões

O estudo da História da Química pode estimular a capacidade crítico-reflexivo dos alunos e professores, além de contribuir para uma maior compreensão dos conteúdos científicos influenciando assim, na abordagem dos conteúdos na sala de aula e na consequente construção de um conhecimento químico.

Agradecimentos

PGECM

Referências

BELTRAN, Maria Helena Roxo. História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares. Abakós, v. 1, n. 2, p. 67-77, 2013.
BARP, Ediana. Contribuições da História da Ciência para o Ensino da Química: uma proposta para trabalhar o tópico radioatividade. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 8, p. 50-67, 2013.
CEBULSKI, Elisabete Soares; MATSUMOTO, Flávio Massao. A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA, 2009. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2035-8.pdf> Acesso em: 5 ago 2018.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
SCHNETZLER, Roseli P. Educação química no brasil: 25 anos de eneq - encontro nacional de ensino de química. In: ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, Adriana Vitorino (Ed.). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Átomo, 2008. p. 17–38.

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