Experimentoteca: redescobrindo a química a partir de experimentos e jogo lúdico com materiais de baixo custo

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, I.M.P. (IFPI) ; Damasceno, M.F.C. (IFPI) ; Carvalho, T.N. (IFPI)

Resumo

A experimentoteca é um mini laboratório de ciências na sala de aula, em que o docente disponibiliza kits com materiais para os alunos, visando a realização de atividades voltadas para os conteúdos ensinados em sala. O objetivo principal desta pesquisa foi verificar a contribuição de aulas experimentais e jogo lúdico com materiais de baixo custo para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino médio integrado do curso de Administração da escola CETI-Lucinete Santana da Silva. A pesquisa utilizou como forma de avaliação questionários que foram aplicados antes e após execução do projeto. Os dados obtidos na pesquisa mostraram que a experimentação e os jogos instigaram o interesse e a curiosidade dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de competências.

Palavras chaves

Experimentos ; Materiais de baixo custo; Ensino-aprendizagem

Introdução

O ensino tradicional de química é repassado de maneira em que o aluno precisa decorar reações, propriedades e várias fórmulas, mas sem relacionar com os eventos que ocorre no cotidiano, o que dificulta o entendimento do discente. Compete ao professor conduzir à aprendizagem significativa do aluno, despertando nele um senso crítico, capaz de questionar, formular e reconstruir autores e teorias (DEMO, 2011). Através da experimentação, aliando teoria à prática, é possível despertar um interesse e curiosidade no aluno possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades próprias. As atividades experimentais são capazes de melhorar a aprendizagem dos discentes (AMARAL,1996). A química é uma ciência experimental, portanto é difícil compreende-la sem a execução de atividades práticas. Este projeto teve como objetivo principal verificar a contribuição de aulas experimentais e jogo lúdico com materiais de baixo custo para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino médio integrado do curso de Administração da escola CETI-Lucinete Santana da Silva. Os objetivos secundários era despertar o interesse pela química, através de experimentos práticos e relacionar os experimentos realizados com eventos do cotidiano. A pesquisa justificou-se pela ausência de aulas práticas e dificuldades apresentadas no decorrer da disciplina de química pelos discentes. Através desse projeto, pretendia-se que os alunos passassem a ter mais afinidade com a química e, consequentemente, melhor rendimento escolar na disciplina.

Material e métodos

O projeto foi executado com os alunos do 1º ano do ensino médio integrado do curso de Administração da escola CETI-Lucinete Santana da Silva, localizada na cidade de Paulistana-PI. Antes da execução das atividades foram aplicados questionários individuais para os alunos, com perguntas sobre como era as aulas de química e outro após a execução de todos os experimentos e jogo com questões relacionadas à prática. Para realização da prática os alunos foram separados em grupos, onde foi fornecidos os kits com os materiais para realização da prática, realizada na sala de aula, as orientações sobre a realização dos experimentos foi repassada pelo coordenador do projeto e pelo professor da turma, sendo também, responsáveis pela monitoração das atividades. Os conteúdos trabalhados foram: misturas homogêneas e heterogêneas ( através de um experimento utilizando copo, água, areia, óleo, açúcar e sal); densidade ( foi realizado o experimento torre de líquidos, colocando em um recipiente: água, óleo, álcool e mel); ácidos e bases ( para trabalhar esse conteúdo foi utilizado o experimento indicador de ácido-base com repolho roxo, material utilizado: copos, vinagre, extrato do repolho roxo, limão, água, bicarbonato de sódio e água sanitária); e tabela periódica ( esse conteúdo foi desenvolvido com o auxilio de um jogo lúdico, onde foi disponibilizado para os alunos uma caixa com vários cubos, em cada cubo estava escrito um simbolo de um elemento químico, logo em seguida o professor dava dicas sobre determinado elemento e o discente tinha que pegar na caixa o cubo que representava esse elemento químico. Para confeccionar o jogo foi utilizado cartolina e papelão).

Resultado e discussão

Os resultados dos dados do primeiro questionário, no qual foi aplicado antes da execução dos experimentos, mostram que a metodologia empregada pelo professor era somente aula expositiva o que dificultava a compreensão dos conteúdos de química e colaborava para o baixo rendimento da turma. Após a execução do projeto, através dos dados do segundo questionário pode-se observar que as aulas experimentais contribuíram para a assimilação dos conteúdos pelos estudantes, pois despertam o interesse dos alunos. Adicionalmente, ocorreu o aumento do rendimento escolar na disciplina de química, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Segundo Russel (1994), quando agregada a teoria e a prática mais concreta e a aprendizagem de Química. O que pode ser observado com o resultado da execução do projeto.

Conclusões

Os dados obtidos na pesquisa mostraram que mesmo com a falta de estrutura das escolas para realização de aulas práticas, é possível que os professores realizem experimentos e jogos com materiais de baixo custo em sala de aula. Observa-se, também, que a experimentação e os jogos instigaram o interesse e curiosidade dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de competências. Sendo assim, fica demonstrada a importância de aulas práticas no ensino da química.

Agradecimentos

Referências

AMARAL,L.Trabalhos práticos de química. São Paulo,1996.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados,2011.
RUSSEL, J.B. Química Geral. 2 ed. Sã Paulo, 1994.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ