O MODELO ATÔMICO NUCLEAR E O EFEITO MATEUS: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS PELO PNLD 2018

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Régis Campos Silva, R. (CEFET-MG) ; Lethicya Silva Sousa, B. (UFMA) ; da Costa Lima, A. (CEFET-MG) ; Souki Santos, (CEFET-MG) ; Guilherme Martins Santos, L. (CEFET-MG) ; Balsamão Almeida, N. (CEFET-MG) ; Raimundo Lopes Pinto, S. (CEFET-MG)

Resumo

Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica a fim de investigar a maneira como o modelo atômico nuclear é apresentado nos livros didáticos de Química aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Especificamente, buscou-se identificar como os nomes de Hantaro Nagaoka, Hans Geiger e Ernest Marsden, cientistas que também contribuíram para a proposição e descoberta do átomo nuclear, são inseridos e apresentados. Observa-se de um modo geral, a centralização de todo mérito da proposição e descoberta do núcleo atômico ao cientista Ernest Rutherford, caracterizando assim, o chamado Efeito Mateus.

Palavras chaves

Modelo Atômico; Efeito Mateus; Ensino de Química

Introdução

Neste trabalho, investigamos o chamado “Efeito Mateus”, utilizado pelo sociólogo da Ciência Robert Merton (1910-2003) para descrever o fenômeno que ocorre quando cientistas mais conhecidos recebem mérito e honrarias em detrimento a cientistas menos conhecidos, pelas mesmas conquistas ou até por aquelas menos relevantes (MERTON, 1977 apud BARBOSA, 2016). De forma geral, o primeiro modelo atômico com núcleo abordado nos livros didáticos foi o proposto por Ernest Rutherford em 1911. Todavia, essa discussão já existia em períodos anteriores à essa proposta. Segundo Lopes (2009), o físico Japonês Hantaro Nagaoka (1865-1950) em 1903, apresentou e publicou o seu modelo atômico nuclear, que constava de uma grande massa central carregada positivamente, atraindo os elétrons de cargas negativas que giravam em um anel circular. Este fenômeno também pode ser encontrado em relação aos nomes de Hans Geiger (1882-1945) e Ernest Marsden (1889-1970), quase sempre citados apenas como “os assistentes de Rutherford”, mas que tiveram inegável contribuição para o desenvolvimento das teorias atômicas, (LOPES; MARTINS, 2009). Com auxílio de Marsden, Geiger identificaria resultados surpreendentes, como o próprio Rutherford relatou em uma de suas publicações sobre a natureza do átomo: “Geiger veio até mim, com grande excitação, dizendo que eles (Geiger e Marsden) foram capazes de obter algumas das partículas alfa retomando para trás. Foi o evento mais incrível que já aconteceu na minha vida." (ANDRADE,1978 apud LOPES, 2009, p. 85). Propomos neste trabalho, a análise e caracterização de como os cientistas Hantaro Nagaoka, Hans Geiger e Ernest Marsden são citados na contribuição da “descoberta” do núcleo atômico nos livros didáticos de Química aprovados pela PNLD 2018.

Material e métodos

O ponto de partida para a coleta de dados foi a seleção do objeto de análise, os livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018, que se caracterizam como um material de acesso público e uma importante ferramenta em sala de aula, tornando-se em muitas situações, o único material didático de professores e alunos. Os livros foram analisados a partir dos capítulos referentes ao conteúdo de modelos atômicos, através de uma leitura criteriosa. Posteriormente, em uma segunda leitura, os trechos que relacionavam os nomes Hantaro Nagaoka, Hans Geiger e Ernest Marsden à proposição e descoberta do núcleo atômico foram identificados e selecionados. Para a interpretação do material coletado, foram utilizados elementos da análise de conteúdo de Bardin (1977), com os seguintes indicadores: Abordagem Exemplificadora (que cita o nome do cientista, sem a descrição das contribuições para a proposição e descoberta do núcleo atômico) e Abordagem Descritiva (que cita o nome do cientista, com descrição das contribuições para a proposição e descoberta do núcleo atômico). A análise tem o propósito de realizar um mapeamento quantitativo da incidência de discussões sobre os nomes Hantaro Nagaoka, Hans Geiger e Ernest Marsden na proposição do modelo atômico nuclear, a fim de levantar reflexões sobre a abordagem histórico-científica nos livros didáticos e implicações do “Efeito Mateus”.

Resultado e discussão

No quadro 1, são apresentados os resultados encontrados para as referências feitas ao nome de Hantaro Nagaoka nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2018. Assim, dos seis livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2018, somente dois fazem citação ao nome de Hantaro Nagaoka de forma descritiva. O modelo de átomo nuclear publicado por Nagaoka, chamado de Saturniano, fazendo uma alusão aos anéis de Saturno, publicado em 1903, é anterior à proposta e o modelo atômico tão conhecido de Ernest Rutherford, em 1911 (LOPES, 2009).Uma possível influência do modelo atômico de Nagaoka sobre o modelo de átomo nuclear proposto por Rutherford, foi negada pelo próprio Rutherford em carta encaminhada a Nagaoka: "Você (Nagaoka) irá notar que a estrutura assumida no meu átomo é de algum modo semelhante ao sugerido por você em artigo de alguns anos atrás. Eu ainda não analisei o seu artigo, mas eu lembro que você escreveu sobre esse assunto". (Carta de Rutherford para Nagaoka, 1911 apud LOPES, 2009, p.73) Já em relação aos nomes de Hans Geiger e Ernest Marsden, dos seis livros analisados, cinco fizeram menção aos cientistas, sendo dois com uma abordagem descritiva e três apresentando trechos enquadrados como abordagem exemplificadora, citando apenas os nomes, sem descrever os contributos no experimento com o feixe de partículas alfa. No quadro 2, são apresentados os fragmentos onde são citados os nomes de Hans Geiger e Ernest Marsden nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018.

Quadro 1

Referência ao nome de Hantaro Nagaoka nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2018

Quadro 2

Referência aos nomes de Hans Geiger e Ernest Marsden nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2018

Conclusões

Sabe-se de toda a relevância de Ernest Rutherford para a compreensão da estrutura da matéria e da radioatividade, tendo deixado um grande legado para a Ciência. Contudo, é inegável a contribuição de outros cientistas bem menos comentados nos livros didáticos, como identificamos em relação aos nomes de Nagaoka, Geiger e Marsden. Neste sentido, destacamos que discussões desta natureza se fazem necessárias para a tomada de conhecimento sobre a importância e inserção da abordagem histórico-científica nos livros didáticos e consequentemente em sala de aula.

Agradecimentos

Ao CEFET-MG, UFMA, FAPEMIG E CAPES.

Referências

BARBOSA, A. S. Implicações éticas do efeito Mateus na Ciência. Mediações, v. 1, n.1, p. 286-316, Londrina, 2016.

LOPES, C. V. M. Modelos atômicos no inicio do século XX: da física clássica à introdução da teoria quântica. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

LOPES, C. V. M.; MARTIS, R. A. Hans Geiger e Ernest Marsden em Manchester (1909-1910).: 100 anos dos “experimentos de Rutherford” com partículas α. Resumos da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Águas de Lindóia-SP, 2009.

BARDIN, L. L'analyse de contenu. Paris: Presses universitaires de France, 1977.

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