A química presente no refrigerante: o conhecimento de alunos do ensino médio acerca da composição do produto

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Lima, M.M. (IFPI-CAMPUS PAULISTANA) ; Sousa, J.S. (IFPI-CAMPUS PAULISTANA) ; Delmondes, P.R. (IFPI-CAMPUS PAULISTANA) ; Silva, W.B.M. (IFPI-CAMPUS PAULISTANA) ; Damasceno, M.F.C. (IFPI-CAMPUS PAULISTANA)

Resumo

Este projeto teve como objetivo identificar quantas pessoas do segundo e terceiro ano do ensino médio ingerem refrigerante sem conhecer os ingredientes presentes e dos componentes químicos contidos no mesmo. Para a coleta de dados dessa pesquisa foi elaborado um questionário contendo questões objetivas aplicadas nas mesmas, onde haviam quatro questionamentos que foram feitos em julho de 2018 com 49 alunos do ensino médio. O lócus foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI/campus Paulistana.

Palavras chaves

Conhecimento; Discentes; Refrigerante

Introdução

O refrigerante é uma bebida consumida em larga escala em todo o mundo sendo que no ranking mundial o Brasil se encontra em terceiro lugar dentre os países que mais consome essa bebida, passando em sua frente Estados Unidos e México (Palha, 2005) as substâncias presentes nesses refrigerantes que não são de conhecimento de todos, mas são consumidos mesmo sem informação, trazem inúmeros problemas que afetam aqueles que o tomam. De acordo com Lima e Afonso (2009) é a bebida preferida pela população, o consumo exagerado é um fato preocupante, já que uma única latinha contém 40 gramas de açúcar que representa cerca de 11% da massa do refrigerante equivalendo a oito colheres de chá ou sachês dos que utilizamos para adoçar um café contendo no mesmo 5 gramas. Maior exploração sobre o assunto mostrará que muitos fatores são prejudiciais e os nutricionistas alertam que não há nenhum benefício que seja propiciado pelos refrigerantes, exceto o prazer de uma bebida gaseificada, dentre esses: a colaboração para o aumento do peso, sendo ele a causa crucial de obesidade que assola o país, por exemplo, deve sua fama em grande parte, ao exagerado consumo de refrigerante, sendo contribuinte para o desenvolvimento do diabetes. Este trabalho objetivou identificar quantas pessoas do segundo e terceiro ano do ensino médio ingerem refrigerante sem conhecer os ingredientes presentes e dos componentes químicos contidos no mesmo.

Material e métodos

Para a coleta de dados dessa pesquisa foi elaborado um questionário contendo questões objetivas aplicadas em duas turmas segundo e terceiro ano do ensino médio, onde haviam quatro questionamentos, (1) Se os discentes conheciam os ingredientes contidos no refrigerante. (2) Quem consumia mais o refrigerante. (3) Quem consultava o rótulo antes do consumo e (4) quantas vezes na semana os estudantes ingeriam o produto. Essa pesquisa foi feita em julho de 2018 com 49 alunos do ensino médio, o lócus foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI/campus Paulistana.

Resultado e discussão

Partindo do pressuposto da química, foi procurado sobre determinados componentes e qual o nível de conhecimento sobre eles, tendo como resposta que a maioria dos entrevistados não é ciente dos presentes componentes. Foram entrevistadas 49 pessoas nas quais são alunos, eles são de turmas diferentes e sendo que 67% se declaram do gênero feminino e 33% masculino. Visando a consulta do rótulo, constata-se que a maior parte não o lê para procurar informações sobre o refrigerante e o que o compõe. Destarte sobre a quantidade de vezes que são tomadas refrigerantes no decorrer da semana, obteve uma maior quantidade aqueles que consomem de 1 a 2 vezes. Os dados obtidos nos questionários aplicados com os alunos são apresentados na Figura 1.

FIGURA 1



Conclusões

Acerca do exposto temos o epílogo que a grande parte das pessoas que tomam diariamente esses refrigerantes não sabe o que realmente estão atribuindo a seu corpo e sua saúde, essa falta de informação pode trazer alguns efeitos, é perceptível a grande importância dos resultados trazendo a realidade de muitas pessoas, portanto é de suma importância a maior conscientização e explanação sobre o assunto, já que essa bebida é tão comum no meio social, além de estar relacionando com a química, pois é inegável a quantidade de elementos e componentes químicos presentes em uma única bebida.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus por ter nos ajudado.

Referências

Lima, A. C. S., Afonso, j. C. A química do refrigerante. Química Nova na Escola, v.31, p.210-215, 2009.
Palha, P.G. Tecnologia de refrigerantes. Rio de Janeiro: Ambev, 2005.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ