Alternativas didático pedagógicas para o ensino de química no centro de ensino Antônio Ribeiro.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Baima, P.T.S. (UFMA) ; Pires, J.F.L. (UFMA) ; Silva, H.A.S. (UFMA)

Resumo

O ensino de Química é visto muitas vezes pelos estudantes do ensino médio como tedioso e desinteressante, uma vez que admitem a como decorativa e cansativa. Portanto para modificar esse contexto, docentes precisam buscar novos recursos didáticos, que sejam atrativos para seus estudantes, por isso, este trabalho propõem o uso de jogos lúdico com função educativa, além da contextualização dos conteúdos trabalhados em sala, como forma de aproximar a realidade dos estudantes com os conteúdos trabalhados.

Palavras chaves

Ensino ; Jogos; Química

Introdução

Os jogos e atividades lúdicas estão cada vez mais presentes na sala de aula de química e nas pesquisas acadêmicas. No entanto, muitos destas práticas e trabalhos apresentados carecem de um referencial teórico consistente que sustente a prática lúdica na sala de aula ou essas pesquisas. O objetivo é promover um aumento na qualidade do ensino, tornando a sala de aula mais agradável e atraente para os alunos por meio de modelos, figuras, ilustrações, jogos educacionais e experimentação investigativa (Ferreira et al., 2010) no ensino de ciências. É muito importante salientar que não basta ao jogo ter informações científicas para que ele seja educativo. Observamos em trabalho anterior (Messeder Neto, 2012) que, mesmo tendo conceitos científicos na sua composição, o jogo sem mediação é rico em senso comum, de modo que a presença desses conceitos não garante que os estudantes estejam tomando consciência do conteúdo e se apropriando dele.

Material e métodos

A metodologia deste trabalho apresenta uma abordagem essencialmente qualitativa, que consiste em um tipo de pesquisa a qual considera aspectos subjetivos podendo ter uma análise de dados estáticos em determinadas etapas. Sendo destacado nesse trabalho a importância da contextualização sociocultural, e sua relação com as demais competências e habilidades do ensino de química para o processo de ensino-aprendizagem foi confeccionado um jogo didático (tabuleiro em U) além de atividades complete a frase cruzadinhas e caca palavras e tirinhas associando os conteúdos da disciplina: matéria, energia, fenômenos químicos e físicos e teoria atômica e ácido base, sendo a primeira em grupo e as demais individual.

Resultado e discussão

A maioria dos alunos não apresentavam interesse pela disciplina, afirmando que as aulas eram muito cansativas e decorativas, tendo assim um baixo desempenho nas avaliações de aprendizagem. portanto buscou-se através das atividades mudar a dinâmica metodológica das aulas. dessa forma, o rendimento dos estudantes foi verificado por meio de avaliação formativa e somativa em conjunto com a professora da disciplina das respectivas escolas. além disto foram aplicados questionários subjetivo e objetivo a fim de se verificar o rendimento dos estudantes. Durante a aplicação do jogo de tabuleiro em U os estudantes mostraram se bastante participativos nos comentários e resolução de situações problemas além de competências e habilidades como cooperação, organização e concentração foram sendo ampliadas durante as atividades. Nas demais atividades (questionários e caça-palavras) o resultado foi positivo pois cerca de 92% dos alunos inicialmente insatisfeitos com disciplina, demonstraram interesse nas aulas, compreendendo e utilizando conceitos químicos após a aplicação dos jogos lúdicos.

Tabuleiro Tubo em U

Tabuleiro tubo em U utilizado para o ensino de quimia

Caça-palavras de química

Atividade dinâmica que busca ensinar de forma divertida.

Conclusões

Destaca-se que o uso de estratégias didáticas diferenciadas, como utilização de jogos lúdicos e educativos, foram essenciais para despertar o interesse dos estudantes ao estudo da Química, além de desenvolver competências e habilidades de comunicação e socialização, as quais foram devidamente utilizadas em sala de aula durante as atividades propostas e contudo mostrou- se a importância do desenvolvimento de metodologias que visem a aprendizagem do estudante enquanto agente transformador.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio do PIBID de química, Assim como o apoio da professora e supervisora Vanessa Carla da Silva do C.E.Antonio Ribeiro da Silva que junto com seus alunos tornaram possível a realização de muitas atividades.

Referências

MESSEDER NETO,H .S .Abordagem contextual lúdica e o ensino aprendizagem do conceito de equilíbrio químico : o que há atrás dessa cortina ?(Mestrado em Ensino Filosofia e História das ciências ),Universidade Federal da Bahia ,Salvador ,2012.
MESSEDER NETO,H.S, MORADILLO ,E.F.O Lúdico no ensino de química : considerações a partir da psicologia histórico- cultural, Universidade Federal da Bahia ,Salvador ,2016.Quimica .nova escola .São Paulo ,Br .Vol. 38 N° 4novembro 2016.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ