LAVOISIER E A HISTÓRIA DA QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES E LEGADOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

1machado,, R.D.S.S. (UFMA) ; 2costa,, R.H. (UFMA) ; 3marques,, C.V.V.C.O. (UFMA)

Resumo

Este trabalho constituiu-se em um ensaio sobre as discussões da presença de história da química em livros didáticos pontuando a figura de Antoine Lauret Lavoisier. A metodologia do trabalho baseou-se nos aspectos qualitativos de pesquisa, buscando analisar o conteúdo de artigos científicos contidos na base de dados da CAPES. Pelos resultados obtidos, concluiu-se que a abordagem histórica da ciência é de fundamental importância para o desenvolvimento dialógico crítico dos fatos que contribuíram para a construção das ciências.

Palavras chaves

: Ensino de Química; Ensino de Ciências; Lavoisier

Introdução

Um ensino de ciências que busque romper com as tradições metodológicas vigentes deverá abranger questões que vão além de memorização de fórmulas, experimentos sem aprofundamento teórico e repetições de teorias e memorização de fatos. Para tanto, sua performance precisará abranger discussões que envolvam política, cultura, sociedade e economia. É nesse contexto que a abordagem histórica dos conteúdos das ciências da natureza se torna um fator importante de popularização e de divulgação cientifica, pois contribuirá para que alunas e alunos aproximem- se dos conhecimentos científicos com maior criticidade e riqueza de informações (CASTRO E PENITENTE, 2010). Nos PCN de ciências da natureza, é ressaltado a importância da abordagem da história das ciências como fonte importante de conhecimento da área, destacando a história das ideias científicas e sua relação com a humanidade para dá profundidade nos conteúdos (Brasil, 1998). Porém, para que os professores saibam trabalhar HFC nas suas aulas de ciências, a formação inicial deverá contribuir nessa vertente para lhes fornecer subsídios teóricos do saber fazer. Diante disso, o presente trabalho visou apresentar na forma ensaio teórico o percurso histórico e a contribuição acadêmica do cientista químico Antoine Lauret Lavoiser, no sentido de revelar as inúmeras possibilidades de trabalhar sua história e seu legado na contribuição da história das ciências e do universo da química, além de trabalhar as questões sócio humanísticas tão importantes no caminho da transposição didática em sala de aula. Sob essa ótica é que se tem como questão de pesquisa, o que se tem trabalhado sobre Antonie Lavoisier em livros didáticos de química do 1º ano do ensino Médio utilizados em uma amostragem de escolas de São Luis - MA?

Material e métodos

O presente estudo adentra no campo da pesquisa qualitativa constituindo-se por meio de um ensaio teórico, acerca da temática da inserção de história da química no ensino de química por meio das contribuições de Antoine Lauret Lavoisier na referida áreas e demais ciências. O percurso metodológico centrou-se na seleção de publicações que se voltassem para o tema presentes nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, bancos de livre acesso que oferecem conteúdo digitalizado e de fácil acesso online. Foram adotados os seguintes critérios de inclusão para a seleção de pesquisas: artigos completos independentes da data de publicação e língua, que tratassem sobre a história e filosofia da química que se direcionassem para o cientista Antoine Lauret Lavoisier. Ainda, como critério de inclusão: os artigos deveriam conter em seu título, resumo e palavras-chaves os seguintes descritores: história e filosofia da química, história e filosofia das ciências, Lavoisier e livros didáticos. Após a catalogação dos materiais bibliográficos, foi realizada a seleção dos referencias teóricos que iriam compor a análise documental e estes passaram a ser explorados, os resultados foram organizados e discutidos em tópicos.

Resultado e discussão

Antoine Lauret Lavoisier no universo da Química Moderna Antoine Lauret Lavoisier foi influenciado pelo professor de Geologia Jean-Etiene Guetard, que era geólogo, essa amizade fez com que Lavoisier passasse a se interessar por ciência. Os primeiros trabalhos de Lavoisier foram em geologia e se cercou da ciência química como meio de auxilio. (MORENO, 2008). A doutrina vigente na época era a do flogito (1659 – 1734) que em seu significado grego se chama queimar. Através de experimentos Lavoisier passou a indagar da então teoria e sugerir novas teorias para combustões e ares. Muitos afirmaram que a revolução de Lavoisier se centrou no uso do equilíbrio, pelo fato dele ter usado a balança, realizou pesagens com os reagentes e produtos usados antes e após o processo, mais do que o uso da balança em si, o que Lavoisier introduzido na química foi uma nova maneira de posar e assumir os problemas em relação as mudanças de massas. (MORENO, 2008). Após os postulados de Lavoisier sua teoria ficou conhecida como “Lei de Conservação das Massas,” ela explica que substâncias químicas ao reagirem, não são perdidas, elas se transformam em outras, e esses elementos ainda permanecem, porém de forma diferente, ocorrendo um rearranjo de seus átomos. Lavoisier nos Livros Didáticos: Um caso de descaso? PORTO et al, (2007) apontam que os livros didáticos de Química são unânimes em associar o nome de Lavoisier à conservação da massa nas transformações químicas. Entretanto, poucos avançam, além disso, ou de escassos dados biográficos. Outra atribuição dada a Lavoisier nos livros didáticos é a então conhecida frase “Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.” Segundo (SANTOS, 2015 e VIDAL, 2009), em sua obra Lavoisier fez apenas menção a esta frase.

Conclusões

A cultura do ensino de ciências pouco valoriza os processos históricos que envolvem a construção de teorias. As políticas do currículo de formação de professores ainda não contemplem questões relevantes a inserção da história das ciências. A história da química leva a reflexões acerca da construção histórica cientifica, ressaltando aspectos do progresso dessa ciência. Nesse trabalho a importância de Lavoisier para a construção histórica da ciência é percebida, uma vez que ele tenha sido o percursor de mudanças que incluem novos conceitos químicos fundamentais para a consolidação da mesma.

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. (FAPEMA)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTRO, R. M. PENITENTE, L. A. A. A história e Filosofia de Ciências: contribuições para o ensino de ciências e para a formação de professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca v. 02, n.4, jul-dez – 2010.
MORENO, J. A. C. La obra de Lavoisier como um modelo para la história de la ciências. TEA, n. 23, p.89-106, 2008.

PORTO, P. A. ET AL. O Lavoisier que não está presente nos livros didáticos. Química nova escola, n. 26, novembro de 2007
SANTOS, A. F. Lavoisier nos livros didáticos: uma análise luz da história da ciência. Dissertação (mestrado em história da ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
VIDAL, P. H. O. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM. Dissertação (mestrado em ensino de ciências) – Instituto de Física, Química, Biociências e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo 2009.

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