ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NA AGRICULTURA FAMILIAR: DEFENSIVOS ORGÂNICOS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

da Silva Alves, A. (IFAP) ; Silva de Brito, C. (IFAP) ; Trindade da Cruz, L. (IFAP) ; Barbosa Andrade, E.M. (IFAP) ; Lucena de Sales, A. (IFAP)

Resumo

A agricultura orgânica oferece baixo custo aos pequenos produtores, que conseguem colher dentro do cronograma proposto e obter economia sem uso de agrotóxicos. Além de proporcionar uma ótima qualidade de vida. O trabalho tem como objetivo despertar o interesse de química orgânica, diante da fabricação do defensivo orgânico em sala de aula, utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso e a participação dos alunos. E desperta o interesse dos alunos pelos cuidados ao meio ambiente e compreender que a química faz parte do seu cotidiano. Os resultados encontrados, foram satisfatórios, mostram que os alunos conseguiram compreender os assuntos abordados principalmente uma relação entre a prática e teoria. Assim, facilitando uma forma mais interessante de compreender a química.

Palavras chaves

Defensivos agrícolas; Ensino da química; Química orgânica.

Introdução

No Brasil houve um aumento gradativo a procura por alimentos saudáveis, ou seja, livres de agrotóxicos. E para que esses alimentos sejam excepcionais para o consumo, há opção como fabricação de defensivos orgânicos ou alternativos, para que haja a cultivação dos alimentos. Defensivos alternativos são produtos de origem biológica ou natural que possuam baixa toxicidade, eficiência no controle, custo reduzido, facilidade de aquisição e que não favorece a ocorrência de resistência de pragas e doenças nas culturas agrícolas (RIBEIRO, et al, 2007). A cultura orgânica oferece baixo custo aos pequenos produtores, que conseguem colher dentro do cronograma proposto e obter economia sem uso de agrotóxicos, além de agregar valores aos seus produtos, sem causar danos ao meio ambiente, preservando a biodiversidade(FLORES, 2013). A importância dos defensivos naturais, está nos produtos saudáveis como resultado final o equilíbrio entre a sociedade, natureza e econômica. A produção dos defensivos precisa de muitos produtos químicos, que são essências, mais seu uso deve ser cauteloso. Há muitas razões porque estudar química e essa é uma delas, Segundo Russell (1994) a química atua como um instrumento prático para o conhecimento e a resolução de problemas em muitas áreas de atuação da vida humana. De acordo com Pelicioni; Torres (1999) apud Flores (2013), a escola não pode ser vista somente como um sistema competente para dar educação, mas como uma comunidade humana que se atenta com a saúde de todos os seus membros e com aquelas pessoas que se relacionam com a comunidade escolar. o presente trabalho foi elaborado de forma didática, com intuito que os alunos do ensino médio tenham a concepção que os conceitos da química, também faz parte tanto da sua vida escolar como na vida cotidiana.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal do Amapá, na turma de Edificações, com trinta e dois alunos do terceiro ano do ensino médio integrado. Com o intuito de revisar alguns conceitos de química orgânica, grupos funcionais, para isso, foi realizado em sala de aula a fabricação do defensivo orgânico. Inicialmente, uma integrante do grupo apresentou como seria a realização de todo o processo da intervenção. Em seguida, foi distribuído um questionário antes da apresentação para avaliar o nível de compreensão sobre o assunto. Os alunos tiveram um tempo estipulado para responder o questionário, e logo após foram recolhidos os questionários. Posteriormente, visando uma melhor compreensão do assunto, foi realizada uma apresentação em slide sobre os tipos de defensivos agrícolas e seus respectivos grupos funcionais, bem como uma pequena introdução sobre o principio ativo da mamona. Logo após, utilizou-se materiais de fácil acesso e baixo custo, para fabricação do defensivo orgânico, da seguinte forma: adicionou-se 750g de mamona (Ricinus communis) em 3L de água. Para a aula ficar mais dinâmica, pedimos a participação de três alunos da turma, para maceração das folhas de mamona, conforme. Cada aluno ficou com 250g de mamona, 1L de água e um pilão (em substituição ao almofariz e pistilo). Foram orientados para triturarem as folhas e colocarem um litro de água, que posteriormente, foi misturado para formar os 3L em um único recipiente. Os alunos registraram o momento e ao término da fabricação, responderam o outro questionário misto, aberto e fechado. Para verificar o nível de compreensão em relação ao conceito de química orgânica.

Resultado e discussão

Durante a realização da atividade, houve a aplicação de um questionário para detectar o nível de entendimento do assunto, importância dos defensivos orgânicos. Antes de iniciar a apresentação da atividade houve a aplicação de um questionário constituída com quatro (4) perguntas. As primeiras duas indagações foram para obter dados informativos, Onde se tratavam de perguntas, para saber informações: idade e a sexualidade do aluno. Foi observado que 59,25% dos alunos eram do sexo masculino e 40,75% eram do sexo feminino, com a faixa etária de 16 a 19 anos. Diante das perguntas específicas, a terceira pergunta se tratava da “química e a importância na vida cotidiana?”. E todos os alunos responderam que sim. Ela faz parte da vida do ser humano. Na quarta e última pergunta se tratava sobre “se o aluno já havia estudado sobre o tema?”. 91,3% afirmaram que não. Pode perceber que a maioria dos alunos, não tinham contato com o assunto abordado. Após,a realização do experimento, foi realizado a distribuição de um outro questionário, para observar se houve algum avanço nos resultados. Os dados encontrados foram os seguintes, 47,82% dos alunos gostaram da fabricação dos defensivos orgânicos, devido a facilidade de produção. 17,39%, responderam que não agride o meio ambiente, pois os produtos e materiais, são de fácil acesso e podem ser encontrados com facilidade e os demais alunos tiveram resposta similares. Segundo Vitorino (2006), as experiências visuais ajudam os alunos a assimilar o conteúdo de uma maneira mais prática, salientando a importância de trocar um paralelo entre os experimentos e seu cotidiano.

Conclusões

Apesar de algumas atribuições, mostram que os alunos conseguiram compreender os assuntos abordados, comparando a prática e a teoria. Além do que o ensino de química orgânica, pode proporcionar uma compreensão sobre o tema em sala com assuntos específicos e pode ser abordado de uma maneira simples na vida cotidiana. Contudo, os mesmos assimilaram a importância dos defensivos na agricultura, pois proporciona uma melhor qualidade de vida e a importância para o meio ambiente. Facilitando uma forma mais interessante de compreender a química.

Agradecimentos

Referências

FLORES, A. C. Agricultura orgânica como temática a ser trabalhada com estudantes do ensino médio, no município de jacarezinho. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2666/1/MD_ENSCIE_III_2012_06.pdf>. Acesso em: 20 de agosto 2017
RIBEIRO, G. G. et al. Uso de Compostagem e Vermicompostagem na agricultura. Disponível em: <http://www.unemat.br/proec/compostagem/docs/folder_defensivos_alternativos_e_naturais.pdf >. Acesso em: 19 de agosto 2017
RUSSEL, J. B. Química geral: tradução e revisão Marcia Guekezian et al. 1-2, ed. São Paulo: Pearson Markro Books, 1994.
VITORINO, F. et al. Sugestões de atividades experimentais para o ensino da química no Ensino médio. Disponível em: <hhp:apl. unisuam.edu.br/augustus/PDF/ed26/artigos/revaugustused260/.PDF> Acesso em: 01 de dezembro 2017.

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