O uso de paródias como recurso didático no ensino de Química

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.T.O. (UFAM) ; Silva, C.M. (UFAM) ; Andrade, R.M. (UFAM) ; Mauricio, A.C. (UFAM) ; Santos, I.T. (UFAM) ; Lemos, R.G. (UFAM) ; Brandão, E.G. (UFAM)

Resumo

As paródias são utilizadas como um recurso didático na tentativa de superar o desinteresse pela Química e promover a reorganização do conteúdo. Esse método trabalhado com músicas pode favorecer na aprendizagem dos alunos. Neste trabalho foram desenvolvidas paródias relacionadas a temas estudados no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, utilizando músicas próprias da região. A primeira foi sobre Tabela periódica, à segunda foi sobre Cinética Química e a terceira relacionada aos Hidrocarbonetos. O uso de paródias com temas regionais se mostrou promissor e despertou o interesse dos alunos, além de servir como um método facilitador para o ensino de Química e na melhoraria do desempenho dos estudantes.

Palavras chaves

Paródia; Ensino Médio; Química

Introdução

Algumas das metodologias utilizadas pelos professores na disciplina de Química leva aos alunos a assumirem uma postura um tanto quanto individualista, cabe ao professor criar alternativas para auxiliar na integração dos estudantes. Inovar no método de ensinar é uma opção que leva o professor a estar sempre em busca de atualização. Há várias formas de estudar química e aprender sem ter aulas ministradas de forma maçante e metódicas. Um dos recursos mais utilizados para abordar os temas desta disciplina são: experimentação, jogos lúdicos, dinâmicas e paródias. A paródia é uma alternativa que facilita o processo de ensino e aprendizagem em química. Hoje em dia há tantas reclamações dos professores pelo fato dos alunos estarem tão ligados nos telefones celulares e outras tecnologias e desligados do conteúdo que tem sido apresentado em sala. Sem dúvida os estudantes passam boa parte do seu dia ouvindo música através desses aparelhos, por este motivo a música através da paródia é uma ferramenta aconselhável para o ensino de química (CARVALHO et al, 2016). Cada região tem seu estilo musical, mas poucos conhecem o ritmo da região Amazônica, tão pouco os cantores que buscam por meio da música fazer conhecer essa região tão rica, ainda não explorada em sua totalidade. A atividade realizada buscava relacionar a teoria com o cotidiano de estudantes do ensino médio, desenvolvendo paródias a partir das músicas regionais (COSTA, 2008). Neste trabalho realizou-se a construção de três paródias, uma para cada grau de ano do Ensino Médio, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), como um recurso didático para o ensino de Química.

Material e métodos

Primeiro, escolheu-se as músicas a serem trabalhadas. Para o primeiro ano, a música escolhida foi "Amazonas Morena" do Raízes Cabocla, a paródia foi elaborada com o tema "Tabela periódica". Para o segundo ano, foi trabalhada uma paródia já elaborada pelo grupo em um período anterior, a música escolhida foi "A onda da galera" do Boi Garantido, com o tema "Cinética Química". Para o terceiro ano, a música escolhida foi "Voltando para casa” do Raízes Cabocla, o tema escolhido para a paródia foi "Hidrocarbonetos". Para a apresentação das paródias utilizou-se o notebook, data show e uma caixa de som. Para o 1º e 3º ano utilizou-se vídeos contendo a letra da paródia e o play back das músicas. A apresentação da paródia do 2º ano foi exposta em slide.

Resultado e discussão

As músicas utilizadas para a elaboração das paródias, foram escolhidas de forma que se encaixassem o assunto e a melodia para o melhor esclarecimento do assunto, com ritmo lento, porém animado e cântico. Na primeira paródia, abordando o assunto sobre A tabela periódica, da música “Amazonas Moreno”, da banda Raízes Caboclas, foram relacionados ao surgimento dos elementos da tabela, levando em consideração a origem primordial deles, como por exemplo, a constituição da tabela em que os elementos estão organizados em 7 períodos e 18 grupos. Uma das frases “Os elementos formando, a tabela e o mundo”, implica que os elementos que estão na tabela estão em todo o mundo de forma natural ou artificial. Na segunda paródia, intitulada “Cinética Química”, da música “A onda da galera”, do boi Garantido, foram descritos conceitos básicos sobre a cinética, focalizando a temperatura, concentração, catalisador. Na terceira paródia, denominada “Hidrocarbonetos”, da música “Voltando pra casa”, da banda Trem de rio (Raízes Cabocla), notou-se que os alunos tiveram dificuldades em acompanhá-la, pois era um ritmo mais rápido e animado, porém os conteúdos descritos estavam claros e de fácil compreensão, abordando principalmente os hidrocarbonetos acíclicos que são alcanos, alcenos e alcinos e sobre os cíclicos, os ciclanos, ciclenos e os aromáticos, que fazem parte do nosso cotidiano. A música regional também ajuda muito no desenvolvimento do conhecimento do aluno, pois relacionam o dia a dia dos estudantes com o seu ambiente, assim fazendo com que criem opiniões e concepções de sua realidade em termos químicos.

Demonstração da paródia



Letra das paródias



Conclusões

Portanto, é importante que a música em forma de paródia seja aplicada em sala de aula pelos professores de química, assim é fundamental a busca de novos métodos didáticos para favorecer o conteúdo estudado, podendo ser aplicado nas escolas para a melhoria do ensino de Química, e despertando o interesse do aluno à essa disciplina. Também, o uso de paródias ajuda muito na compreensão dos determinados assuntos, fixando conceitos na memória e melhorando o desempenho do aluno.

Agradecimentos

Referências

CARVALHO, C.V.M & DAMASCENA, P.H.M & SILVA, L.A.S & SOARES, J.M.C. Uso de parodias como estratégia didática no ensino de Química. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química ( XVIII ENEQ) Florianópolis, SC, BRASIL- 2016. Disponível em <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1969-3.pdf>. Acesso em: 22 agos. 2018.

COSTA, Tony Leão. Musica do norte: intelectuais, artistas populares, tradição e modernidade na formação da “MPB” no Pará (anos 1960 e 1970). Disponivel em: http://www.ufpa.br/pphist/images/discertacoes/2008/2008_tony_leao.pdf>. Acessado em: 22 agos. 2018.
COUTINHO, L. R & HUSSEIN, F. R. A música como recurso didático no ensino de química. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP, 2013. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1319-1.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2018.

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