UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, M.S.S. (COLÉGIO BATISTA ARAÚJO) ; Almeida, K.C.M. (UEMA) ; Ferreira, L.S.M. (UEMA) ; Castilho, Q.G.S. (UEMA)

Resumo

Este trabalho aborda a importância da utilização de laboratório para o ensino de química do ensino médio no município de Caxias, Maranhão, no qual realizou- se uma pesquisa com professores do Ensino Médio em escolas da rede pública, para levantar as dificuldades de ensino e de aprendizagem de professores e alunos no estudo da Química e sugerir algumas propostas alternativas de estratégias de ensino para serem utilizadas, visando melhorar o ensino.

Palavras chaves

Laboratório; Química; Ensino médio

Introdução

A química tem grande importância como ciência experimental, já que vem se aperfeiçoando ao longo dos séculos, desde as práticas com a alquimia em busca do elixir da vida até hoje com as descobertas e domínios dos elementos químicos, um estudo essencial para o Ensino Médio (BENITE, 2007). Devemos também considerar que o ensino de Química, em sua fundamentação, requer uma relação constante entre a teoria e a prática, entre conhecimento cientifico e senso comum. Estas articulações são de extrema importância, uma vez que a disciplina de química se encontra subentendida como uma ciência experimental, de comprovação científica, articulada a pressupostos teóricos, e assim, a ideia da realização de experimentos é difundida como uma grande estratégia didática para seu ensino e aprendizagem. No entanto, não deve ser encarada como uma prática pela prática, de forma utilitária e sim uma prática transformadora, adaptada à realidade, com objetivos bem definidos, ou seja, a efetivação das práxis (BORGES, 2002). Pois há necessidade de se buscar alternativas para que o aluno participe das tomadas de decisões, tornando-se sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. Para isso torna-se necessário também uma mudança na postura do professor, acarretando responsabilidades e habilidades que muitos deles carecem, ou seja, que os processos formativos, inicial ou em serviço, não foram capazes de oferecer. Assim, a Experimentação em Laboratório, torna-se uma aliada no Ensino de Química, desde que seja trabalhada de forma correta e que os professores sejam capacitados para tal (CAPELETTO, 1992).

Material e métodos

Os questionários foram aplicados em instituições de ensino médio públicas do município de Caxias, no estado do Maranhão, com um total de 12 professores, no qual os mesmos responderam à 5 perguntas subjetivas, 1) Esta instituição possui laboratório de Química?; 2)Você costuma abordar os conteúdos trabalhados executando atividades práticas?; 3) Quais são as maiores dificuldades encontradas na aplicação das aulas práticas?; 4) Você acha que a utilização de métodos alternativos como aula pratica com uso de laboratório ou até mesmo experimentos realizados em sala de aula, ajudam no processo de ensino aprendizagem?; 5)Você utiliza materiais usados no cotidiano para realizar aulas práticas, afim de melhorar o processo de ensino aprendizagem do conteúdo de Química?. Posteriormente os dados obtidos foram analisados e a partir deles feitos algumas análises das estratégias usadas para o ensino de Química observando-se o porquê dos alunos apresentarem uma maior dificuldade de aprendizado.

Resultado e discussão

Com relação aos resultados obtidos, foi visto, que na 1º questão, 100% dos professores responderam que não existe laboratório nas escolas públicas do município, que existiu até em uma delas, mas devido à falta de utilização acabou sendo desativado. Na 2º questão, 80% dos professores costumam abordar os conteúdos trabalhados executando atividades práticas de acordo com as necessidades de aprendizado dos alunos, para complementar o conteúdo abordado e até para melhor compreensão dos alunos. Na 3º questão, 100% dos entrevistados responderam que as maiores dificuldades encontradas na aplicação das aulas práticas é a falta de recursos. Na 4º questão, 100% dos professores concordam que aulas diferenciadas com a utilização de métodos alternativos como aula pratica com uso de laboratório ou até mesmo experimentos realizados em sala de aula ajuda a melhor compreensão da matéria por parte dos alunos, e faz com que este relacione o conteúdo abordado com a sua vida cotidiana. Na 5º questão, 80% dos entrevistados fazem experimentos com materiais do cotidiano, já que não há a existência de laboratório, pelo menos buscam outras alternativas para dinamizar o processo ensino aprendizagem de seus alunos.

Gráfico das respostas



Conclusões

Observando as constatações obtidas na pesquisa, é necessário que o docente adote metodologias alternativas, onde a realização de aulas práticas, a contextualização, a utilização de recursos audiovisuais e atividades extras (pesquisa, aula passeio, etc.) sejam partes integrantes de suas abordagens didáticas. E que também sejam criados projetos para que futuramente sejam inseridos laboratórios nas escolas públicas, o que talvez não seja a solução total dos problemas no ensino da química, mas que com certeza ira facilitar bastante a compreensão da disciplina pelos alunos.

Agradecimentos

Referências

BENITE, Ana Maria. O laboratório didático no ensino da química. Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás, Brasil, 2007.
BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19. p. 291–313, Florianópolis, 2002.
CAPELETTO, Armando. Biologia e Educação ambiental: Roteiros de trabalho. Editora Ática, 1992. p. 224.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ