O USO DO TEATRO CIENTÍFICO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, I.M.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Moura, Y.P.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Santos, J.R.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Simões, T.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Brito, R.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Pereira, I.T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Ferreira, M.O.G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO)

Resumo

O Teatro Científico possui todas as potencialidades para ser um transmissor de conceitos científicos, facilitando a superação de preconceitos acerca das áreas das exatas. O texto das peças tende a passar conhecimento de uma forma didática e lúdica. Assim, o presente trabalho objetivou o uso do teatro científico como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de ciências. Este foi realizado por graduandos de química na disciplina de estágio na escola municipal U.I.M. Antônio Edson, em Caxias, MA, em que foram escritas peças teatrais pelos alunos e professora baseadas nos conteúdos de ciências estudados em sala. Com este trabalho, verificou-se melhoria na aprendizagem, desenvoltura e oratória dos alunos.

Palavras chaves

Ensino de Ciências; Aprendizagem lúdica; Teatro científico

Introdução

É no ensino fundamental que os alunos estão desenvolvendo habilidades básicas como leitura e interpretação de textos e nessa mesma etapa ocorre o primeiro contato com a disciplina de ciências. Para que o conhecimento científico seja apreciado desde cedo, é importante fazer uso de metodologias que facilitem a compreensão dos conteúdos. O uso de metodologias diferentes, de caráter lúdico, pode ajudar na compreensão dos conteúdos da ciência.Segundo Gimenez (2013), o teatro desempenha um papel muito importante na educação, desde o início da história. Entendendo essa arte híbrida; que congrega literatura, encenação, dança e música; como instrumento de divulgação cultural, de transformação social e de formação intelectual do indivíduo, muitos educadores utilizam-na como ferramenta de ensino e de incentivo à aprendizagem escolar.De acordo com Montenegro et al., (2005), no teatro científico “os textos são elaborados com o objetivo de transmitir conceitos científicos de forma simples, lúdica e agradável, tendo como meta tornar os conteúdos, às vezes áridos, em bem-humorados diálogos, abrindo os debates em sala de aula”. Aprender se torna assim uma diversão e não um trabalho árduo e entediante.O teatro também permite uma avaliação por parte do professor das características intrínsecas a cada aluno, como comportamento individual e no coletivo, o ritmo de assimilação e amadurecimentos do conceitos, as dificuldades e as habilidades (SILVA et al., 2010). Portanto, além de ser uma ferramenta motivadora para o ensino de ciências, permite o desenvolvimento de outras habilidades nos alunos. Dessa maneira, este trabalho visou apresentar o teatro científico como uma ferramenta de ensino-aprendizagem, para o ensino de ciências aos alunos, motivando-os a estudar os conteúdos dessa área.

Material e métodos

O trabalho foi realizado na escola Unidade Integrada Municipal Antônio Edson, em Caxias-MA. Durante a vigência da disciplina Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental, graduandos do curso de química optaram por trabalhar além da metodologia tradicional, métodos novos e que prendessem a atenção dos alunos no conteúdo. Assim, foi seguido o cronograma da disciplina e o desenvolvimento de atividades em classe, logo depois foi apresentado o teatro científico às turmas. Em seguida, em cada turma foi desenvolvida uma peça teatral escrita pelos alunos juntamente com a professora estagiária tomando como base o conteúdo que estava sendo estudado no momento. Posteriormente, foi marcada uma apresentação a toda escola, com turmas do 6º ao 9º ano. Primeiramente, realizou-se uma palestra sobre o teatro cientifico, explicando o contexto histórico e a importância no ensino-aprendizagem. Por seguinte, ocorreram as apresentações dos alunos das turmas de 7° ano “A” e “B” vespertino do ensino fundamental, abordando os assuntos da disciplina de ciências, Reino Monera e Vírus, conteúdos vistos em sala de aula e que iriam constituir a prova bimestral. Logo após, o grupo teatral Hallo’gênios (grupo de teatro científico formado por graduandos de química da Universidade Estadual do Maranhão) apresentou a peça “Os vingadores da Química”, que aborda o assunto tabela periódica, assunto proposto na disciplina de ciências do 9° ano. A avaliação foi feita de maneira qualitativa durante o processo e após a apresentações foram realizadas as provas bimestrais.

Resultado e discussão

A Educação do ensino fundamental para ser efetiva deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades não somente pelo ensino tradicional. Inicialmente, houve muita dificuldade de interação entre alunos e estagiários, as aulas não eram atrativas e o interesse por parte dos alunos estava ausente. Após a fase de projeto em que se iniciou a discussão dos conteúdos em sala para elaboração da peça teatral, com escrita baseada nos conteúdos de ciências estudado para prova (Imagem 1), observou-se maior interação entre os alunos e a professora. Os alunos de 7º ano mostraram-se interessados em aprender o conteúdo para se saírem melhor na apresentação e muito ativos na escrita da peça. Estes resultados comprovam o que cita Montenegro et al (2005) que a aprendizagem feita por meio do teatro é uma aprendizagem mais simples, lúdica e agradável e que por este motivo, o tetro científico possui potencialidades para ser um transmissor de conceitos. Nas apresentações, os alunos mostraram-se tímidos, entretanto conseguiram apresentar as peças de forma clara e objetiva (Imagem 2). Durante a apresentação, observou-se a atenção dos alunos que estavam assistindo à encenação, demonstrando que os alunos se interessaram pelo que estava sendo exposto.De forma semelhante ocorreu durante a apresentação da peça teatral “Os vingadores da Química”, pois mesmo abordando assunto estudado somente a partir do nono ano, a curiosidade despertada nos alunos incitou-os a realizarem vários questionamento ao final da encenação, em sua maioria voltados para as experiências realizadas durante a mesma.

Imagem 1

Apresentação da peça Reino Monera. A) Professora estagiária apresentando os alunos. B) Alunos do 7º ano A apresentando peça: O Reino Monera.

Imagem 2

Trecho de peça teatral escrita e apresentada por alunos do 7º ano.

Conclusões

Obtiveram-se resultados satisfatórios para a assimilação dos conteúdos, estes analisados a partir da correção das provas bimestrais dos alunos de 7° ano. Os alunos mostraram domínio de conteúdo utilizando o teatro científico como ferramenta de ensino aprendizagem, observou-se melhoria na desenvoltura e oratória. Resultados positivos foram observados também em alunos do 9º ano que se mostraram curiosos e atentos aos conceitos científicos trabalhados com o teatro. O uso dessa metodologia possibilitou maior motivação por parte dos alunos para aprender ciências e compreender conceitos científicos.

Agradecimentos

À Deus, à Universidade Estadual do Maranhão, à Escola Antônio Edson.

Referências

GIMENEZ, HÉRCULES. Teatro científico: uma ferramenta didática para o ensino de física. Universidade Federal do Mato- Grosso, Instituto de Física. 2013.MONTENEGRO, Betânia; FREITAS, Ana Lúcia Ponte; MAGALHÃES, Pedro Jorge Caldas; SANTOS, Armênio Aguiar dos; VALE, Marcus Raimundo. O papel do teatro científico na divulgação científica: a experiência da Seara da Ciência. Cienc. Cult. vol.57 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2005.SILVA, Larissa Matilde da; BATALHA, Ravana Rany Marques; FALCONIERE, Antônio Gautier Farias; SOUZA, Luiz Di Souza. FANATicos da Química: O teatro científico como ferramenta no ensino de química. Disponível em: http://aquimbrasil.org/congressos/2010/arquivos/T42.pdf. Acesso em 09 de julho de 2017.

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