Estudando a tabela periódica de uma maneira diferente.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.R. (IFMA) ; Costa de Oliveira, M.B. (IFMA) ; Oliveira, E.S. (IFMA) ; Magalhães da Silva, M.J. (IFMA) ; Souza Salazar, R.C. (IFMA) ; Santos Cruz, B.R. (IFMA) ; Costa dos Santos, D. (IFMA) ; Nepomuceno dos Santos, P. (IFMA) ; de Jesus Lima Sousa Rodrigues, R. (IFMA) ; Lopez de Azevedo, C.C. (C. E. LUZENIR MATTA ROMA) ; Pereira da Silva, M. (IFMA)

Resumo

O presente trabalho visa incentivar ao docente a construir novas metodologias para o ensino de química de maneira contextualizada relacionando o ensino aos acontecimentos do dia-a-dia do educando, assim construindo aprendizagem significativa. A construção das tabelas periódica foi um trabalho realizado por alunos do 1º ano do ensino médio, supervisionados por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência) do IFMA Campus Codó. Uma turma optou por construir uma tabela de caixa de leite recolhidas no lixão da cidade de Codó – Ma, a outra turma trabalhou com garrafa PET e caixa de papelão recolhido na vizinhança.Portanto,percebeu-se a importância de ensinar de forma pratica e contextualizada incentivando ao educando a construir seu próprio conhecimento.

Palavras chaves

Tabela Periódica; Ensino de Química; Contextualizar

Introdução

A química é sempre vista como uma disciplina de difícil compreensão para os alunos, principalmente quando o ensino desta disciplina está limitado apenas aos livros didáticos que as vezes foge da realidade dos alunos e os conteúdos são trabalhados de forma descontextualizada, assim diminuindo o interesse do discente pela disciplina. De acordo com TREVISAN e MARTINS (2006), existe a necessidade de falar em educação química, dando preferência ao processo ensino-aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando o ensino aos acontecimentos do dia-a-dia do educando. A tabela periódica dos elementos é um assunto que os alunos apresentam bastante dificuldade, mas incentivar o aluno a construir o conhecimento facilita a compreensão do conteúdo. Ensinar um conteúdo de forma prática e contextualizada pode atribuir muitas contribuições, segundo Vygotsky (1989), as aulas práticas despertam a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança; melhora o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração; e exercitam interações sociais e trabalho em equipe. A construção das tabelas periódica foi um trabalho realizado por alunos do 1º ano do ensino médio, supervisionados por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência) do IFMA Campus Codó. Uma turma optou por construir uma tabela de caixa de leite recolhidas no lixão da cidade de Codó – Ma, a outra turma trabalhou com garrafa PET e caixa de papelão recolhido na vizinhança. É interagindo com o mundo que o aluno desenvolve seus primeiros conhecimentos químicos através de atividades presentes no cotidiano e percebe-se a importância na formação de etapas para a construção de seu conhecimento.

Material e métodos

Na construção desse trabalho levou – se em consideração temas interessante para a apresentação e que relacionam a Química com o cotidiano do educando.As construções das tabelas periódicas foram realizadas pelos os alunos do 1 º ano do ensino médio do turno matutino da escola Centro de Ensino Luzenir Matta Roma. A elaboração da tabela foi dividida em três momentos: no primeiro momento foram definidos os materiais a serem utilizados e pesquisa sobre os materiais e conteúdo da tabela; o segundo momento foi o de construção da tabela com o auxílio dos bolsistas e o terceiro momento foi de exposição e apresentação das tabelas periódicas. Uma turma optou por construir uma tabela de caixa de leite recolhidas no lixão da cidade de Codó – Ma,onde os materiais utilizados foi: caixa de leite de longa vida, cola quente, grampeador e cartolina. As caixas foram recolhidas no lixão da cidade, lavadas e cortadas ao meio. A outra turma trabalhou com garrafa PET, onde os materiais utilizados foi: papelão que foi usado para fazer a base da tabela e os símbolos dos elementos químicos, cola quente e as garrafas PETs que foram recolhidas na vizinhança.

Resultado e discussão

É importante dá ao aluno a oportunidade de construir seu conhecimento através de produções relacionadas aos assuntos que devem ser ensinados, de acordo com Paulo Freire (199), “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. A construção da tabela com a turma fez com que esses alunos se tornassem mais independentes e incentivou a coletividade, mostrou aos educandos que os assuntos trabalhados em sala de aula estão ligados ao cotidiano, pois o trabalho levou esses alunos a investigar os elementos químicos presentes em cada material utilizado na construção da tabela periódica. O processo de ensinar implica em uma nova forma de conceber a sala de aula que deverá não ser apenas um local de transmissão , mas, principalmente um espaço de construção de conhecimento. É de grande importância dá ao aluno a oportunidade de construir seus próprios conhecimentos através de produções relacionadas aos assuntos que devem ser ensinados, dessa forma motivando para a aprendizagem. Segundo ARROIO(2006), verifica-se a necessidade da utilização de formas alternativas relacionadas ao ensino de Química, no intuito de despertar o interesse e a importância dos conceitos químicos presentes nos currículos escolares. Assim, podendo trabalhar os conteúdos de forma contextualizada, utilizando os fenômenos cotidianos nas aulas como exemplos imersos em meio aos conhecimentos científicos teóricos, numa tentativa de torna-lhes mais compreensíveis.

Tabela de garrafa PET e papelão.

FIGURA 1. TABELA DE GARRAFA PET E PAPELÃO;

Tabela caixa de leite

FIGURA 2. TABELA FEITA DA CAIXA DE LEITE

Conclusões

Com este trabalho foi possível perceber que é essencial a utilização de outras metodologias para o ensino de química, deixando somente de transmitir conteúdos e passar a incentivar o educando a construir seus próprios conhecimentos, relacionando o que se aprende na escola com o cotidiano. A Química apresenta muitos desafios tanto na forma de ensinar como na forma de compreendê-la, por isso usar outras formas de ensino que saia do tradicional é uma forma de sanar essa instancia e aproximar o aluno da disciplina. Com tudo é preciso que o aluno também se identifique com essa metodologia.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus e a todos que contribuíram para a realização deste trabalho.

Referências

ARROIO, Agnaldo et al. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, 29 (1), p.173-178, 2006.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários a Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.
TREVISAN, Tatiana Santini e MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. UNIrevista. Vol. 1, n° 2 : abril, 2006.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

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