ENSINO DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DAS EMBALAGENS E RÓTULOS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, C.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; da Silva, C.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, L.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

Com o intuito de promover o ensino de química e a educação ambiental através das embalagens e rótulos desenvolveu-se uma atividade, com duas turmas de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Marabá- PA, a qual instigava os alunos a retirarem informações químicas dos rótulos e embalagens que lhes foram disponibilizados, ressaltando a questão ambiental envolvida no processo de descarte, reutilização e reciclagem das mesmas. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos aprenderam de forma dinâmica a química contida nas embalagens e rótulos, além de serem informados sobre a educação ambiental.

Palavras chaves

química; embalagens e rótulos; ambiente

Introdução

A química está presente em tudo, desde o ar que respiramos, até em cada produto que consumimos no cotidiano. Em um produto industrializado comestível, por exemplo, nota-se que há uma embalagem que o reveste, nela há química assim como o alimento que a compõe. As composições e os processos químicos utilizados para produzir determinado produto podem ser objeto de estudo de metodologia atraente, fazendo-se análises de embalagens e rótulos. As abordagens didáticas e novas metodologias de ensino tem a finalidade de tornar as aulas mais participativas, prazerosas e significativa para os alunos (VILLANI e FREITAS, 2014). As embalagens podem ser compostas por diferentes tipos de materiais como plásticos, vidro, papeis, metal e madeira, pois cada tipo de material possui uma função especifica. Além de conter o produto, a embalagem é muito importante na sua conservação, mantendo qualidade e segurança, atuando como barreira contra fatores responsáveis pela deterioração química, física e microbiológica (JORGE, 2013). Os rótulos são legislados e possuem regras para informar o consumidor no momento de compra. As embalagens e rótulos possuem papeis e funções importantes como garantir a saúde da sociedade e educar, pois contém informações acessíveis a todos. No contexto de educação ambiental, é extremamente importante saber descartar, reciclar e reutilizar as embalagens, pois há diversos tipos e cada uma possui um destino diferente e é uma excelente forma de preservar o meio ambiente. As escolas são espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão, pois isso necessita de atividades com ações orientadas em projetos e em processos de participação que levem à autoconfiança, a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental implementados de modo interdisciplinar (DIAS, 1992). Diante esse contexto, este trabalho possui como objetivos promover o ensino de química através das leituras de embalagens e rótulos, além fazer com que os discentes conheçam e interajam com o ambiente de forma crítica e responsável, impulsionando a educação ambiental.

Material e métodos

Materiais empregados para a realização da oficina: • Fichas de analise • Embalagens plásticas • Embalagens de alumínio • Embalagens de papel Para a execução deste trabalho realizou-se uma oficina em duas turmas de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Marabá-PA, durante uma atividade extracurricular. Utilizou-se o método investigativo de ensino para abordar a maneira que a química está presente nas embalagens e rótulos dos produtos que utilizamos no dia a dia. Para isso, ministrou-se uma palestra, utilizando como roteiro um guia digital didático do professor, disponibilizado pelo programa “é tempo de química” no site research.ccead.puc-rio.br que pautava tópicos fundamentais para a compreensão do conteúdo, dos quais utilizamos: o conceito de embalagens e rótulos, tipos de embalagens, composição das embalagens, exemplos e embalagens e o meio ambiente. Em seguida, os alunos formaram grupos, sendo que uma turma se dividiu em 5 grupos e a outra em 6 grupos, logo após, foram distribuídos pelos ministrantes algumas embalagens de produtos para os estudantes analisarem as embalagens e rótulos dos mesmos utilizando fichas de análise as quais instigaram os alunos, através de perguntas, a identificarem as informações químicas nas embalagens e nos rótulos. Logo após, foi aberto um debate sobre o efeito produzido pelas diversas embalagens descartas no meio ambiente de forma incorreta, reutilização e reciclagem das mesmas. A partir da coleta de dados, através das fichas de análise, da palestra e do debate realizado, analisa-se que esses métodos de investigação contribuem para a aprendizagem significativa do aluno.

Resultado e discussão

Os resultados foram obtidos de forma quantitativa e qualitativa, através de fichas de analise, contendo 6 questões. Ao serem questionados na 1 questão quais os tipos de embalagens existentes, 100% dos alunos responderam corretamente a pergunta, citaram embalagens plásticas, alumínio, vidro, papel, dentre outras. A segunda questão questionou-se qual é a importância das embalagens, 73,68% dos alunos responderam que a importância é conservar os produtos e como relataram alguns grupos: “conservar os alimentos, transportar e aumentar a durabilidade do produto” e 26,31% não souberam responder corretamente a pergunta. Na terceira questão 84,21% responderam que a maneira correta de descartar as embalagens é através da coleta seletiva e 15,78% responderam de maneira incorreta. Na quarta questão os grupos tiveram que identificar algumas informações químicas contidas nos rótulos das embalagens, 73,68% citaram ácido fosfórico e sódio e 26,31% não souberam identificar as informações químicas. A quinta questão abordava a importância das informações químicas presentes nos rótulos, 78,94% dos estudantes relataram de forma correta, como por exemplo, “É importante porque o consumidor estará ciente do que está consumindo e quais são as composições dos produtos” e 21,05% relataram de maneira incorreta, como: “Para que o produto possa ser localizado”. Na ultima questão os alunos foram indagados se as informações contidas nos rótulos são iguais em todos os produtos, houve 100% de acerto e como alguns alunos justificaram: “porque cada produto tem sua substancia e suas diferenças, então os rótulos são diferentes por causa dos produtos”, ou seja, para cada produto há um tipo de embalagem e as informações contidas nos rótulos são especificas para cada produto. Após a atividade, os alunos abordaram, no debate aberto, suas concepções sobre os efeitos causados pelas embalagens descartadas de maneira incorreta e a forma correta de desfazer-se da mesma, relataram também como podemos reutilizar e reciclar algumas embalagens.

Conclusões

Concluiu-se então, que as embalagens e os rótulos por serem ricas em informações químicas é um excelente material didático para ensinar conteúdos de química, desde a composição da embalagem até a educação ambiental e por isso motivou os alunos a realizarem a atividade proposta visando à química, além disso, os estudantes foram informados de como o descarte incorreto das embalagens interferem no meio ambiente e qual a maneira correta de descartar cada tipo de embalagem. Os alunos se mostraram satisfeitos com a aprendizagem obtida, pois interagiram e participaram do debate expondo suas concepções a respeito do assunto e tirando dúvidas sobre informações químicas das embalagens e rótulos

Agradecimentos

A EEEM - Escola Estadual de Ensino Médio por nos permitido realizar a oficina, e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campos VIII-Marabá-PÁ.

Referências

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.
JORGE, Neuza. Embalagens para alimentos / Neuza Jorge. – São Paulo: Cultura Acadêmica : Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2013.
VILLANI, A., FREITAS, D. Estrutura disciplinar, estratégias didáticas e estilo docente: categorias para interpretar a sala de aula. Disponível em: <http://24reuniao.anped.org.com.br/T0471253626282.doc>. Acesso em: 26 jul. 2018.

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