USO DO JOGO CARA A CARA COMO FACILITADOR NO APREDIZADO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Brandão Pereira, M. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Martins dos Santos, J. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Santos Pitteri, T. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Augusta do Nascimento, M. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Barbosa Souza, M. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA)

Resumo

O uso de atividades lúdicas no ambiente escolar como metodologia tem sido amplamente utilizado a fim de tornar o ensino e o aprendizado mais envolvente e atrativo. O presente trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá - Bela Vista durante o 1º semestre de 2018 e consiste em usar o jogo Cara a Cara personalizado com assuntos referentes à tabela periódica como estratégia de ensino. O jogo foi aplicado aos alunos do 1º semestre dos cursos técnicos em Química e Meio Ambiente integrados ao Ensino Médio. Verificou-se um grande envolvimento e interesse dos alunos participantes do jogo.

Palavras chaves

Ensino; Lúdica; Metodologia

Introdução

A palavra “lúdica” tem origem no latim ludos, o qual alude à divertimento e jogos. Os jogos como metodologia de ensino estão presentes desde a antiguidade clássica e foram preservados por filósofos como Aristóteles e Platão (KISCHIMOTO, 1993). Jean Piaget, renomado filósofo e psicólogo suíço, passou parte de sua vida estudando crianças e seu processo de raciocínio. ...os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar as energias das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual... (PIAGET, 1978. p. 97) Segundo seu pensamento, a metodologia de aprendizado acaba se tornando um campo de possibilidades, no qual o orientador deve procurar meios que instigam a procura do conhecimento, a espécime disso a atividade lúdica. O lúdico de certa forma tem como objetivo tornar a aprendizagem mais atrativa e envolvente. Diversos estudiosos têm comprovado o quanto a atividade lúdica tem influenciado no processo de aprendizado de crianças e adolescentes. De fato, existem estudantes que consideram a Química uma matéria difícil e desinteressante (MIRANDA E COSTA, 2007). O principal objetivo desse jogo é fazer com que o estudante aprenda parcialmente sobre a distribuição dos elementos químicos na tabela periódica e suas classificações, e crie um interesse por essa ciência através de uma brincadeira.

Material e métodos

O trabalho iniciou com a aquisição do jogo de tabuleiro Cara a Cara Personalizado da Estrela®, disponível em lojas de brinquedos, papelarias e plataformas digitais. Esse jogo consiste em dois tabuleiros com 24 peças cada, sendo que cada peça possui uma imagem de uma pessoa e tem como objetivo identificar por meio de perguntas relacionadas às características a carta escolhida e separada pelo adversário, sendo possível via site da empresa personalizar o jogo alterando-se as imagens do mesmo (ESTRELA, 2018). Nesse trabalho as cartas foram personalizadas com os símbolos dos elementos químicos, sendo selecionados 4 elementos do grupo dos metais alcalinos, 4 metais alcalinos terrosos, 4 metais de transição, 4 halogênios, 4 calcogênios e 4 gases nobres, perfazendo o total de 24 elementos. As imagens dos símbolos foram editadas usando-se o editor de imagens Photoscape®, impressas e posicionadas nas peças no tabuleiro do jogo. O jogo foi aplicado à alunos do 1º semestre dos cursos Técnico em Química e Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá - Bela Vista, escolhidos aleatoriamente via sorteio. Os resultados de aprendizagem foram avaliados pela comparação das notas entre os alunos que participaram do jogo e aqueles que não participaram.

Resultado e discussão

Como resultado foi produzido o jogo como demonstrado na figura 1, que pode ser comparado com o jogo original não personalizado. Verifica-se no jogo personalizado as 24 peças com os símbolos dos elementos químicos. Observou- se um grande envolvimento dos alunos, possibilitando assim que, mesmo sem perceber, estes estavam estudando os conceitos de forma dinâmica, envolvente e involuntária. Cumprindo assim seu objetivo e fixando a atenção do discente espontaneamente. Os alunos participantes do projeto relataram uma opinião favorável ao mesmo. Visto que estes confirmaram terem compreendido os temas abordados de forma tangível e diligente. Os alunos que participaram do jogo obtiveram uma melhoria de 10,4% em média em suas notas na prova sobre tabela periódica quando comparados aos alunos que não participaram do jogo, sendo que essa melhoria foi de 7,9% para os alunos do Técnico em Química e de 12,9% para os alunos do Técnico em Meio Ambiente.

figura 1

Comparação do jogo Cara a Cara original à direita com o jogo personalizado à esquerda. Fonte: O próprio autor

Conclusões

O uso do jogo Cara a Cara personalizado com temas Químicos mostrou-se como uma metodologia de ensino alternativa, propiciando uma forma de estudo mais divertida e possibilitando uma melhoria nos resultados da aprendizagem. Pretende-se reformular as peças permitindo o uso do jogo para abordagens de outros temas da Química e até mesmo de outras componentes curriculares.

Agradecimentos

Nossos agradecimentos ao IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista por permitir a realização desse projeto.

Referências

ESTRELA DISTRIBUIDORA DE BRINQUEDOS, COMERCIAL, IMPORTADORA E EXPORTADORA LTDA. Disponível em: < https://caraacarapersonalizado.com.br/>. Acesso em: 08 abr. 2018.

BARDINE, R. R. Jean Piaget. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/pedagogia/jean-piaget>. Acesso em: 23 jun. 2018.

CASTILHO, M. A.; TONUS, L. H. O lúdico e sua importância na educação de jovens e adultos. Synergismus scyentifica UTFPR, Pato Branco, 03, p.2, 2008.

KISCHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais Infantil: O jogo, A Criança e a Educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007

PORTAL EDUCAÇÃO. Jean Piaget: Biografia. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/jean-piaget-biografia/53974>. Acesso em: 23 jun. 2018.

ROLOFF, E. M. A importância do lúdico em sala de aula. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS. S.D. p. 1.

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