AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE LIGAÇÕES QUÍMICA UTILIZANDO O JOGO ROLETA DA QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Vaz, R.O. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Viroli, S.L.M.V. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS)

Resumo

A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Trajano de Almeida localizado no Município de Caseara-TO, com duas turmas de alunos do 1° ano do Ensino Médio do turno vespertino no mês de outubro de 2017. A avaliação lúdica proporcionou uma maior intervenção dos alunos como sujeitos ativos na construção do conhecimento no ensino da química, onde o jogo desafia os alunos a conhecer e compreender as ligações químicas e relação com a tabela periódica. A partir dos resultados obtidos com esse trabalho, pode-se concluir que a prática de ensino através de jogos é uma alternativa válida, cabendo ao docente encontrar diferentes alternativas de sua aplicação ao conteúdo que se queria ensinar.

Palavras chaves

PROCESSO ENSINO APRENDIZA; LIGAÇÕES QUÍMICA; ROLETA DA QUÍMICA

Introdução

Os materiais didáticos são utilizados na dinamização das aulas para estimular conhecimento do aluno através de mensagens que são passadas não somente verbais, mas envolvendo sons, cores, formas e sensações, entre outros (FREITAS 2007). O uso de jogos didáticos como instrumentos pedagógicos evidenciam o Ensino de Química, tornado as aulas dessa disciplina mais atrativas e divertidas aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse do estudante(SOARES, 2004; NASCIMENTO et al., 2015). O jogo colabora com a construção novas formas de pensamento, desenvolvendo e enriquecendo a construção de um assunto abordado. Os jogos podem ser utilizados na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA, 2004). Dentre as principais metodologias para o ensino das Ligações Químicas, verificadas na prática dos professores e nos livros didáticos, destaca-se o uso de analogias Bernardino et al., 2013, de jogos didáticos Focetola et al., 2012, das atividades experimentais com materiais de baixo custo Ortiz, 2013, dentre outras. Deste modo, o presente trabalho consiste na aplicação e avaliação do jogo roleta da química sobre ligações químicas a fim de investigar a viabilidade do mesmo como recurso didático facilitador e enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem, buscando promover uma aprendizagem significativa e prazerosa do conhecimento químico de forma interativa e dinâmica.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Trajano de Almeida localizado no Município de Caseara-TO, com duas turmas de alunos do 1° ano do Ensino Médio do turno vespertino no mês de outubro de 2017. No primeiro momento foi aplicada nas turmas uma aula de 50 minutos sobre o conteúdo “Ligações Químicas” e em seguida foi apresentado uma pequena avaliação em ambas as turmas, sendo uma avaliação tradicional, onde foram apresentados íons e perguntou-se quem era o cátion?, quem era o anion? Qual o tipo de ligação que ocorria entre eles e a fórmula iônica ou molecular formada pelos íons apresentados e a outra uma avaliação lúdica por intermédio do jogo roleta da química. Apos as avaliações, os alunos que participaram da avaliação lúdica foram submetidos a um questionário com as perguntas O que mais te agradou ao jogar Roleta da Química? Qual a dificuldade que sentiu ao jogar a Roleta da Química? para avaliarem o jogo.

Resultado e discussão

De acordo com os resultados do gráfico abaixo, o jogo Roleta da Química propiciou uma reorganização dos conhecimentos adquiridos durante a aula apresentando uma média superior aos alunos que obtiveram a verificação da aprendizagem através da avaliação tradicional.de acordo com o gráfico 01, percebeu-se que a avaliação lúdica proporcionou uma maior intervenção dos alunos como sujeitos ativos na construção do conhecimento no ensino da química, onde o jogo desafia os alunos a conhecer e compreender as ligações químicas e relação com a tabela periódica. Quando questionados sobre o que mais te agradou ao jogar Roleta da Química, 80% dos alunos afirmaram que foi a facilidade do jogo e 20% afirmaram que foi a maneira divertida de jogar. Quanto as dificuldades 70% disseram que foi fazer as fórmulas dos compostos e 30 % afirmaram que foi as mudanças de níveis.

JOGO ROLETA DA QUÍMICA



GRAFICO 01

DESCRIÇÃO DAS MÉDIAS DAS NOTAS DAS AVALIAÇÕES TRADICIONAIS E LÚDICAS

Conclusões

A aplicação de uma metodologia lúdica contribuiu para manter os alunos motivados em sala de aula, auxiliou na socialização em grupo, melhorou a afetividade entre os alunos, tornaram os alunos participativos e mais interessados, fatos estes que contribuíram para um melhor aprendizado em sala de aula. A partir dos resultados obtidos com esse trabalho, pode-se concluir que a prática de ensino através de jogos é uma alternativa válida, cabendo ao docente encontrar diferentes alternativas de sua aplicação ao conteúdo que se queria ensinar.

Agradecimentos

Referências

BERNARDINO, M. A. D.; RODRIGUES, M. A.; BELLINI, L. M., Análise crítica das analogias do livro didático público de química do estado do Paraná, Ciência & Educação, 19(1),135–150, 2013.

CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo.Eneq 028- 2004.

FOCETOLA, P. B. M.; et al., Os jogos educacionais de cartas como estratégias de ensino de química, Química Nova na Escola, 34(4), 248–255, 2012.

FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília. 2007. 132p. ISBN: 978-85-230-0979-3.

NASCIMENTO, A. M. S. et al. Dominós das Funções Oxigenadas: Um Jogo Didático no Conteúdo de Química Orgânica. In: 55º Congresso Brasileiro de Química, 2015, Goiânia – GO. Anais do 55º Congresso Brasileiro de Química, 2015.

ORTIZ, L. N. M. Diseño de una unidade didáctica para la enseñanza del concepto de enlace químico a los alumnos del grado décimo ‘A’ de la Instituición Educativa Marceliana Saldarriaga. Trabajo de Grado, Universidad Nacional de Colombia, 2013

SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).

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