Teatro científico Química e você: Falando sobre ácidos e bases

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Travassos de Sousa, D.G. (UFPA) ; Fernandes Dantas, K.G. (UFPA) ; Barbosa Marinho, P.S. (UFPA) ; Machado da Ponte Netto, O. (SEDUC/PA)

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido em uma turma de primeiro ano do ensino médio, da escola Estadual Maria Helena Valente Tavares, o mesmo tem como objetivo verificar a importância do método experimental através do teatro científico para o ensino-aprendizagem de ácidos e bases, nesta atividade os alunos produziram uma peça teatral, inserindo experimentos sobre ácidos e bases, utilizando matérias que estão presentes em seu cotidiano e diante dos resultados foi possivel concluir que a utilização de novos métodos é considerada eficiente no processo de ensino aprendizagem

Palavras chaves

Teatro científico; Ácido; Base

Introdução

O ensino de Química na maioria das Escolas é repassado apenas na teoria com uso de fórmulas e cálculos matemáticos, levando o aluno a ter uma aversão à disciplina, este trabalho traz como proposta o uso do teatro científico e da experimentação, onde o lúdico é utilizado através de peças teatrais com caráter humorístico para entreter e tornar o ensino prazeroso tanto em sala de aula ou fora dela. O teatro científico é uma excelente ferramenta na construção do ensino e aprendizagem. Através desta metodologia podemos trabalhar diversos conteúdos, não só em química como em outras disciplinas trazendo a prática da experimentação para dentro da sala de aula. Rosito (2008) considera que para se ter um bom ensino de ciências, é necessário o uso da experimentação pelo fato de aproximar o professor dos alunos. Desta maneira, há uma maior interação entre eles possibilitando um planejamento em conjunto. A partir dessa ideia podem ser abordados diversos assuntos relacionados ao Ensino de Química, entre eles, a Teoria de ácidos e base de Arrhenius. Figueira (2010) destaca que o conhecimento acerca de ácidos e bases é muito importante para a formação de conceitos em Química, pois em nosso organismo ocorre grande parte das reações. Além desta teoria ser a mais conhecida pelos alunos sobre ácidos e bases. A metodologia abordada neste trabalho propõe aos alunos uma nova visão, quanto à química, sendo capazes de construir conhecimento através do seu cotidiano, além da oportunidade de trabalhar e elaborar métodos em conjunto com o professor, mudando um pouco do ensino considerado tradicional.

Material e métodos

A metodologia foi aplicada em uma turma de primeiro ano do ensino médio do turno da tarde, na Escola Estadual de Ensino Médio Maria Helena Valente Tavares, situada na cidade de Ananindeua, no Estado do Pará. A pesquisa foi realizada com 25 alunos na faixa etária entre 15 e 17 anos. O trabalho foi realizado em doze aulas com duração de 45 minutos cada, divididas em seis dias. Além disso, uma exposição foi organizada pela escola. Foram aplicados dois questionários com perguntas subjetivas. O primeiro questionário foi aplicado antes do início da atividade para sondar o nível de seus conhecimentos em relação ao uso da experimentação nas aulas de Química e também sobre o tema ácidos e bases e seu uso no cotidiano, A partir das respostas foi introduzido aos alunos os conteúdos de ácidos e bases segundo a Teoria de Arrhenius através de uma aula expositiva (apresentação através de slides). No segundo dia foi realizado um experimento com o uso de indicadores ácido-base naturais com os alunos, utilizando materiais, tais como béqueres, bastão de vidro, pisseta, copo descartável, suco de limão, vinagre, refrigerante, soda cáustica, antiácido e água sanitária. Foram entregues os roteiros experimentais para os alunos que foram acompanhados e auxiliados durante toda produção. No terceiro dia foi proposto aos alunos que a partir da experiência com o experimento do dia anterior, elaborassem um roteiro teatral encaixando esse experimento à uma peça de teatro para ser apresentada em um evento realizado na escola com o título: Química das coisas. No quarto dia foi dado início aos ensaios da peça teatral, que duraram 3 dias. Após a apresentação foi entregue aos atores e plateia o Questionário final , para avaliar os resultados da atividade.

Resultado e discussão

Os resultados foram bastante satisfatórios, comparando-se o questionário início com o questionário final sobre ácidos e bases de Arrhenius. Na pergunta 1 do questionário inicial (Qual a definição de Ácidos?) , Observamosque 50 % dos alunos responderam a definição de ácido de Arrhenius, ou seja, que ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+). No entanto, 5% responderam que ácidos são definidos através de seu pH (abaixo de 7) e 45% não souberam responder ou responderam incorretamente. A mesma pergunta foi feita no questionário final e 100% dos alunos responderam a definição de Arrhenius. Observando assim um crescimento de 45% em relação ao questionário inicial. Observando as repostas da pergunta 2 do questionário inicial (Qual a definição de Base?) obtivemos que 60% dos alunos responderam a definição de Arrhenius que base são compostos que em solução aquosa sofrem dissociação iônica, liberando como único íon negativo o ânion hidróxido (OH-), oxidrila ou hidroxila. 5% dos alunos responderam que a definição de base: são compostos que possuem pH acima de 7 e 35% deles não souberam responder ou responderam incorretamente. A mesma pergunta foi feita no questionário final e 100% dos alunos responderam a definição de Arrhenius. Observando assim um crescimento de 35% em relação ao questionário inicial. Quanto a avaliação pelos espectadores a partir da proposta de atividade desenvolvida (Teatro Cientifico Química e você: falando sobre ácidos e bases). cuja as opções eram: insuficiente, regular, bom e excelente. Onde 69% dos expectadores avaliaram a metodologia como bom, 31% avaliram como excelente e nenhum expectador avaliou como regular e insuficiente.

Conclusões

O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise de como o conteúdo de Ácidos e Bases de Arrhenius pode ser abordado em sala de aula, uma reflexão acerca do uso do teatro cientifico através da experimentação e das dificuldades encontradas para o uso de tal método de ensino e a avaliação dessa metodologia como recurso auxiliar na aprendizagem do conteúdo.

Agradecimentos

UFPA,CAPES,PIBID e Escola Maria Helena Valente Tavares

Referências

FIGUEIRA, A.C. Investigando as concepções dos estudantes do ensino fundamental ou superior sobre ácidos e bases. 2010. 78P. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências)-Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

ROSITO, B.A. O ensino de ciências e a experimentação. In: MORAIS, R. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3. Ed. Porto Alegre: EDPUCRS, P. 195-208.2008.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ