Avaliação da experiência de utilização da aprendizagem cooperativa no ensino de química orgânica, em cursinho pré-vestibular popular.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira, I.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Dote, E.B.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Paiva, C.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Batista, G.G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Nascimento, A.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Barbosa, K.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Sales, K.L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Barroso, T.G.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Monte, A.C.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

No presente trabalho, apresentamos uma experiência de aplicação da metodologia, aprendizagem cooperativa no ensino de Química Orgânica. Para alunos de um cursinho pré-vestibular popular de Fortaleza. Nas aulas foi utilizada a metodologia cooperativa, onde há a formação de grupos com prévia definição das funções, que partilham informações sobre o conteúdo estudado. Como estratégia de avaliação da metodologia utilizada na aula de Química Orgânica, realizou-se uma sondagem com os alunos através de uma pesquisa contendo questões relevantes para avaliação, com a mesma valendo de 0 a 10. A sondagem foi realizada com 20 alunos, destes quatro tiraram nota 8 e os restantes nota máxima. Considera-se então, um método significativo no processo de aprendizagem.

Palavras chaves

Aprendizagem cooperativa; Química Orgânica; Metodologia

Introdução

Aprendizagem cooperativa é definida como um conjunto de técnicas de ensino em que os alunos trabalham em pequenos grupos e se ajudam mutuamente, discutindo a resolução de problemas facilitando a compreensão do conteúdo. Firmiano (2011). Nessa metodologia, o professor atua organizando e orientando as células cooperativas e, acompanhando o desenvolvimento das mesmas. Contudo, os atores principais são os alunos, que através da metodologia conseguem desenvolver habilidades educacionais e sociais. Os mais conhecidos autores sobre aprendizagem cooperativa são David Johnson e Roger Johnson, que definiram algumas características para identificar a aprendizagem como cooperativa. Os elementos essenciais da aprendizagem cooperativa são: interdependência positiva, responsabilidade individual, interação frente a frente permitindo o desenvolvimento de competências sociais interpessoais e grupais e avaliação do processo do trabalho da célula de modo a melhorar o funcionamento do mesmo. Muitas metodologias podem ser caracterizadas como cooperativas, sendo essas utilizadas em diversas áreas do ensino. Já existem estudos sobre a utilização de aprendizagem cooperativa no ensino de Química e, com base nesses estudos, desenvolvemos a metodologia aplicada no cursinho popular, para o ensino de Química Orgânica, visto que, o contexto aplicado foi específico e possibilitou a realização de adaptações das metodologias já existentes, porém sem prejuízo as mesmas. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento que o aluno adquiriu sobre a Química Orgânica, utilizando aprendizagem cooperativa e avaliar se a mesma contribuiu positivamente com o processo de ensino/aprendizagem.

Material e métodos

A aprendizagem cooperativa foi aplicada na disciplina de Química de um cursinho pré-vestibular, cujo assunto da aula foi Química Orgânica. Os tópicos apresentados em sala foram: O que são compostos orgânicos, O elemento carbono, tipos de ligações em compostos orgânicos, classificações dos compostos de carbonos (carbono primário, secundário, terciário ou quaternário) e determinação de fórmulas moleculares de compostos orgânicos. A classe consiste de 20 alunos que foram divididos em 4 grupos de 5 alunos. Os grupos foram formados assim: dos 20 alunos, cada um deles recebeu um numero (o número de 1 a 5) onde, todos os integrantes que pegaram o numero 1 formavam um grupo e assim respectivamente. As células de estudos sendo formadas assim propiciam uma formação heterogênea do grupo, sem escolhas pessoais e sem imposição do professor. A técnica utilizada para a aula foi “MÉTODO PENSAR FORMAR PARES PARTILHAR". (FIRMIANDO, 2011 PRECE). Nesta, foram realizados alguns passos, que foram: 1) Formação de célula; 2) O professor enuncia uma questão aos grupos para resolverem, sendo cada grupo com uma questão diferente; 3) Os estudantes pensam individualmente durante alguns segundos, sobre a resposta da questão; 4) O professor pede para os estudantes conversarem entre si para a resolução da questão; 5) Os estudantes discutem o assunto e resolvem o problema; 6) Em seguida o facilitador pede para que um membro do grupo partilhe a resolução da questão. Ao final da aula, os alunos receberam fichas que consistiam em questões sobre a aula, cada ficha deveria ser respondida individualmente. As fichas tinham a finalidade de saber se os alunos adquiriram conhecimento sobre o assunto abordado em sala e sobre como a aprendizagem cooperativa contribuiu com aprendizado.

Resultado e discussão

Os alunos receberam duas fichas, a primeira consistia de questões referentes à temática da aula e a segunda continha uma avaliação da metodologia cooperativa. A primeira avaliação continha cinco questões que permitiram mensurar o nível de aprendizado dos alunos, os resultados obtidos foram: 80% dos alunos tiraram nota máxima (10,0) e 20% dos alunos obtiveram nota (8,0), revelando que os resultados obtidos foram bem satisfatórios. A segunda ficha era uma avaliação sobre a aprendizagem cooperativa, composta por perguntas que permitiam a avaliação da metodologia de ensino, sendo os resultados obtidos os seguintes: quando perguntados sobre qual metodologia de ensino consideravam mais interessante, 100% dos alunos optaram pela Aprendizagem Cooperativa; quando perguntados se a metodologia cooperativa utilizada na aula contribuiu para melhorar o aprendizado em Química, 100% consideraram que contribuiu muito; já quando questionados se esse método de ensino despertou ou ampliou seu interesse pela disciplina estudada, 75% dos alunos afirmaram que ampliou muito e 25% afirmaram que ampliou parcialmente.

Conclusões

Diante dos resultados obtidos no estudo, podemos aferir que a análise da metodologia pelos professores, nesse contexto é positiva, pois 80% dos alunos obtiveram resultado máximo na avaliação referente ao tema da aula. Já a análise da metodologia pelos alunos, também se mostrou positiva, obtendo 100% de aceitação dos alunos e contribuindo em 75% para ampliação do interesse dos alunos pela disciplina. A Aprendizagem Cooperativa pode ser considerada uma metodologia positiva e válida, tanto para o ensino médio como para cursinhos pré-vestibulares.

Agradecimentos

Ao Cursinho Viva a Palavra, à AMORBASE(Associação dos Moradores da Serrinha) e a Universidade Estadual do Ceará.

Referências

FIRMIANO, E. P. Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula; Programa de Educação em Células Cooperativas – PRECE; UFC, 2011.

LOPES, J.; SILVA, H,S. Aprendizagem Cooperativa na sala de aula: um guia prático para o professor. 1. ed. Lisboa: Lidel, 2009.

Métodos de Aprendizagem Cooperativa. Disponível em: http://www.teresianasstj.com/index.php/metodologias/aprendizagem/161-metodos-de-aprendizagem-cooperativa. Acesso em: 10 de agosto 2018.

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