METODOLOGIAS ALTERNATIVAS COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA BÁSICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Barbosa, M.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Moraes, B.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI) ; Carvalho, R.C.P.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI)

Resumo

Baseando-se nas dificuldades que são enfrentadas pelos alunos quanto ao ensino de química na escola básica, propôs-se neste estudo a aplicação de metodologias alternativas com o propósito de auxiliar o ensino-aprendizado de estudantes da 1ª série do ensino médio, por meio de ações didáticas diferenciadas como: quebra-cabeça, caça-palavras, jogo de cartas, vídeo seminários em três escolas da rede pública estadual do município de Teresina-PI. Para tanto, utilizou-se dos conteúdos de tabela periódica, mistura e soluções, estrutura atômica e reações químicas para desenvolver as atividades. Os resultados mostraram-se favoráveis, verificando um aumento no rendimento escolar dos discentes envolvidos na pesquisa, bem como um índice de satisfação com relação ao ensino de 98%.

Palavras chaves

metodologias alternativas; jogos didáticos; ensino de química

Introdução

Os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos anos mostram que os participantes estão tendo um baixo rendimento, principalmente nas áreas de ciências da natureza (Química,Física, Biologia e Matemática). Dando ênfase para a disciplina de química, que embora possua uma certa quantidade de pesquisas voltadas para a utilização de metodologias diferenciadas, ainda predomina em grande maioria das escolas brasileiras, um ensino de química defasado e deficiente. Diversas razões contribuem para esse fato, tais como: carga horária semanal insuficiente, utilização de metodologias tradicionais (transmissão-recepção de conteúdo), falta de laboratórios de química e/ou materiais, ausência de profissionais capacitados para tal desafio e a falta de políticas públicas de valorização do professor, que termina por formar profissionais desmotivados, desestimulados a buscar novos métodos de ensino. (CARVALHO; BATISTA, 2007,ZANON;GUERREIRO; OLIVEIRA, 2008).É notório a série de dificuldades que são enfrentadas pelos alunos de química da educação básica na aprendizagem e na construção do senso crítico relacionado a essa disciplina, diante isso, novas medidas vêm sendo buscadas, e uma das propostas pedagógicas de melhoramento para o ensino e aprendizagem são as metodologias alternativas.(ROSA, 2012). Acredita-se que esta ação metodológica tenha a função de gerar um maior entendimento do contexto em geral, além de possibilitar aulas mais dinâmicas e descontraídas, através de experimentos, brincadeiras lúdicas e jogos educativos. Diante isso, o objetivo dessa pesquisa foi contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de química a partir de metodologias alternativas de ensino em na 1ª série do ensino médio na educação básica em escolas públicas de Teresina.

Material e métodos

As atividades metodológicas alternativas utilizadas foram: caça-palavras, quebra-cabeça, jogo de cartas e vídeo seminário. A aplicação das atividades deu-se sempre após uma aula sobre o conteúdo, seguido de um teste de pré- diagnóstico e finalizando com um novo teste após. O trabalho correspondeu um período de quatro meses (março a junho).Para a atividade utilizando o caça- palavras no conteúdo de misturas e soluções, dividiu-se os alunos em duplas, os mesmos procuravam 20 palavras que estavam no contexto do conteúdo, para cada palavra encontrada procurava-se no livro didático os seus conceitos e o anotava no caderno. Em relação ao quebra-cabeça para o capitulo de reações químicas, formou-se duplas, os alunos pegaram as peças do quebra-cabeça e iniciaram a formação de sete reações sugeridas pelo orientador, sempre observando a estequiometria de cada reagente. No conteúdo de teoria atômica empregou-se o jogo de cartas, na aplicação formou-se grupos de 4 alunos, cada grupo tinha em mãos 24 cartas, sendo que cada aluno deveria formar um “jogo” com 6 cartas semelhantes e uma coringa. A semelhança era que todas as cartas recrutadas deveriam ter características da teoria atômica de um determinado autor. Já na utilização do vídeo seminário aplicado no assunto de tabela periódica, os alunos foram divididos em grupos de no máximo 6 pessoas e cada grupo ficava responsável por apresentar um vídeo seminário sobre uma determinada família da tabela periódica. Sendo que esse vídeo foi apresentado em sala de aula.

Resultado e discussão

Através dos testes de pré e pós-diagnostico foi possível plotar gráficos relacionando a quantidade de acertos, erros e questões deixadas em branco por cada aluno, como estão dispostos nas duas. Analisando os gráficos 1.1 e 1.2 (Figura 1) da escola A, observa-se que teve um aumento na quantidade de acertos no segundo gráfico, consequentemente uma diminuição na quantidade de erros e de questões em branco. O mesmo se pode concluir ao analisar os dados (Figura 1) que correspondem ao conteúdo de estrutura atômica, pois a quantidade de acertos no gráfico 1.3 é maior que a do 1.4, comprovando que a utilização desses jogos didáticos produz resultados positivos no ensino aprendizado. Pois, além da comprovação pelos testes, também foram observados o comportamento e o interesse dos alunos no dia a dia, eles sempre demonstravam maior interesse nas aulas alternativas do que nas tradicionais. Para a escola B (Figura 2) obteve-se também resultados satisfatórios na utilização das atividades diferenciadas. Pois, ao analisar os gráficos 2.1 e 2.2 da figura citada, que relaciona os resultados obtidos com o jogo de cartas, nota-se um aumento de acertos pelos alunos no teste aplicado após inserir a metodologia alternativa. Da mesma forma, é levado a conclui com os resultados dos gráficos 2.3 e 2.4 (Figura 2), que obteve um melhor rendimento por parte dos estudantes após a utilização do vídeo seminário. Deste modo, percebe-se a relevância desses métodos de ensino no processo de aprendizado dos alunos.Na escola C, trabalhou-se as atividades de caça- palavras e quebra-cabeça nos conteúdos de mistura e soluções e reações químicas, respectivamente. Também, foram obtidos resultados satisfatórios, com um bom desempenho e satisfação dos estudantes durante a utilização das metodologias alternativas.

Figura 1

Gráficos dos testes pré e pós-aplicação das metodologias dos conteúdos de estrutura atômica e tabela periódica da Escola A.

Figura 2

Gráficos dos testes pré e pós-aplicação das metodologias dos conteúdos de estrutura atômica e tabela periódica da Escola B.

Conclusões

Diante dos resultados relatados acredita-se que o uso de metodologias alternativas pode ser utilizado como instrumento de auxilio para o processo de ensino e aprendizado de química na escola básica. Visto que, além de colaborar na melhor aquisição do conhecimento dos alunos, essa estrutura de ensino produz também um ambiente escolar bem mais descontraído e motivador. Dessa forma, constata-se que os resultados obtidos corroboram com os objetivos propostos pesquisa realizada.

Agradecimentos

Referências

CARVALHO H. W. P. de; BATISTA A. P. de L. Ensino e aprendizado de química na perspectiva dinâmico interativa. Experiências em Ensino de Ciências v.2, n.3, p. 34-47, 2007.
ROSA, D. L. Aplicação de metodologias alternativas para uma aprendizagem significativa no ensino de química. 2012. 92 p. Monografia (Especialização em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, São Mateus.
ZANON D. A. V.; GUERREIRO M. A. da S.; OLIVEIRA R. C. de. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânico: projetos, produção, aplicação e avaliação. Ciência & Cognição, São Paulo, v. 13, n. 1, p.72-81,.2008

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