HISTORIA DA CIÊNCIA: UMA INTERFACE ENTRE O ENSINO DE QUÍMICA AS CONTRIBUIÇÕES DE GILBERT NEWTON LEWIS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Feijó, G.S. (UEPA) ; Moraes, A.C. (UEPA) ; Santos, K.R. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA) ; Reis, A.S. (UEPA)

Resumo

O presente estudo foi realizado no Centro de Ciências e Planetário do Pará com os alunos de graduação do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais da Universidade do Pará. Com o intuito de promover a importância eficaz da História da Ciência no atual ensino de Química, foram mediadas temáticas da Físico-Química Orgânica através da vida e conhecimentos de Gilbert Newton Lewis. Não longe do esperado, os resultados avaliados através de questionários foram satisfatórios e descrevem as proporções positivas de uma aula contextualizada que a História da Ciência propõe.

Palavras chaves

Historia da Ciencia; Gilbert Newton Lewis; Ensino de Química

Introdução

O Ensino de Química, comumente, tem sido utilizado através do tradicionalismo. Por isso, não longe de outras disciplinas das ciências exatas, pois tem gerado desconforto aos alunos por se encontrar descontextualizado. Mesmo a Química estando presente de forma intensa ao redor do homem, as mazelas de um ensino não eficaz gera a incapacidade de relacionar os conteúdos estudados com ao dia a dia e consequentemente dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. (ROCHA, VASCONSELOS, 2016). Uma das alternativas encontradas pelos professores, para aperfeiçoamento no ensino, foi a busca do passado para a compreensão do presente e previsão do futuro. O uso da Historia da Ciência parte da investigação do autor/assunto a fim de promover a sedução dos alunos com o conteúdo, por tonar as aulas mais interessantes na visão de Ciência mostrando-a como o contexto politico, social e até econômico em que se encontra o cientista o influencia diretamente, desmistificando a ciência como algo neutro, acabado trazendo a tona uma visão melhor da construção do conhecimento científico ao longo do tempo e suas interferências. (CALLEGARIO et al, 2015). Com o propósito de uma construção significativa no ensino de Química, este trabalho tem como objetivo mediar os conteúdos de Química Orgânica e/ou Estrutura Atômica a partir da perspectiva e reflexões de Gilbert Newton Lewis, utilizando como dinamismo para a mediação de Química Orgânica a experimentação ligada a Físico-Química Orgânica baseado e nos estudos de Lewis.

Material e métodos

O estudo foi realizado no Centro de Ciências e Planetário do Pará, na cidade de Belém do Pará, com alunos de graduação de Ciências Naturais – Química da Universidade do Estado do Pará e P inicialmente foi aplicado um questionário aos aproximados 20 alunos para sondar os conhecimentos prévios da turma sobre Gilbert Newton Lewis e sobre a Historia da Ciência. Após isso, foi desenvolvida com os alunos de graduação uma breve introdução, em forma de seminário, sobre a vida de Gilbert Newton Lewis e sua relação –observações dentro da Físico-Química Orgânica, assim como o contexto social e econômico em sua época. Logo após, foram abordados alguns conhecimentos fundamentais da Química Orgânica acerca dos Alcaloides, por serem comumente associados ao dia a dia dos alunos. (enfoque no Quinina). Em seguida foi mediado, através do modelo atômico tátil, conhecimentos sobre Salto Quântico. Após isso, foi realizado no Laboratório de Química uma atividade experimental para evidenciar a prática em consonância ao conteúdo de Físico-Química Orgânica abordado anteriormente. O experimento similar aos estudos de Lewis mostrou, através do efeito florescência de uma das diversas moléculas orgânicas (Quinina – presente na água tônica), a relação entre física e a Química Orgânica. Por fim, houve a aplicação de outro questionário a fim de conhecer a avaliação dos alunos sobre tudo que foi abordado através da mediação teórica e prática.

Resultado e discussão

Os resultados encontrados nos questionários expressam a participação da História da Ciência como uso eficiente para o entendimento dos alunos. O aluno B, ao ser questionado sobre a História da Ciência ter contribuído em seu conhecimento de Química, respondeu: “A história da ciência fez com que houvesse a contextualização dentro do conteúdo, ajudando numa ampliação de conhecimento cientifico a respeito do que foi abordado.” A utilização da História da Ciência seduz e estimula os alunos, deixando os mesmos mais interessados, pois mostra a Ciência longe de algo acabado, assim resultando uma construção do conhecimento significativo, além de promover a contextualização do assunto (CALLEGARIO et al, 2015). Quanto a história e vivências de Gilbert Newton Lewis trouxeram para a compreensão de Química Orgânica, o aluno J respondeu: “Contribuiu para uma análise criteriosa da Química. Lewis trouxe fundamentos importantes para a comunidade cientifica e também para os estudos da Química Orgânica. Pude compreender melhor o assunto de orgânica a partir da história de Lewis e entender mais sobre alcaloides.”. Segundo Auth, Binsfeld e Macêdo (2013) a falta da assimilação de Química Orgânica no cotidiano, nos remete a uma reflexão quanto ao entendimento dessa vertente. É justamente a partir desse problema que a História da Ciência acerca da vida de Gilbert Newton Lewis se mostra como estimulante e incentivo no assunto de Química Orgânica.

Conclusões

A História da Ciência através da busca e estudo do passado tem superado dilemas atuais e tem trago consigo perspectiva de alcance para o futuro da educação. A partir da vida e história de Gilbert Newton Lewis é notável sua grande proporção positiva quanto ao entendimento dos conteúdos de Química Orgânica no ambiente escolar. O ensino de Química deve ir além do que equações e formulas, é possível sim ensinar Química sem desconsiderar os contextos sociais, políticos e econômicos de um determinado conteúdo.

Agradecimentos

Referências

BINSFELD, C.S.; AUTH, A.M.; MACÊDO.P.A. Organic Chemistry in high school: evidence and guidelines. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de novembro de 2013

CALLEGARIO, L. J.; HYGINO, C. B.; ALVES, V. L. O; LUNA, F. J.; LINHARES, M. P. A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão. Rev. Virtual Quim. v7, n. 3.; p.977-991. Data de publicação na Web: 10 de maio de 2015.

ROCHA, S.V; VASCONSELOS, C.T. Dificuldades na aprendizagem no ensino de Química: algumas reflexões. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ) Florianópolis, SC, Brasil – 25 a 28 de julho de 2016.

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