JOGO PEDAGÓGICO BILÍNGUE NA ÁREA DE QUÍMICA ORGÂNICA: FUNÇÕES.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Cunha, J.N.F. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Fernandes, G.S. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Félix, V.G. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Israilev, E.L. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Lima, T.S. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Pinto, E.C.L. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Reis, A.A. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA)

Resumo

Este projeto tem como objetivo a elaboração e produção de um jogo bilíngue (Português - Libras), para benefício direto de alunos ouvintes e futuros alunos surdos que porventura venham fazer parte do corpo discente do IFMT Cuiabá - Bela Vista, o qual disponibiliza dois cursos na área da química. Contribuindo assim para a acessibilidade e inclusão como auxílio ao corpo docente, o qual necessita de materiais específicos para o apoio no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo. O trabalho constituiu no levantamento dos sinais já existentes na área de Química Orgânica subárea funções e a produção de um quebra-cabeça, onde em uma das etapas se deu a aplicação de um questionário qualitativo aos discentes do 6º semestre do Ensino Médio Integrado em Química do IFMT campus Cuiabá - Bela Vista.

Palavras chaves

Jogo bilíngue; Inclusão; Química orgânica

Introdução

De acordo com o artigo 5º da Constituição Brasileira de 1988, independente da classe social, etinia, aparência, religião, existência ou não de necessidades específicas todos devem ter seus direitos garantidos de forma igualitária. Em relação a isto Carvalho (2000) destaca que a inclusão deve ser responsável por este processo proporcionando o direito e a igualdade, com equidade de oportunidades. O maior desafio para uma educação inclusiva são as barreiras encontradas ao longo de todo o processo educacional, destacando entre elas a falta de adaptação das escolas regulares e de professores. Assim, quando se trata do direito à educação, é essencial que seja realizada uma reforma estrutural e organizacional nas escolas (FONSECA, 2005). Uma maneira de reestruturar o ambiente escolar é a interação de conteúdos teóricos com atividades lúdicas. Além de servir como formação do indivíduo, a presença do jogo pedagógico complementa a aprendizagem e consequentemente melhora o desesmpenho escolar. Segundo Pereira (2013, p. 22), “o jogo não é o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico”. Contudo, o IFMT campus Cuiabá – Bela Vista tem como um de seus cursos de Ensino Médio Integrado o Técnico em Química, e é notório que esta área possui diversos termos técnicos de difícil compreensão. Assim, pensando especificamente na forma de auxiliar estudantes surdos na integração com estudantes não surdos no estudo de Química Orgânica e seu êxito com relação a essa matéria, foi proposta a criação de um material pedagógico bilíngue, com termos técnicos da área da Química, voltados às funções orgânicas para o auxílio no aprendizado dos discentes do IFMT campus Cuiabá – Bela Vista.

Material e métodos

O trabalho foi elaborado com auxílio da Professora Mestra da área de química e da técnica administrativa do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas e Intérprete de Libras que atua no ensino médio com o intuito de que o produto final esteja dentro dos padrões necessários. Para o desenvolvimento do material didático foram levantados os sinais já existentes, tendo como base a tese de mestrado “DESENVOLVIMENTO DE SINAIS EM LIBRAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DE LINHARES/ES”, de autoria da mestra Amanda Pontara. Definiu-se, para uma melhor eficiência no aprendizado dos discentes do IFMT, campus Cuiabá – Bela Vista, o formato de quebra-cabeça e as funções orgânicas como a área de abordagem. Para a confecção utilizou-se a placa pluma nas proporções de 45 x 29,5 cm para a base e variados tamanhos para as peças. As imagens e palavras foram impressas em papel A4 e utilizou-se fita dupla face para as colagens necessárias. Na base do quebra-cabeça encontravam-se as funções orgânicas em libras e nas peças as funções orgânicas em português e suas estruturas moleculares. As funções abordadas foram: Ácido Carboxílico, Álcool, Aldeído, Amidas, Aminas, Cetona, Enol, Éster, Éter e Fenol. Foram realizados 4 jogos, com um total de 10 peças cada, para fins de aplicação coletiva em sala. Cada peça corresponde a uma função especifica, sendo o objetivo do jogo colocar cada função em seu respectivo sinal, montando assim o quebra-cabeça. O jogo foi aplicado para 20 discentes do 6º semestre integrado em Química do IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista e posteriormente foi disponibilizado um questionário qualitativo tendo como finalidade avaliar a qualidade do material desenvolvido e sua eficiência no aprendizado dos alunos participantes.

Resultado e discussão

A realização deste trabalho resultou na produção de um quebra-cabeça personalizado de acordo com as necessidades apresentadas pelos discentes do IFMT Campus Cuiabá - Bela Vista (Imagem 1: Quebra-cabeça bilíngue de Química Orgânica), levando em consideração que o Campus não possui até o momento alunos surdos. Verificou-se que 100% dos estudantes já cursaram a disciplina de Química Orgânica e todos conseguem facilmente identificar em português as funções orgânicas trabalhadas. Com a aplicação do questionário (Imagem 2: Questionário qualitativo) foi possível evidenciar também que a média da qualidade do material utilizado foi 4,75 de 5,00, sendo 85% ótimo, 5% bom e 10% regular. No quesito, nível de aprendizado, a média constatada foi de 4,50, equivalendo a 60% ótimo, 30% bom e 10% regular. A viabilidade de aplicação em sala de aula obteve uma média de 4,6, com 75% ótimo, 15% bom e 10% regular. Além das perguntas objetivas disponibilizou-se também no questionário um espaço para sugestões, cujas ideias focaram no aprimoramento do material trabalhado, todavia tais mudanças acarretariam na perca de praticidade e aumento do custo final do produto. Com base na realização do projeto e nos dados encontrados é perceptível a eficiência de sua aplicabilidade, tendo em vista que o material utilizado é economicamente viável, de fácil manuseio, que gera a inclusão e que suas avaliações em sua maioria foram positivas.

Imagem 1: Quebra-cabeça bilíngue de Química Orgânica

Jogo completo, base com sinais em libras, verso das peças e quatro jogos juntos, respectivamente da esquerda para direita.

Imagem 2: Questionário qualitativo

Questionário aplicado para alunos do 6º semestre após a aplicação do jogo.

Conclusões

Espera-se com esse trabalho contribuir para que o campus dê passos importantes na preparação da unidade escolar para o atendimento a alunos surdos usuários da língua de sinais, e assim auxiliar sua efetiva inclusão. Apoiando uma melhor inserção ao meio acadêmico e social utilizando sua língua primária como meio de comunicação e assimilação do conteúdo exposto.

Agradecimentos

Às orientadoras: Josane do Nascimento Ferreira Cunha pelo incentivo e Elaine Cristina de Lima Pinto, está em especial, obrigada pela paciência, carinho e dedicação.

Referências

CARVALHO, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem. Rio de Janeiro: WVA, 2000.

FONSECA, V. Educação Especial: programa de estimulação precoce e uma introdução às ideias de Fuerstein. Porto Alegre: Artmed, 1995.

PEREIRA, A. L. L., A Utilização do Jogo como recurso de motivação e aprendizagem. 132f. Dissertação – Universidade do Porto, 2013.

PONTARA, A. B., Desenvolvimento de sinais em libras para o ensino de química orgânica: um estudo de caso de uma escola de Linhares/ES. 263f. Dissertação de Pós Graduação – Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2017.

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