PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA DE COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES NAS FOLHAS DA ESPÉCIE Tamarindus indica

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Pacheco, T. (IFMA) ; Nascimento, A. (IFMA) ; Vieira, C. (IFMA) ; Santos, C. (IFMA) ; Gomes, W. (IFMA)

Resumo

A espécie Tamarindus indica popularmente conhecida como tamarindo, é uma planta facilmente encontrada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, sendo muito conhecida na medicina popular por conter um alto valor nutritivo e importantes características farmacológicas. Portanto, para aumentar os conhecimentos científicos desta família, foi coletado material fitológico na área verde do IFMA- (Campus Imperatriz) , tendo como o intuito verificar as principais classes de metabolitos secundários neste presente. Assim, o principal objetivo desse trabalho é identificar e avaliar as substâncias químicas que possuem atividades biológicas vigentes dessa espécie. Dessa forma,buscaram-se conhecimentos ainda não obtidos sobre essa planta de modo a complementar o trabalho já existentes.

Palavras chaves

Caracterís farmacológicas; Metabolitos secundários; Atividades biológicas

Introdução

O tamarindeiro (Tamarindus indica ) é uma arvore frutífera bastante decorativa, pertence à família Leguminosae, podendo alcançar até 25 metros de altura, seu crescimento é lento e em condições favoráveis este pode ter uma vida de 200 anos. Seu fruto é uma vagem alongada, com coloração parda- escura lenhosa e quebradiça, contendo de três a oito sementes de sabor ácido(SOUSA et al., 2010). É uma espécie nativa da África tropical, se dispersou por todas as regiões tropicais do mundo. O Brasil apresenta uma flora intensa e diversificada, constituindo uma fonte de potencial de novas substanciam com varias ações farmacológicas e destaca por ser o terceiro maior produtor de frutas atrás apenas da China e da Índia, e isso por ser privilegiado com diversidades de climas e solos(QUEIROZ, 2010). Devido ao seu grande potencial de exploração, características biológicas e seu valor nutritivo são utilizados suas folhas, caules, fruto e semente como matéria prima para áreas farmacêutica, alimentícia, forragem animal(FERREIRA, 2014). Diversos estudos também apontam atividades farmacológicas relacionadas à espécie, dentre estas, antiinflamatória e analgésica e no tratamento de dores de cabeça e sintomas de stress, por meio de compressas ou banhos(SILVA et al., 2015). Com isso o presente trabalho tem como intuito verificar a presença os compostos químicos das espécies vegetais e avaliar sua presença dos mesmos, identificando grupos de metabolitos secundários relevantes e úteis.

Material e métodos

O material vegetal foi coletado a partir de um espécime localizada no campo verde do Instituto Federal (campus imperatriz), desta obteve-se 180g do material que passou por procedimentos de lavagem e trituração e em seguida, este foi envolvido a álcool etílico e deixado em repouso por 48 horas, esse processo ocorreu em triplicata, após isso filtrou-se de modo a retirar os resíduos, em seguida foi retirado uma fração dessa solução destinada a teste de triterpenoide e saponinas, e a outra fração do extrato obtido foi submetido a triagem fitoquímica através das metodologias utilizadas por Matos (1997).

Resultado e discussão

As análises fitoquímicas preliminares evidenciaram a presença de fenois e flavonoides. Além desses confirmaram também resultados positivos para saponinas na qual foram identificadas por meio do teste de Lieberman-Burchard e taninos pirogálicos na qual esse composto possui muitas atividades fisiológicas, como a estimulação das células fagocíticas, ação tumoral e atividades anti-infectivas (LOGUERCIO, 2005). De acordo com a literatura de Matos (1997) essas substâncias possuem várias atividades biológicas, o que possibilitam um aumento do seu uso no campo medicinal.

Conclusões

A partir da triagem fitoquímica do extrato alcoólico da folhas da espécie Tamarindus indica foi possível a identificação e a avaliação dos metabolitos secundários comumente presente ao gênero e a família dessa planta: flavonoides, saponinas, fenois e taninos, o que se demonstrou a eficácia da introdução dos testes preliminares utilizando as metodologias de Matos (1997), na qual complementa os estudos já existentes e se torna apoio para futuras pesquisas.

Agradecimentos

Nossos gentis agradecimentos são direcionados ao IFMA campus Imperatriz, que possibilitou-nos acesso a pesquisas e por todo apoio cedido; A CNPq pela bolsa cedid

Referências

FERREIRA, A. F. A.Propagação Vegetativa do Tamarindus indica. Ilha solteira/SP-UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA,2014.
MATOS, F.J.A. Introdução à Fitoquímica Experimental. 2°ed. Fortaleza: UFC, 141p, 1997.

QUEIROZ J. M. O.Propagação do Tamarindeiro (Tamarindus indica L.).Cruz das Almas/ BA 2010.UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
SILVA R. A. L., SOARES J. D. R., DIAS G. M. G., PASCAL M., CHAGAS E. A., GAVILANES M. L.Cultivo de Tamarindo sob Malhas Coloridas: Plasticidade Anatômica Foliar. Revista ciência rural, v.45, n.2, 02/2015.
SOUSA D. M. M., BRUNO R. L. A., DORNELAS C. S M., ALVES E. U. , ANDRADE A. P., NASCIMENTO L. C.Caracterização Morfológica De Frutos E Sementes E Desenvolvimento Pós-Seminal de Tamarindus Indica L.Revista arvore vol.34 no.6 Viçosa 10/2010
CASTEJON,F.V. Taninos e Saponinas. Goiânia,2011 Dissertação - 2011.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ