Análise fítoquimica dos Extratos Etanólico dos frutos e folhas da espécie [i]Morinda Citrifolia[/i] (Rubiaceae).

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Pinheiro, L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Lima, M.D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Passos, M.M.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Santos, C.T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Porto, M.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Fernandes, E.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Quadros, L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Oliveira, E.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)

Resumo

O uso de medicamentos obtidos a partir de fontes vegetais é tão antigo quanto a própria existência humana, as plantas medicinais representam boa parte da matéria prima para a produção de medicamentos, existe uma diversidade de plantas que são utilizadas para tratamento fitoterapêutico, devido a essa ampla relevância de consumo de vegetais a pesquisa torna-se algo mais promissor, sendo assim o presente trabalho tem como objetivo analisar constituintes denominados metabólicos secundários presentes nas folhas e frutos da Morinda Citrifolia, através de duas metodologias Bessa et al 2007 e Matos et al 1988 realizando uma comparação fitoquímica entre as mesmas.

Palavras chaves

Fitoterapêutico; Fitoquímico; Morinda Citrifolia

Introdução

O advento da síntese orgânica os medicamentos fitoterápicos foram quase completamente substituídos por especialidades farmacêuticas. Não obstante, vem sendo observado nos últimos anos uma retomada pela procura dos fitofármacos, ou seja, espécies vegetais com atividade farmacológica comprovada, principalmente pela reduzida incidência de efeitos colaterais, muito observados em fármacos sintéticos. O estudo fitoquímico é uma área que visa analisar os princípios ativos de drogas vegetais, os mesmo são denominados metabólicos secundários. O uso de plantas medicinais tem relevância socioeconômica muito grande na qualidade de vida das comunidades de baixa renda, devido a sua alta disponibilidade, baixa toxicidade, risco mínimo de efeitos colaterais e principalmente aos baixos custos. A triagem fitoquímica é um procedimento importante para bioprospecção das espécies vegetais de interesse farmacológico e/ou toxicológico. A composição química de um extrato pode ser conhecida através de testes químicos qualitativos rápidos e de baixo custo, sugerindo as possíveis classes de metabólitos secundários de interesse (Mattos, 1997).

Material e métodos

Foram analisadas amostras dos extratos das folhas e frutos da M.Citrifolia obtidos da seguinte forma: pesando-se (0,5093)g das folhas e 1,0228g do fruto e adicionando-se 30,0 mL de solução Álcool Etílico: Água (21:9 % v/v) e submetendo–se a agitação no banho ultrassônico por 20 minutos. O sistema foi filtrado para separar as partículas sólidas. Para realização da prospecção fitoquímica foram utilizados os métodos descritos por BESSA et al (2007) e MATOS et al (1988). O estudo sugere a presença de diversas classes de substâncias: flavonóides, taninos, triterpenos, alcaloides, saponinas.

Resultado e discussão

O estudo fítoquímico realizadas e ambas as metodologias demonstrou variedades em suas substâncias como: flavonoides, taninos, triterpenos, alcaloides, saponinas, nota-se que o teste de prospecção fitoquímica indica grande diversidade de substâncias tanto nas folhas quanto nos frutos da M. citrifolia, porém no fruto com resultados positivos para antraquinona, uma substância que tem ação biológica laxativa o que possivelmente explica o efeito causado no organismo humano no tratamento de determinadas patologias bem como a perca de peso.







Conclusões

Desta forma, torna-se bastante promissor a realização de estudos mais detalhados quanto a composição química do extrato, bem como de testes biológicos acerca de suas atividades.

Agradecimentos

Agradeço a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia pela concessão da bolsa de Iniciação, ao CEACROM e LAPRON e pelo financiamento da pesquisa.

Referências

Anvisa. Esclarecimento de segurança realizadas de produtos contendo Morinda Citrifolia, também conhecida como Noni, 2007.

BESSA, T; TERRONES, M. G. H; SANTOS, D. Q; Avaliação fitotóxica e identificação de metabólitos secundários da raiz de Cenchrus Echinatus, 2007.

Ferreira, S.H. (Org.) Medicamentos a partir de plantas medicinais no Brasil. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências,132p. 1998.

MATOS, F. J. A. Introdução a Fitoquímica Experimental. 2 ed. Fortaleza: Edições EUFC, 1988. 141p

MATTOS FJA 2000. Plantas medicinais: guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no Nordeste do Brasil. 2. ed. Fortaleza: IU




Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ