Análise quantitativa da Geraniina presente no caule da Spondias mombin por CLAE

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Moreira, C.S. (UNIFANOR) ; Barros, A.S. (UECE) ; Costa, M.F.P. (UNIFANOR) ; Pinto, C.C.C. (UECE) ; Ribeiro, L.M. (UECE) ; Ferreira-júnior, J.M. (UNIFANOR)

Resumo

Spondias mombin L. pertence à família Anacardiaceae é um árvore frutífera de porte grande, no Brasil é conhecida popularmente como cajazeira. Suas partes têm sido aplicadas e utilizadas pela medicina tradicional. Diante desse contexto, esse trabalho buscou caracterizar os marcadores fitoquímicos dos metabólicos secundário para as folhas e talos. O resultado da análise fitoquímica do extrato hidroetanólico das folhas e talos indicou a presença de compostos fenólicos. Além disso o presente estudo objetivou fazer um analise quantitativo por CLAE da geraniina, composto responsável pela atividade antiherpes, presente nos talos da Spondias mombin L. Na análise identificou- se, 19,27 mg/ml de geraniina nos talos e 27,32 mg/ml nas folhas.

Palavras chaves

Spondias mombin L; geraniina; CLAE

Introdução

Herpes simples é uma infecção provocada pelo vírus herpes humana tipo HSV-1 e tipo HSV-2 que caracteriza-se pelo surgimento de pequenas bolhas agrupadas especialmente nas genitais e nos lábios, no entanto podem surgir seja qual for a parte do corpo. A contaminação de uma pessoa infectada dar-se pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada. O vírus de herpes humano consegue permanecer oculto no organismo e provocar reaparecimento de tempos em tempos (VARELLA, 2011) O uso de plantas como produtos naturais tornou-se muito utilizado com objetivo medicinal na prevenção e tratamento de enfermidades ou no tratamento de diversas doenças infecciosas, com o uso de fitoterápicos visando à melhoria da saúde como estratégia de proteção as doenças. O estudo das espécies de plantas que demonstrem atividade antiviral contra o vírus do Herpes é de suma importância aliado ao grande interesse no aproveitamento dos recursos naturais brasileiros. Os extratos vegetais, são constituídos por misturas multicomponentes de substâncias ativas, parcialmente inativas e ativas que, muitas vezes, atuam em alvos farmacológicos diferentes, identificados como fitoterápico (FERREIRA et al., 2010) Spondias mombin, conhecida popularmente como cajazeira é uma espécie frutífera da família Anacardiaceae, originária da região tropical do continente americano. No Brasil encontrar-se principalmente nos Estados do Nordeste e Norte onde seus frutos, são conhecidos como cajazeira, cajá-pequeno, cajá-mirim, taperebá. As propriedades antimicrobiana, antibacteriana, antifúngica e antiviral têm sido estudadas e utilizadas pela medicina tradicional. O extrato da planta tem demonstrado possuir derivados fenólicos com propriedades antiherpes e antioxidante, o qual tem sido formulado para esses usos no Brasil. No Brasil, notadamente no Nordeste, esta espécie têm considerável importância social e econômica, sendo pela comercialização de seus frutos em mercados regionais e na indústria alimentícia, como também a utilização de suas folhas, cascas e talos para fins medicinais, entre eles, a utilização das folhas em forma de extrato para o tratamento da herpes simplex (GUPGA, 2012) Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a análise fitoquímica, para identificar a presença das principais classes de metabólitos secundários nos extratos hidroetanólico das folhas e talos da Spondias mombin L. e realizar análise por CCD e CLAE, na finalidade de identificar à presença de geraniina em ambas as partes da planta, assim possibilitando seu uso para produção de fitoterápicos.

Material e métodos

Obtenção dos extratos: As folhas e talos de Spondias mombin L. foram coletadas no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC) da Universidade Federal do Ceará. O material coletado foi separado manualmente, logo após a separação as folhas e talos foram secas em estufa de ar circular a 500C, por 72 horas, em seguida triturados em liquidificador industrial. Foi pesado na balança 100g das folhas e 50g dos talos, para obtenção do extrato hidroetanólico por maceração em etanol: água (70: 30 v/v), durante 7 dias submersos à 1 litro de solvente em temperatura ambiente. Os extratos obtidos foram concentrados sob pressão reduzida com auxilio de um evaporador rotativo a vácuo até a eliminação total do solvente. Após a remoção do solvente foram colocados no banho maria à 700C por 12 horas. Partes dos extratos obtidos foram liofilizados. Cromatografia em cama delgada(CCD): As amostras de extratos foram analisadas em CCD. Utilizando a cromatoplaca de sílica gel 60F254, com media 10 x 4 cm como fase estacionária e como fase moveis foram utilizados, Acetato de etila, Ac. Acético, Ac. Fórmico e H2O, na proporção de (100/11/11/27). Foram aplicadas “spots” em diferentes frações (padrão de geraniina, extrato folhas, extratos talos). Após a eluição com fase móvel, a placa foi seca em estufa a 100°C por 2 minutos e pulverizada com o revelador cloreto férrico 3%. Cromatografia líquida de alta eficiência: Utilizou-se um cromatógrafo liquido Shimadzu (Quioto, Japão), operado em 254 nm para detecção da geraniina. Para esse análise, utilizou-se uma pré-coluna C18 Polymer Aphera 5 µm (1cm x 4.6mm) e coluna Hibar LiChrospher® Merck 5 µm, com volume de injeção de 20 µL, vazão de 1 mL / min, utilizando a fase móvel: Acetonitrila: Solução ácido acético 0,1% (15:85) Teor de Flavonóides: Preparou-se uma solução principal, adicionando-se a um balão volumétrico, 20 mg de extrato completando o volume para 10 mL com etanol (70%). Preparou-se uma solução de AlCl3 anidro a 2,5% (250 mg em 10 mL de água). Retirou-se 2 mL desta solução e transfiriu-se para outro balão de 10 mL. Foi misturado uma alíquota de 2 mL da solução principal e 1mL do cloreto de alumínio (AlCl3) e completou-se o volume para 25 mL com etanol. Deixa-se a solução em repouso por 30 minutos e em seguida, realiza-se a leitura no espectrofotômetro a 425 nm. Realiza-se este teste em triplicata. Determinaram-se as absorbâncias das soluções. Prepara-se uma curva de calibração a partir das absorbâncias das soluções padrões de concentrações conhecidas. A absorbância média da amostra foi substituída e calculou-se, com base na curva de calibração, o teor de flavonoides na amostra. Cálculos: O teor de flavonoides é determinado e o resultado expresso em mg EQ (equivalente de quercetina) por 100g de extrato.

Resultado e discussão

Os extratos obtidos das folhas e caules da Spondias mombin L. apresentaram rendimentos diferentes devido ao procedimento de separação das partes ou na quantidade de solvente que foi utilizado para o processo de maceração ou principalmente pela produção dos próprios metabólicos primários e secundários da planta. A triagem fitoquímica preliminar teve como objetivo identificar a presença das principais classes de metabólitos secundários nos extratos. O resultado da análise fitoquímica do extrato hidroetanólicos das folhas Spondias mombin L. indicaram a presença de taninos flabofênicos, Flavanonóis, Leucoantocianidinas, flavonóis, xantonas e flavanonas. No extrato hidroetanólicos dos caules Spondias mombin L. indicou a presença de, taninos flabofênicos, Flavanonóis, flavonóis, xantonas e flavanonas, saponinas e xantonas. Para a análise por cromatografia em camada delgada, foram realizados spots dos extratos hidroetanólicos das folhas e caules da Spondias mombin L, juntamente com a solução padrão em diferentes frações. Para a fase móvel, foi utilizado Acetato de etila, Ac. Acético, Ac. Fórmico e H2O, na proporção de (100/11/11/27). A análise por CCD obteve caráter de confirmação para a geraniina, indicando que os extratos apresentaram um valor relevante da substância em virtude do perfil apresentado na cromatoplaca. Diante os resultados apresentados por CLAE, foram determinadas as quantidades de geraniina os extratos das folhas e talos, dos quais encontrou-se 19,27 mg/ml nos talos e 27,32 mg/ml nas folhas. Os talos apresentaram um valor acima do esperado, possibilitando assim o sua aplicação na elaboração de fitoterápicos.

CLAE da Geraniina

CLAE do extrato hidroetanólico de folhas e talos da Spondias mombin L.

Molecula da geraniina

Estrutura molecular da Geraniina

Conclusões

Diante dos resultados obtidos pode-se concluir que a triagem fitoquímica dos extratos das folhas e talos de Spondias mombin L. revelaram uma presença relevante de compostos fenólicos. A análise por CCD, de caráter qualitativa, indicou a presença de geraniina nas folhas e talos. A Cromatografia líquida em alta eficiência determinou as quantidades de geraniina nos extratos, dos quais encontrou-se 19,27 mg/ml nos talos e 27,32 mg/ml nas folhas, apresentando potencial na elaboração de fármacos antiherpes.

Agradecimentos

Padetec – Parque de Desenvolvimento Tecnológico e UniFanor

Referências

GUPGA, G. et al. Sedative antiepileptic and antypsychotic effects of Spondias mombin L. Journal of Ethnopharmacology. nº 141, 810-816, 2012.
FERREIRA, Vitor et al. A Fitoterapia no mundo atual. Química Nova. nº 9. 182-189, 2010.
VARELLA, M. Herpesvírus. 2011. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/author/maria-helena/page/37/>. Acesso em: 22 abr. 2018.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ