LEVANTAMENTO ETNOFARMACOLÓGICO DAS PLANTAS UTILIZADAS COMO MEDICINAIS NA ZONA URBANA DA CIDADE DE SÃO BERNARDO - MA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Oliveira de Carvalho, M.A. (UFMA) ; Bragas de Oliveira, V. (UFMA)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar o levantamento etnofarmacológico das plantas utilizadas como medicinais por moradores da zona urbana da cidade de São Bernardo - Maranhão através da aplicação de questionários do tipo semiestruturado. Por estes foram registradas 82 espécies de plantas, distribuídas em 49 famílias. As três espécies mais citadas pelos entrevistados foram: Chenopodium ambrosioides (Chenopodiaceae), Melissa officinalis L. (Lamiaceae) e Plectranthus barbatus (LLamiaceae). A maioria dos entrevistados cultivam as plantas utilizadas nas próprias residências, utilizando as folhas no preparo de chás para o combate de doenças relacionadas à pressão arterial, afecções no fígado, problemas gastrointestinais, gripes e como anti-inflamatório.

Palavras chaves

Etnofarmacologia; Medicina popular; Plantas medicinais

Introdução

A utilização das plantas medicinais como fonte terapêutica é uma prática tão antiga quanto a humanidade. A busca pela cura de doenças através dos recursos naturais ainda é um dos meios no qual as pessoas têm para o tratamento de enfermidades, a menos que esta seja grave e exija um tratamento clínico com mais rigor. Segundo Oliveira & Rocha (2016) a utilização de plantas e substâncias com fins medicinais nasceu com a humanidade e foi se transformando com o passar dos anos. Segundo relatos, há mais de 3000 anos a.C. o cultivo e uso de plantas como medicinais já existia e, ainda hoje são utilizadas com eficácia na medicina popular e por laboratórios farmacêuticos como fonte de substâncias para síntese de medicamentos. No Maranhão, os estudos etnobotânicos ainda são insipientes e têm foco, em sua maioria nos conhecimentos associados às comunidades indígenas e quilombolas (COUTINHO, 2002). Todavia, outros trataram sobre a comercialização das plantas medicinais em áreas urbanas e há um vazio sobre as informações de uso de plantas medicinais em comunidades rurais do Estado (AMARAL et al., 2003). O presente trabalho teve como objetivo realizar o levantamento etnofarmacológico das plantas utilizadas como medicinais por moradores da zona urbana da cidade de São Bernardo - MA e de forma mais específica traçar um perfil socioeconômico dos entrevistados; realizar o levantamento dos dados acerca das plantas utilizadas, tais como: nome popular, indicação, parte da planta utilizada, horário e local de coleta, modo de preparo e administração; identificar as espécies e famílias botânicas correspondentes às plantas citadas através de busca na bibliografia e realizar um levantamento bibliográfico das três espécies mais relatadas.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada na zona urbana do município de São Bernardo - MA, nos bairros: Mamui, Centro e Abreu através de entrevistas semiestruturadas aplicadas diretamente aos moradores da região em questão. Os entrevistados responderam sobre o conhecimento e utilização das plantas medicinais e também forneceram dados socioeconômicos. Os dados coletados foram apresentados em gráficos e tabelas para melhor compreensão dos mesmos e também foram analisados comparativamente aos constantes na literatura. Foram obtidas informações detalhadas a respeito das plantas medicinais utilizadas na região da pesquisa, onde foi possível identificar o nome popular das plantas utilizadas pelos entrevistados, espécie, família, formas de administração, horário e local de coleta, indicação e modo de preparo. As espécies vegetais da pesquisa foram registradas em fotografia para melhor identificação das mesmas.

Resultado e discussão

Por esta pesquisa foram catalogadas 82 espécies de plantas, reunidas em 49 famílias. Foram entrevistados 130 moradores na faixa etária de 18 a 85 anos e entre estes 71% são do sexo feminino e 29% do sexo masculino. Cerca de 65% dos entrevistados possuem renda familiar de até um salário mínimo e 69% possuem ensino fundamental incompleto. As partes da planta mais utilizadas são as folhas com 56% das citações. O modo de preparo mais citado foi o chá com 51% das citações. As famílias com maior número de espécies citadas foram Lamiaceae com 7 espécies catalogadas e as familias Liliaceae, Myrtaceae, Fabaceae, Leguminosae e Anacardiaceae com 4 espécies catalogadas cada. As plantas com maior número de citações utilizadas como medicinais pelos entrevistados foram: Plectranthus barbatus (Boldo) com 56 citações, Melissa officinalis L. (Erva-cidreira) com 52 citações e Chenopodium ambrosioides (Mastruz) com 44 citações. Chenopodium ambrosioides (Mastruz) é uma planta reconhecida por sua atividade anti-helmíntica. O principal constituinte ativo é o ascaridol que possui ação anti-helmíntica muito potente, mas altamente tóxica, causando irritação dos rins e do fígado (KLIKS, 1985). Melissa officinalis L. (Erva-cidreira) é uma espécie exótica e de grande importância fito terapêutica, suas folhas possuem grande valor no mercado interno de chás, utilizadas popularmente para controlar as emoções, crises nervosas, taquicardia, melancolia, histerismo e ansiedade, possui propriedade antioxidativa, antimicótica, antivirótica e sedativa (TESKE & TRENTTINI, 1997) Plectranthus barbatus (Boldo) Estudos desta espécie realizaram o isolamento do coleonol, seu principal constituinte químico relatado por seu efeito hipotensor e uma boa absorção no trato intestinal (DUBEY et al., 1981).

Conclusões

Diante dos resultados obtidos, concluímos que a maioria dos moradores da zona urbana da cidade de São Bernardo - MA, ainda têm domínio do conhecimento associado as plantas medicinais e as utilizam para os mais variados fins terapêuticos. Verificou-se por este que quase a totalidade dos entrevistados utilizam as folhas das plantas que são cultivadas nos próprios quintais na forma de chás para o tratamento das mais diversas enfermidades. As plantas mais relatadas foram Chenopodium ambrosioides (Chenopodiaceae), Melissa officinalis L. (Lamiaceae) e Plectranthus barbatus (Lamiaceae).

Agradecimentos

Referências

AMARAL, F. M. M. et al. Avaliação da qualidade de drogas vegetais comercializadas em São Luís/Maranhão. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 13, n. 1, p. 27-30, 2003.

BRUHN, J. G.; HOLMSTEDT, B. Ethnopharmacology: objectives, principles
and perspectives. In: BEALE, J. L.; REINHARD, E. (Ed). Natural products as
medicinal agents. Stuttgart: Hippokrates, p. 405-430, 1981.

COUTINHO, D. F.; TRAVASSOS, L. M. A.; AMARAL, F. M. M. Estudo etnobotânico de plantas medicinais utilizadas em comunidades indígenas no estado do Maranhão – Brasil. Visão Acadêmica, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 7-12, jan-jun. 2002.

DUBEY, M. P. et al. Pharmacological studies on coleonol, a hypotensive diterpne from Coleus forskohlii. Journal of Ethnopharmacol, v. 4, n. 15, p. 361-372, Oct-Dec. 1981.

KLIKS, M. M. Studies on the traditional herbal anthelmintic Chenopodium ambrosioides: ethnopharmacological evaluation and clinical field trials. Social Science & Medicine. v. 21, n. 8, p. 879-886, 1985.

OLIVEIRA, V. B.; ROCHA, M. C. A. Levantamento das plantas utilizadas como medicinais na cidade de Caxias - MA: uma perspectiva etnofarmacológica. Revista Interdisciplinar, v. 9, n. 4, p. 43-52, out-nov-dez. 2016.

SILVA, M. P. L. et al. Levantamento etnobotânico e etnofarmacológico de plantas medicinais utilizadas por comunidades rurais de Mutuípe-Ba integrantes do “Projeto Ervas”. Cruz das Almas - BA: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2007.

TESKE, M.; TRENTTINI, A. M. M. Compêndio de Fitoterapia. Paraná: Herbarium, 1997.

WALLER, D. P. Methods in ethnopharmacology. Journal of Ethnopharmacology, v. 38, n. 2-3, p. 189-195, Mar. 1993.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ