CONTEXTUALIZANDO A QUÍMICA VERDE E AMBIENTAL COM ENFAZE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE ENSINO.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Verde

Autores

Soares, R.M.J. (FAP) ; Mattos, R.R.R. (SEDUC) ; Druzian, Q.B.A. (CRQ 14°) ; Alves, A.L.V. (SAAE) ; Preato, D.O. (EFA)

Resumo

O trabalho apresentado tem como objetivo a contextualização da Química Verde na escola, com a finalidade de ensinar os alunos do ensino médio e também reproduzir métodos diferenciados para que sejam desenvolvidas atividades sobre o tema, podendo assim, ministrar de formar criativa e científica. O projeto foi realizado na escola estadual Carlos Drummond de Andrade localizada na cidade de Cacoal/RO, com os alunos do ensino médio. A metodologia foi proposta diante de um planejamento e elaboração das atividades e palestras sendo aplicadas aos alunos explicando os conceitos da química verde, química ambiental e também até mesmo a educação ambiental. A participação de todos os professores no desenvolvimento do trabalho foi satisfatória causando de forma evolutiva a formação e construção.

Palavras chaves

Química Verde; Contextualização;; Responsabilidade;

Introdução

A contextualização associa a compreensão do conceito da Química Verde (QV) em sala de aula, mostrando aos discentes como devemos preservar o meio ambiente de forma simples e eficaz podendo ser realizado um trabalho diferente na escola. De acordo com Leonardão (2003), a química verde começou a surgir em 1991, com elaboração do programa “alternativo para Prevenção da Poluição” que foi criado pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos). Segundo Gonçalves e Marques (pg.230 ,2006) expõem-se: (...)desenvolver atividades em sala de aula que explicitem e que estejam vinculadas a atitudes responsáveis relativas à geração e tratamento de resíduos pode contribuir para superar a visão das atividades poluentes como intrinsecamente associadas à Química que, por sua vez, fazem parte de um contexto mais amplo, incluindo principalmente aspectos sociais, econômicos e políticos. No decorrer do projeto houver a necessidade em explanar o conceito da QV e Química Ambiental (QA) com ênfase na educação ambiental, demonstrando o processo de ensino da contextualização no âmbito escolar, por serem dos mesmos eixos temáticos dessa discursão, houve à compreensão em desenvolver esse projeto na escola ampliando o conhecimento nos conteúdo da disciplina de Química que está presente na grade curricular da escola, com parceria dos professores foi possível trabalhar a interdisciplinaridade entre os professores e alunos, promovendo à conscientização sobre o meio ambiente. Assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde os discentes puderam observar o que é química verde, química ambiental e também educação ambiental, e entenderam que esses contextos são importantes no processo de ensino, orientando e sensibilizando os alunos a pensar e compreender toda essência sustentável.

Material e métodos

Após concluir o estudo bibliográfico feito pelos professores e alunos envolvidos, pode se obter vários questionamentos tais como: como poderia ser realizado esse projeto na escola? E como seria essa contextualização da QV no processo de ensino? E como poderia ser feita essa atividade? Para esse levantamento de dados, os envolvidos na pesquisa foram orientados para direcionar- se ao laboratório de informática para realização da pesquisa bibliográfica sobre o material, onde eles iriam fazer um estudo de caso sobre a preservação do meio ambiente, química verde e químicas ambientais, elaborando assim, a prática pedagógica para aplicação do conteúdo aos alunos de forma sucinta. A prática pedagógica foi preparada da seguinte forma: Apresentação de seminário e palestras, confecção de cartazes, oficina de artesanatos a partir da separação de materiais recicláveis, e, minicursos ministrados aos alunos. Dessa forma as turmas foram divididas em equipe para realização do projeto. A primeira equipe ficou responsável pelo desenvolvimento do estudo de caso sobre conceito da QV e QA com ênfase na educação ambiental, a segunda equipe ficou responsável pela preparação do slide na ministração das palestras, a terceira equipe responsável pelo andamento na organização das oficinas, a quarta equipe em desenvolver um minicurso sobre separação e reutilização dos produtos orgânicos e inorgânicos jogado ao meio ambiente, e, a quinta equipe na confecção dos cartazes de divulgação para serem colocados no pátio da escola e nas plataformas digitais. Ao final verificou-se uma interdisciplinaridade entre o corpo docente e discente com o mesmo objetivo na participação da execução do projeto.

Resultado e discussão

É necessário expressar que, o estudo proporcionou avaliar os discentes de forma participativa, onde o desempenho foi muito satisfatório, pois houve uma participação total das turmas, considerando o total de 60 alunos. O projeto foi realizado o 2°bimestre do ano letivo, previsto pelo cronograma escolar, nas aulas de química, com uma carga horária de 20(vinte) horas semanais. As equipes realizaram suas atividades separadamente dentro do período estipulado pelos professores. Ao finalizar o projeto na escola Carlos Drummond de Andrade, certificamos que contextualizar e ensinar sobre a Química Verde e a Química Ambiental pode-se observar de forma satisfatória a formação e a construção do indivíduo, melhorando a capacidade de trabalhar em grupo e mostrar para os demais alunos a importância do meio ambiente, e como preservá-lo e defendê-lo ecologicamente o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

Conclusões

Portanto este trabalho nos trouxe uma reflexão sobre o conhecimento sobre os conceitos da QV e QA com ênfase na educação ambiental, envolvendo a produção deste material, como instrumento do processo de ensino, principalmente por envolver os alunos e professores nesta experiência, que se mostraram eficazes em trabalhar em equipe. A prática pedagógica do projeto despertou o interesse dos alunos para o objetivo do trabalho, trazendo um benefício no devolvimento como cidadão e a interação de todos participantes. Ainda pode-se notar a evolução de cada aluno no princípio da química e seu parâmetro .

Agradecimentos

Agradecemos a Escolas Carlos Drummond de Andrade do município de Cacoal/RO, e também toda equipe pedagógica e os professores e principalmente a participação dos aluno

Referências

ALVES, A.L.V. et al. Química Verde: Diminuindo Átomos Impactantes no Meio Ambiente. 15º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI. Dia 7 a 9 de agosto de2017. Disponívelem<http://www.abq.org.br/simpequi/2017/trabalhos/90/1080223617.html. 09/08/2018 ás 01h02min.

LEONARDÃO, E. J. Et.al. “Green Chemistry”- Os 12 Princípios da Química Verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. 2003.
Disponível em<http://www.scielo.br/pdf/qn/v26n1/14310.pdf> Acesso em: 08/08/18 ás 22h41min.

LISBOA FILHO, J.; IOCHPE, C.; BORGES, K. Reutilização de Esquemas de Bancos de Dados em Aplicações de Gestão Urbana. IP – Informática Pública, Belo Horizonte, v.4, n.1, p.105-119, Junho 2002. Disponível em: \r\n<http://www.ip.pbh.gov.br/ip0401.html>, Acesso em: 01 jun. 2017.

GONÇALVES ,Fábio Peres; MARQUES, Carlos Alberto. Contribuições Pedagógicas e Epistemológicas em Textos de Experimentação no Ensino De Química. Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Investigações em Ensino de Ciências – V11(2), pp. 219-238, 2006.

SOUZA, Susana Lorena de. Química Verde. Engenharia da Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – 2011.
Disponível<em>https://www.infoescola.com/ecologia/quimica-verde/.Acessado 08/08/18 às 21h57min.





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