AVALIAÇÃO DA CINÉTICA DE ADSORÇÃO PARA REMOÇÃO DE BISFENOL-A EM SOLUÇÃO AQUOSA UTILIZANDO ADSORVENTE DERIVADO DE RESÍDUO AGROINDUSTRIAL

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Tecnológica

Autores

dos Santos, A.H. (UFRGS) ; Santos, S.J. (ULBRA) ; Fontoura, L.A.M. (ULBRA) ; de Brum, I.A.S. (UFRGS)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar o uso de adsorvente de baixo custo derivado de resíduos de casca de amendoim para a remoção de bisfenol-A (BPA) de soluções aquosas. O efeito do tempo de contato foi estudado em escala laboratorial e a análise de remoção foi determinada por espectrofotometria UV / Visível. O melhor tempo para remoção do BPA foi obtido em 60 minutos de tempo de contato, tendo como resultado 65,9% de remoção. Os dados obtidos com este estudo mostram que o resíduo de cascas de amendoim foi efetivo para remoção de BPA em soluções, podendo ser utilizado como um adsorvente de baixo custo.

Palavras chaves

RECURSOS HÍDRICOS; ADSORÇÃO; BIOMASSA

Introdução

O plastificante bisfenol-A (BPA) é um dos mais importantes desreguladores endócrinos, sendo amplamente utilizado industrialmente e comercialmente, estando presente no revestimento interior de produtos alimentícios enlatados, selantes odontológicos, equipamentos eletrônicos, papéis térmicos e plásticos de policarbonato. Esse composto tem a capacidade de se ligar e reconhecer o receptor celular de estrogênio, que pode causar impactos ambientais e danos à saúde pública, como distúrbios endócrinos, órgãos reprodutivos, infertilidade e obesidade (YU et al., 2015). Diversos estudos têm apresentado a ocorrência de BPA em matrizes ambientais como ar, solo, sedimentos, estações de tratamento de efluentes e lodo ativado dessas estações (YU et al., 2015). Dentre as técnicas de tratamento que visam à remoção de desreguladores endócrinos em matrizes aquáticas, incluindo o BPA, destacam-se processos oxidativos avançados, biológicos, de separação por membranas e de adsorção (PETRIE et al., 2015). A adsorção é um método simples, amplamente utilizado e eficiente para remoção desses contaminantes, utilizando materiais como zeólitas, carvão ativado, argilas e biossorventes agroindustriais. Os biossorventes são facilmente encontrados na natureza e apresentam diversas vantagens, como baixo custo, robustez, facilidade de aplicação e uso, incluindo a alta eficiência na remoção de contaminantes em soluções aquosas (HARTONO et al., 2015). Considerando os impactos ambientais e a saúde pública relacionada a estes contaminantes, este trabalho avalia a eficiência na remoção de BPA por adsorção em resíduo agroindustrial (casca de amendoim).

Material e métodos

Adsorvente: o resíduo de casca de amendoim utilizado neste estudo foi coletado de uma empresa de processamento de amendoim e glicose, localizada no município de Santo Antônio da Patrulha – RS. Os resíduos foram primeiramente lavados várias vezes com e secos no forno a 50 ºC por 24 h. Galhos e palhas foram separados manualmente para trabalhar apenas com as cascas de amendoim. Em seguida, as cascas foram moídas e peneirados para obtenção de tamanho de partícula na granulometria abaixo de 60 mesh. Solução de BPA (Sigma-Adrich): soluções estoque foram preparadas dissolvendo BPA em metanol (J. T. Backer), com diluição adicional com água destilada até a concentração de 1,250 g/L. Experimentos de adsorção: 0,6 g do adsorvente L foi adicionado a um frasco Schott com 100 mL da solução de BPA. O frasco foi fixado em um agitador Wagner e levado à agitação por 5 min. A mistura foi filtrada e o filtrado teve a concentração de BPA determinada por espectrofotometria na região do UV/VIS (275 nm). O experimento foi repetido com tempos de 10, 15, 30, 45, 60 minutos.

Resultado e discussão

O efeito do tempo de contato na remoção do BPA no adsorvente está sumarizado na Tabela 1. Notou-se uma rápida adsorção durante os primeiros 15 minutos, e posteriormente uma adsorção mais devagar até os 60 minutos. A eficiência máxima para remoção foi de 60 minutos, alcançando 65,9% de remoção do BPA.




Conclusões

O adsorvente obtido através de resíduo de casca de amendoim foi avaliado para remoção de BPA em solução aquosa. Os experimentos demonstraram uma grande habilidade das cascas de amendoim como adsorvente, com uma eficiência acima de 50% em 60 min de tempo de contato, tendo eficiência de 65,9% de remoção.

Agradecimentos

CEPPED/ULBRA, FAPERGS e CAPES.

Referências

HARTONO, M. R., ASSAF, A., THOUAND, G., KUSHMARO, A., CHEN, X., MARKS, R. S. Use of Bamboo Powder Waste for Removal of Bisphenol A. Water, Air, & Soil Pollution. 226: 382, 2015.LUO, Y., GUO, W., NGO, H. N., NGHIEM, L.D., HAI, F.I., ZHANG, J., LIANG, S., WANG, X. C. A review on the occurrence of micropollutants in the aquatic environment and their fate and removal during wastewater treatment. Science of the Total Environment. 2014, Vols. 473-474, p. 619–641.
PETRIE, B., BARDEN, R., KASPRZYZK-HORDERN, B. A review on emerging contaminants in wastewaters and the environment: Current knowledge, understudied areas and recommendations for future monitoring. Water Research. April 2015, Vol. 72, Pages 3-27.
SILVA, V. F., FERREIRA, A. C., SILVA, V. F., BARACUCHY, J. G. F. Análises de corpos hídricos constituintes do Riacho das Piabas em Campo Grande/PB. Revista Monografias Ambientais - REMOA. 2014.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ