ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DA LIBRAS: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Tecnológica

Autores

Cleide da Silva Barroso, M. (IFCE CAMPUS MARACANAU) ; de Goes Sampaio, C. (IFCE CAMPUS MARACANAU) ; Matias da Rocha, A. (IFCE CAMPUS MARACANAU)

Resumo

O objetivo desta pesquisa visa o ensino de química por meio da elaboração de um aplicativo de libras, multiplataforma com projeção 3D e voz em tela para melhoria e inclusão de indivíduos surdos e para facilitar o ensino. Nessa perspectiva destacamos os objetivos gerais e específicos para se dar inicio a construção dessa aplicação: Utilizar os recursos de programação de computadores e junto a isso o conhecimento de design de computadores e adjunto a isso a libras no ensino de química. Pesquisar aplicativos para ajudar na criação tanto do aplicativo e de novos sinais de libras específicos para a química. A pesquisa teve início em agosto de 2017 e vai até agosto de 2018 com o envolvimentos de docentes e discentes do campus e envolverá e será realizada em conjunto com Instituto Federal.

Palavras chaves

Aplicativo; Libras; Quimica

Introdução

Nos últimos anos podemos ver o debate que ocorre em torno dos que possuem alguma deficiência, em especial os surdos, com essa discussão podemos trazer o debate das tecnologias que visam a melhoria de vida dessas pessoas portadoras dessas deficiências, tal tecnologias visam a integração desses indivíduos a sociedade que por muitas vezes os deixam a par do ensino que é ofertado pelo estado. Segundo Freire (1975), A visão da educação não se restringe apenas em inserir o homem no mundo, mas com o mundo, de uma forma na qual ele possa participar criticamente e de forma autônoma. Então, hoje, esse homem deve ser capaz de participar do mundo em que cada vez mais, se apresenta completo de ambientes informatizados. Com isso a presente pesquisa pretende contribuir com a criação de um aplicativo para a inclusão de pessoas surdas ao ensino de química por meio da libras. Com o passar dos anos podemos perceber que o uso da tecnologia tem cada vez mais contribuído com o ensino em várias vertentes, podemos observar uma crescente em sala de aula. Assim, uma geração que já nasceu nessa era, a era digital, produz indivíduos que têm contribuído fortemente ao manejo no cotidiano dos instrumentos tecnológicos: smartphones, tablets, ipods, notebooks e computadores de mesa (hoje já quase em desuso), etc., e junto a isso, soma-se ao perfil exigido aos professores- o papel de incentivar o uso das tecnologias. Nesse contexto, a presente pesquisa pretende utilizar duas grandes áreas que é o da ciência e o da tecnologia por meio da construção de um software totalmente voltado para o ensino de química, voltado para pessoas surdas.

Material e métodos

Muitas vezes quando o assunto é inovação educacional, a anos atrás, talvez nos levaria a pensar em televisores, máquinas de xerox e diversas outras coisas que existiam porém não era acessível a todos. Isso que era considerado “inovações” tiveram entrada nas escolas lentamente e só eram usadas como recursos didáticos. Os alunos copiavam menos, coloria mais, dentre outras atividades que era oferecidas nas escolas. Em detrimento disso, as escolas não tinham as tecnologias que já eram consideradas ultrapassadas, com isso menos interesse por parte dos alunos de estar ali. Hoje é comum quando pensamos em algo que é mais evoluído ou avançado, é quase que certo falar em algo que é informatizado, um computador ou celular por exemplo. Neste caso, também a ausência dessas tecnologias nos traz a ideia que é algo antigo ou ultrapassado, nada moderno, do mesmo jeito na educação não se faz diferente. A responsabilidade de trabalhar com essas tecnologias da informação e da comunicação (TICs),- ou podemos modernizar o termo, as tecnologias digitais da informação e da comunicação(TDICs)- faz com que as escolas sejam vistas como modernas e inovadoras, ao contrário de outras escolas, que por não possuir o uso dessas tecnologias, são vistas como ultrapassadas. A presente pesquisa nasce de uma necessidade de inclusão de pessoas surdas juntas ao ensino, neste quesito nasce a oportunidade de criação de um aplicativo educacional, que visa a elaboração de sinais específicos de libras, junto ao ensino de química. Não se trata de um dicionário de química, mas sim de um aplicativo que junta as terminações utilizadas na química que hoje são tão escassas nas libras. O trabalho seguiu preceito de estudo exploratório, se utilizando da revisão da literatura.

Resultado e discussão

Foram disponibilizados alguns materiais como artigos livros e etc, para a elaboração do aplicativo bem como também espaço para estudo, foi disponibilizado a Laboratório de Práticas Pedagógicas (LAPP) para ser feita a pesquisa e elaboração do mesmo. A pesquisa teve inicia em agosto de 2017, com leituras orientadas e fichamento dos materiais estudados, e adjunto a isso foi disponibilizado o dicionário Trilíngue Capovilla-Dicionário Trilíngue Capovilla utilizado como referência para criação de novos sinais. Junto a todo o material de pesquisa também disponibilizamos de um computador para a parte de bruta que foi o código de programação para criação do aplicativo que está em fase de testes mas que já apresentam resultados, e na fase de renderização de imagens 3D que já podem ser utilizadas no aplicativo que contará com um boneco 3D fazendo na tela do celular o sinal pedido, esse boneco se chamará carolini. Para a produção do boneco 3D tivemos alguns passos a seguir desde a escolha do software para criação e renderização da animação. Primeiro passo foi a escolha do software que no caso foi o Blender 3D para criação e renderização da animação e consulta a tutoriais e outros aplicativos já lançados na plataforma android para que pudêssemos ter uma base e nortepara dar sequencia a a construção do nosso aplicativo e para a criação da animação. Segundo passo que e o código-fonte do aplicativo onde vai para todas as animações contendo os sinais de libras, nesse passo foi requerido um maior prazo pelo fato que vai ser trabalhado varias etapas como o design que se está sendo construindo com dicas e tutoriais de amigos que já fizeram a mesma trajetória na construção de aplicativos. O aplicativo está pronto e em fase final de testes para ser lançado.

Carolini 3D

figura da boneco 3D tirado do projeto ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DA LIBRAS: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL.

Conclusões

A presente pesquisa teve duração de 12 meses e com resultados satisfatórios, como a criação do boneco 3D e construção do código fonte para o aplicativo que nos meados de setembro já estará disponível para downloads, visto que estamos em fase final de testes com os próprios alunos e professores da instituição que apoiou o projeto e também participaram de maneira direta e indireta da criação do aplicativo, contudo as pesquisas continuam para ampliar os sinais de libras voltados para química que hoje são tão escassos e que no nosso aplicativo conseguimos mais de 30 sinais voltados para química.

Agradecimentos

Este trabalho teve apoio financeiro do Instituto Federal do Ceará e apoio do Laboratório de Praticas pedagógicas para a construção do aplicativo.

Referências

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CAPOVILLA, F.C. e RAPHAEL, W.D. Dicionario enciclopedico ilustrado trilingue da língua de sinais brasileira. V. 1 e 2. São Paulo: EDUSP, 2001a.

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BARROSO, Maria Cleide da Silva. (2017) Ensino de Química por meio de libras. INstituto Federal do Ceará (IFCE).

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MORAN, José M: MASETTO, Marcos T: BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 5. ed. São Paulo: Papiros, 2002

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