SÍNTESE DE SULFONAS VINÍLICAS A PARTIR DE ALQUINOS PROMOVIDA POR SAIS DE PRATA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Química Orgânica

Autores

Oliveira, B.G.S. (UFPE) ; Freitas, Q.P.S.B. (UFPE) ; Oliveira, R.A. (UFPE) ; Menezes, P.H. (UFPE)

Resumo

Sulfonas vinílicas têm atraído a atenção devido a sua presença como unidade estrutural chave em compostos biologicamente ativos, além de serem utilizadas como blocos de construção para moléculas mais complexas, o que resultou no desenvolvimento de diversas metodologias para a sua preparação nas últimas décadas. Neste trabalho, uma nova rota para a síntese de sulfonas vinílicas baseada na reação de sulfenilação de alquinos utilizando sais de ácidos sulfínicos catalisada por nitrato de prata empregando condições brandas em meio aquoso é descrita. Os produtos desejados foram obtidos em boas conversões após 1,5 h, tempo bastante inferior se comparado com os descritos na literatura.

Palavras chaves

sulfonas; prata; alquinos

Introdução

Os compostos orgânicos de enxofre são importantes não somente como grupos funcionais, mas também por estarem presentes em diversos sistemas biológicos como pequenos metabólitos e proteínas. Dentre estes compostos, as sulfonas vinílicas têm atraído a atenção por serem grupos versáteis para transformações orgânicas (WOO at al, 2014). Esse interesse fez diversos métodos como β- eliminações de halosulfonas e a oxidação de sulfetos vinílicos tornarem-se estratégias comumente usadas para a sua preparação. No entanto, a maioria destes possui alguma limitação como condições drásticas, a utilização de materiais de partida de difícil manipulação e de elevado valor agregado. Estas limitações, aliada ao fato de sulfonas vinílicas também exibirem diferentes propriedades farmacológicas renovou o interesse por esses compostos. A utilização de sais sódicos de ácidos sulfínicos vem recebendo muita atenção nos últimos anos em especial devido à sua estabilidade, fácil manipulação e disponibilidade comercial. No entanto, sua utilização para a síntese de sulfonas vinílicas envolve a uso de catalisadores de paládio, temperaturas elevadas e longos tempos reacionais (XU at al, 2014). O estudo de reações catalisadas por sais de prata é uma das áreas de fronteira em Química Orgânica em especial devido aos sais de prata (I) demonstrarem elevada eficiência e versatilidade e um menor custo quando comparados com os demais metais de transição (FANGA, G.; BI, X., 2015).

Material e métodos

Inicialmente, foram realizados testes para determinar as melhores condições para promover a reação de sulfenilação de alquinos. Para isso, foi utilizado como modelo o alquino 1a (0,2 mmol) e o benzenosulfinato de sódio, 2 (0,4 mmol) e diversos parâmetros como o tipo de solvente, o tempo reacional, o agente oxidante, a quantidade de sal de prata e a temperatura foram variados. Todas as reações foram monitoradas por cromatografia em camada delgada. E os produtos obtidos foram caracterizados por RMN 1H e 13C.

Resultado e discussão

As melhores condições reacionais para promover a reação de sulfenilação empegando-se o composto 1a (0,2 mmol) e o benzenossulfinato de sódio, 2 (0,4 mmol) foram observadas quando foi utilizado AgNO3 (0,04 mmol) e o perssulfato de potássio (0,8 mmol) como oxidante empregando-se como solvente uma mistura de acetonitrila/água (1,3 mL). É conhecido da literatura que a interação de sais sódicos de ácidos sulfínicos com agentes oxidantes levam à formação de radicais sulfonila (FREITAS at al, 2018) e, empregando-se estas condições a sulfona vinílica 3a foi obtida em 94% após somente 1,5 h. Essas condições foram então aplicadas para outros alquinos. Os resultados encontram-se descritos no Esquema 1. De acordo com o esquema 1, pode-se observar que a reação levou aos compostos em boas conversões em todos os casos, sendo o melhor resultado observado para o composto 3a. A reação também se mostrou tolerante para grupos funcionais contendo prótons ácidos uma vez que o composto 3b foi obtido em boa conversão. A utilização do fenilacetileno levou ao composto 3c também em boa conversão. Finalmente, quando um éster estava presente o produto de sulfenilação correspondente 3d foi obtido em uma conversão de 69%.

Figura 1

Esquema da reação e compostos sintetizados

Conclusões

A metodologia desenvolvida para a síntese de sulfonas vinílicas se mostrou eficiente e vantajosa uma vez que os produtos desejados foram obtidos em um menor tempo reacional empregando-se reagentes de baixo custo e condições mais verdes, quando comparada às descritas na literatura. A ação catalítica do sal de prata se mostrou essencial para a reação de sulfenilação descrita, fornecendo os produtos em boa conversão e reprodutibilidade quando aplicada a diferentes substratos.

Agradecimentos

FACEPE; CNPq, UFPE-dQF

Referências

FANGA, G.; BI, X.; Silver-catalysed Reactions of Alkynes: Recent Advances. Chem. Soc. Rev., 44, 8124, 2015;

FREITAS, Q. P. S. B.; LIRA, R. A. G.; FREITAS, J. J. R.; ZENI, G.; MENEZES, P. H.; Ultrasound-Promoted Chemoselective Oxysulfonylation of Alkenes. J. Braz. Chem. Soc., 29, 1167, 2018.

WOO, S. Y.; KIM, J. H.; MOON, M. K.; HAN, S. H.; YEON, S. K.; CHOI, J. W.; JANG, B. K.; SONG, H. J.; KANG, Y. G.; KIM, J. W.; LEE, J.; KIM, D. J.; HWANG, O.; PARK, K. D.; Discovery of Vinyl Sulfones as a Novel Class of Neuroprotective Agents Toward Parkinson's Disease Therapy, J. Med. Chem., 57, 1473-1487, 2014;

XU, Y.; ZHAO, J.; TANG, X.; WU, W.; JIANG, H.; Chemoselective Synthesis of Unsymmetrical Internal Alkynes or Vinyl Sulfones via Palladium‐Catalyzed Cross‐Coupling Reaction of Sodium Sulfinates with Alkynes, Advanced Synthesis & Catalysis, 356, 9, 2029-2039, 2014;

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ