Síntese do composto tiazolídinico2-(2-((4-nitro-1H-indol-3-il)hidrazinil)-4-(3-nitrofenil)tiazol (Ju-1035)

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Química Orgânica

Autores

Gomes, R.K.M. (UFPE) ; Pinto, J.C.O. (UFPE) ; Albuquerque, J.F.C. (UFPE) ; Albuquerque, J.F.C. (UFPE) ; Barata, R.R.S. (UFPE) ; Gabu, M.A.G. (UFPE) ; Silva, M.A.F. (UFPE)

Resumo

Dentre os diversos compostos heterocíclicos, os tiazóis correspondem a um conjunto com grande atividade biológica e vasta área de aplicação farmacêutica, sendo, assim, bastante relevantes para essa área. Isto torna esses compostos bastante cobiçados pelas indústrias farmacêutica que já industrializa vários medicamentos derivados dos tiazóis. A literatura mostra, portanto, um grupo de relevante interesse de pesquisa. Desse modo foi realizada a síntese do 2-(2- ((4-nitro-1H-indol-3-il)hidrazinil)-4-(3- nitrofenil)tiazol (Ju-1035), por meio da reação entre o 2-((4-nitro-1H- indol-3-il)metileno)hidrazinocarbiotioamida (Ju-776) e o 2-bromo-1-(3- nitrofenil)etanona (Acetof-18). A comprovação da sua estrutura química foi determinada pelos métodos físicos convencionais de RMN1H, RMN13C, IV e Massas.

Palavras chaves

Tiossemicarbazona; Tiazol; Síntese

Introdução

Em virtude do aumento da procura por moléculas bioativas, bem como devido a sua comprovada efetividade no âmbito da química medicinal, os compostos heterocíclicos vêm sendo colocados como foco de pesquisas cada vez mais. Os tiazóis são compostos cíclicos pentagonais tendo no anel pentagonal dois heteroátomos que são enxofre na posição 1 e Nitrogênio na posição 3 do anel. Este anel ainda está composto por duas duplas ligações na sua estrutura. A posição 4 do anel pentagonal é portadora de um anel aromático de seis membros com substituintes escolhidos pelo pesquisador. A posição 2 do anel pentagonal acomoda uma cadeia lateral cujo tamanho depende da intuição do pesquisador. Assim correspondem a um vasto conjunto de moléculas, tendo ênfase aqueles compostos por um ciclo de cinco membros e dois heteroátomos. (VERMA & SARAF, 2008). Os derivados tiazólicos, revelaram importante ação inibitória celular citotoxicidade para células proliferativas derivadas de carcinomas humanos como: epidermóide de laringe cólon, de mama e pulmão. Diferentes tiazóis substituídos foram sintetizados e avaliados quanto sua atividade anti-inflamatória aguda e crônica. Os compostos tiazólicos surgem como uma classe cuja atividade biológica possui ampla faixa de atuação desde anticâncer, antimicrobiana e antinflamatória até herbicida etc. Além disso, apresentam bastantes aplicações na síntese orgânica. (DE SOUZA, 2005). Sua via de obtenção mais comumente aplicada ocorre mediante a reação entre as tiossemicarbazonas (compostos que também apresentam grande importância farmacológica) e halogeno-cetonas, os quais devido a sua alta reatividade quando em contato com o grupo tioamidanucleofílico das tiossemicarbazonas acarretam a ciclização do composto, formando portanto o heterociclo. (Tenório et al., 2005).

Material e métodos

A um balão volumétrico de fundo redondo de 50 mL, sob agitação magnética e sem aquecimento, foram adicionados 0,1409 g (5,80x10-4 mol) do 2-bromo-1- (3-nitrofenil)etanona(Acetof-18), os quais foram dissolvidos em 2 mL de isopropanol. Após a total solubilização, foram adicionados 3mL de uma solução preparada a partir de uma gota de ácido clorídrico concentrado e 33 mL de isopropanol, a qual funciona como catalisador.O conjunto foi mantido sob agitação magnética por 15 minutos. Em seguida, foram acrescentados 0,1502 g (5,70x10-4 mol) do 2-((4-nitro-1H-indol-3- il)metileno)hidrazinocarbiotioamida (Ju-776). O balão foi mantido a 50 ℃ e sob agitação magnética. O processo reacional foi acompanhado por cromatografia de camada delgada fase normal, utilizando o sistema Diclorometano / Metanol 9:1 (fm). Após a constatação do término da reação o conteúdo foi vertido em um béquer, o qual foi deixado sobre a bancada para que ocorresse a cristalização do produto. O produto obtido foi submetido à filtração a vácuo e lavado várias vezes com etanol, em seguida levado à estufa a 37 °C para secagem. Após secagem foi determinada sua massa e esse foi posteriormente transferido a um frasco de penicilina, sendo devidamente etiquetado. Subsequentemente foram retiradas amostras para determinação de Rf, ponto de fusão e para realização do teste de solubilidade. Depois de atestada a pureza foi calculado o rendimento reacional, apresentando um rendimento razoável.

Resultado e discussão

A reação de síntese do 2-(2-((4-nitro-1H-indol-3-il)hidrazinil)-4-(3- nitrofenil)tiazol(Ju-1035), esquematizada na figura 1, teve duração de 20 minutos, gerando como produto cristais vermelho-vinho. Isto correspondeu a uma massa pura de 0,2200 g (5,58x10-4 mol), totalizando o rendimento reacional de 98%. O ponto de fusão ocorreu na faixa 245,2 – 247 °C e os fatores de retenção (Rf) obtidos foram determinados em dois sistemas apropriados 0,58 (Clorofórmio – 1 mL) e o segundo em 0,55 (Hexano/Acetato de etila – 0,5:0,5).O produto apresentou solubilidade a frio em éter etílico, tetrahidrofurano, acetato de etila, dioxano, etanol, acetona, dimetilsulfóxido (DMSO), metanol e Tween; O produto foi parcialmente solúvel em diclorometano, clorofórmio e ácido acético; e, insolúvel em n-hexano, cicloexano, água e tolueno.

Figura 1

Síntese do 2-(2-((4-nitro-1H-indol-3- il)hidrazinil)-4-(3-nitrofenil)tiazol.

Conclusões

O composto 2-(2-((4-nitro-1H-indol-3-il)hidrazinil)-4-(3-nitrofenil)tiazol(Ju- 1035) foi sintetizado segundo padrões reacionais estabelecidos na literatura para síntese de compostos a base de tiossemicarbazida, sendo o rendimento obtido de 98%. Este rendimento foi considerado excelente. A estrutura química foi determinada pelos métodos espectroscópicos de ressonância magnética nuclear de Hidrogênio, Carbono treze, Infravermelho e de massa. Também foram observadas as absorções do infravermelho para determinação dosgrupos funcionais. O teste futuro será a determinação da atividade antimicrobiana.

Agradecimentos

Ao CNPq pelo financiamento da pesquisa. Ao departamento de Química Fundamental da UFPE pelos espectros realizados. Ao departamento de Antibióticos da UFPE pela Oportunidade da pesquisa.

Referências

DE SOUZA, Marcus Vinícius Nora et al. Métodos de obtenção e aplicações sintéticas de tiazóis, uma importante classe de compostos heterocíclicos. Química Nova, v. 28, n. 1, p. 78-83, 2005.

Tenorio, R.P.; Goes, A.J.S.; Lima, J.G.; de Faria, A.R.; Alves, A.J.; Aquino, T.M. Tiossemicarbazonas: metodos de obtencao, aplicacoessinteticaseimportanciabiologica. Quimica. Nova. 2005, v.28, p.1030.

VERMA, Amit; SARAF, Shailendra K. 4-Thiazolidinone–A biologicallyactivescaffold. Europeanjournalof medicinal chemistry, v. 43, n. 5, p. 897-905, 2008.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ